TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO 1: O terceiro setor e a responsabilidade social

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

        UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E TERCEIRO SETOR

POLO: QUIXADÁ

TUTOR: LUIS MOREIRA DE OLIVEIRA FILHO

PORTFÓLIO 1: O terceiro setor e a responsabilidade social

ALUNO:

FELIPE QUEIROZ QUINTINO

MATRICULA:

0427786

QUIXADÁ/CE
2018.1

  1. Convidamos você para assistir este vídeo, trata-se de uma entrevista do prof. Ladislau Dowbor. Nele são apresentados pontos importantes para a definição de Terceiro Setor e Responsabilidade Social. Baseando-se nessas perspectivas, apresente sua opinião sobre o tema, destacando os principais pontos abordados. A partir de então, cite exemplos existentes em sua cidade, ou, caso não disponha de exemplos próprios, formule sugestões a serem desenvolvidas considerando aspectos políticos, econômicos e sociais locais.

A fala do professor Ladislau Dowbor é objetiva ao destacar as principais características que precisam ser alcançadas pelo terceiro setor e o Estado, que são: uma sociedade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente sustentável. O tema é bastante desafiador em meio a globalização e se torna fundamental o papel do cidadão nesse caso, ao cobrar dos gestores exemplos de responsabilidades que envolvam a área social, econômica e ambiental, como bem exemplificado pelo professor Ladislau, não adianta um banco praticar ações sociais se pratica uma taxa de juros exorbitante. Mantendo esse pensamento podemos observar vários casos parecidos com esse, como o Grupo Globo que tem vários projetos em parceria com a Fundação Roberto Marinho, mas ao mesmo tempo não pratica a ética e a responsabilidade social em seus veículos de informações.

O compromisso com o coletivo vai além do individual e é esse ponto que precisa ser ampliado e debatido na sociedade, infelizmente os valores se perderam e essa lógica foi invertida, fazendo com que o egocentrismo faça prevalecer ao bem comum. O Estado em parceria com o setor privado precisa buscar o equilíbrio e demonstrar que é possível realizar seus deveres e responsabilidades de maneira certa, eficaz, eficiente e justa, buscando combater as desigualdades sociais e a concentração de renda. É preciso destacar o papel desempenhado pelas organizações que trabalham diretamente com a área social, que servem como modelo para as empresas maiores. As associações da sociedade civil e de base comunitária vêm conseguindo nos últimos anos trabalhar com pouco capital e mesmo assim conseguir avanços consideráveis na área ambiental e social.

Em Quixadá é possível encontrar trabalhos sociais que prestam serviços essenciais a sociedade. É o caso da UNICATÓLICA e da própria UFC. A responsabilidade social exercida pelo Centro Universitário Católico de Quixadá se faz por meio de atendimento jurídico, acompanhamento psicológico, serviços de odontologia e fisioterapia, consultoria estratégica para empresas e sem esquecer da promoção de práticas esportivas visando a qualidade da saúde da população de Quixadá, tudo isso de forma gratuita. A Universidade Federal do Ceará, campus Quixadá, já faz um trabalho visando ações educativas, como a questão da violência e vulnerabilidade socioeconômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (261.5 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com