TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA

Por:   •  29/8/2017  •  Artigo  •  2.700 Palavras (11 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 11

RELATO DE EXPERIENCIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A TECNOLOGIA

UTA EDUCAÇÃO INFANTIL MÓDULO A – FASE I

Márcia Soares HENRIQUES[1][2]

____________________________________________________________

RESUMO

Este trabalho trata do tema “Educação a Distancia e a Tecnologia” modalidade de educação e aprendizagem onde estudante e docente desenvolve atividades em ambientes e tempos diferentes. A intervenção didático-pedagógica desta modalidade é alicerçada pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e das Tecnologias de Informação e Comunicação, unindo tempo e espaço conectados nas ações de ensinar e aprender. O objetivo desta pesquisa é compreender como a modalidade EaD se desenvolveu no Brasil e sua evolução. A abordagem metodológica utilizada partiu de uma análise exploratória e bibliográfica de conteúdo do livro de Educação “À Distância Sem Segredos  de Guarezi e Matos (2009)”. O resultado apontou que EaD sofreu criticas e transformações. O acesso ampliado à Internet criou novas demandas e possibilidades com base nas tecnologias e recursos e trouxe benefícios como a inserção e inclusão no ambiente acadêmico.

Palavras-chave: Educação a Distância. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Evolução.

____________________________________________________________

SUMMARY

This work deals with the theme "Distance Education and Technology" in the form of education and learning where students and teachers develop activities in different environments and times. The didactic-pedagogical intervention of this modality is based on the use of Virtual Learning Environments and Information and Communication Technologies, joining time and space connected in the actions of teaching and learning. The objective of this research is to understand how the EAD modality has developed in Brazil and its evolution. The methodological approach used was based on an exploratory and bibliographical analysis of the contents of the book "Distance Without Secrets of Guarezi e Matos (2009)". The result pointed out that EaD suffered criticism and transformation. Expanded Internet access has created new demands and possibilities based on technologies and resources and brought benefits such as inclusion and inclusion in the academic environment.

Keywords: Distance Education. Virtual Learning Environments. Evolution.

INTRODUÇÃO

        O tema abordado neste artigo foi fundamentado no livro “A Educação a distancia sem segredos” de GUAREZI, & MATOS (2009), e ainda para maior enriquecimento do trabalho, foram realizadas entrevistas com profissionais da educação com experiência na modalidade a distancia e professora de ensino inclusivo (educação especial).                                                                        Segundo Guarezi (2009, p. 129), conceituar EaD é “um processo evolutivo, que começou como abordagem na separação física das pessoas e chega ao processo de comunicação, incluindo, no final do século XX, as tecnologias da informação”

        De acordo com Rita de Cássia e Márcia Matos (2009) a primeira experiência em EaD surgiu em 1728 e os exemplares educacionais eram baseados em uma lógica positivista, em  combinação com o modelo industrial fordista, dominante na época.                                                                                                Deste modo EaD foi passando por transformações  é em decorrência da evolução tecnológica e utilização de meios de comunicação audiovisuais conduzidos à distância, como o rádio e a televisão. O momento que marca essa transformação se deu no início da década de 60, prolongando até os anos 90, conforme Rita de Cássia e Márcia Matos (2009), as quais asseguram, ainda, que nesse período passaram a coexistir um modelo fordista de educação de massa e outro de educação mais maleável, se adequando às novas exigências sociais.                 Dentre as inúmeras fases da evolução do EAD, segundo Rita de Cássia e Márcia Matos (2009), a coerência industrialista de educação de massa perdeu espaço nesse período que se inicia na década de 1990, prevalecendo a inovação, mediação, interação e criação, atendendo a nova demanda de profissionais cada vez mais qualificados                                                                        Segundo as autoras, passa-se a ter nesta ocasião uma “educação mais aberta do ponto de vista não apenas do acesso a conteúdos padronizados, mas da possibilidade de atendimento mais personalizado do aluno e da diversificação temática” (p. 30/31).                                                                        

        EAD se apresenta também como sistema bimodal de educação, onde parte do ensino é realizada em forma presencial e parte em forma virtual ou à distância, é         Rita de Cássia e Márcia Matos (2009), avaliam o uso das tecnologias da informação e comunicação, como grande conector do conteúdo com a realidade existe na tecnologia “a colaboração e o gerenciamento da aprendizagem pelos alunos” (p. 87/89).                                                                                        Além disso, destacam a perspectiva de fortalecimento das relações entre os alunos, e destes com o professor, pela utilização de recursos diversificados que beneficiam a conexão entre as pessoas. Esse modelo educacional aproxima as metodologias do modelo presencial às da EAD, aproveitando-as de forma complementar, demonstrando não haver incompatibilidade entre as duas técnicas de ensino, muito pelo contrário.                                                                

        Assim sendo, EAD é uma modalidade de ensino vem se espalhando no mundo todo e no Brasil surge como uma significativa opção, levando oportunidade a varias pessoas e otimizando a inclusão de jovens e adultos que não tiveram o direito garantido para o ingresso nos cursos superiores presenciais, ou ainda, devido a insuficiência de tempo para freqüentar cursos presenciais por vários motivos.         

A INTERATIVIDADE E A COLABORAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

        Conforme Matos e Guarezi (2009, p. 28), a historia da EaD pode ser dividida em três principais partes: a correspondência até a década de 1960, o uso de meios de áudio visuais como rádio e TV que apesar de mais antigos, no caso do rádio, foram mais comuns a partir de 1960, posteriormente a partir de 1990, as redes de conferência com computadores e estações de trabalho multimídia.                  Deste modo analisando o movimento histórico da Educação a Distância (EaD), no mundo e no Brasil, por meio de seus múltiplos conceitos e da legislação que conduz esta modalidade de ensino ,as autoras Rita de Cássia e Márcia Matos (2009), corroboram que um bom processo de EAD deve privilegiar a comunicação multidirecional, reforçando a interação entre os envolvidos e diminuindo barreiras espaços-temporais, e, por decorrência, o sentimento de solidão do aprendiz.                 Guarezi (2009) ressalta que nos cursos à distância, cabe ao tutor agenciar o exercício da interatividade e da cooperação, estimulando o intercâmbio de experiências entre os alunos, reforçando a comunicação em grupos, em respeito às diferenças individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com