TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  27/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.780 Palavras (12 Páginas)  •  2.376 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

...............................................................................................................................

PROCESSOS GERENCIAS

 PLANEJAMENTO E CONTROLE PESSOAL – PCPC – NOITE 1

SIDNEI SILVA DOS ANJOS – RA 202042015

PORTFÓLIO 01

Higiene e Segurança do Trabalho

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

SIDNEI SILVA DOS ANJOS – RA 202042015

PORTFÓLIO 01

Higiene e Segurança do Trabalho

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Higiene e Segurança do Trabalho.

Professor: Edival Gama

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

  1.  SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

De acordo com Vasconcelos (1994), os estudos realizados para a compreensão da relação processo de trabalho e saúde, se fundamentam em práticas convencionais da Medicina do Trabalho e da Engenharia de Segurança, onde o entendimento dessa relação é resultante exclusiva da ação isolada de agentes patogênicos sobre o corpo do trabalhador ou, no máximo, pela multiplicidade e interação de grupos de agentes em que a ênfase é voltada para a proteção "contra" os riscos.

Conforme Vasconcelos e Ribeiro (1997) o entendimento desses problemas exige uma articulação complexa, envolvendo conhecimentos interdisciplinares e que não pode desprezar o saber operário, sistematizado a partir do registro do olhar dos trabalhadores sobre seu ambiente e sua percepção de adoecimento, de riscos e de acidentes.

A segurança do trabalho enfatiza a prevenção dos acidentes de trabalho decorrentes dos inúmeros riscos operacionais existentes nos ambientes em que esse trabalho é executado, tais como: eletricidade, proteção de máquinas, armazenamento, dentre outros. As organizações que implementam ações de Segurança e Saúde no trabalho tem como vantagens: minimização dos riscos para os trabalhadores; agregação de autoestima, melhoria da produtividade e da competitividade, criação de uma imagem de responsabilidade (SALIBA, 2005, p.24).

Carvalho (1997, p.313) afirma que a segurança no trabalho, como meio de precaução de acidentes no empreendimento, deve ser considerada como um dos fatores imprescindíveis para o alcance da produtividade. Seu propósito, conforme Araújo (2006, p.191) é a de manter e assegurar que a estrutura organizacional e os procedimentos realizados durante a jornada de trabalho estejam certos, isto é, proporcionar que os indivíduos se encontrem em um ambiente com condições favoráveis.

Para Zocchio (1996, p.44), como enquanto função, a segurança do trabalho requer capacidade de relacionamento intersetorial e interpessoal, tanto na área técnica como administração para a o alcance dos seus objetivos.

2.6.   FAÇA UM LEVANTAMENTO PARA IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, EM ESPECIAL A GESTÃO DE RH, PARA A ÁREA DA SAÚDE OCUPACIONAL

A área de Recursos Humanos é de fundamental importância para o desenvolvimento das organizações. Marras (2002), enfatiza que as responsabilidades primordiais da área responsável pelos Recursos Humanos é cuidar da qualidade de vida dos empregados e melhorar os resultados organizacionais por meio de programas que visam implementar e manter a qualidade e a produtividade destes empregados, bem como integrar o colaborador aos objetivos da empresa e ao seu contexto, com o fim de atingir metas.

Para o sistema de Administração de Recursos Humanos, a temática tem importância especial, tanto em termos do contexto empresarial, como para o contexto pessoal, sendo relevante sinalisar que o desconhecimento das Leis, não é motivo para isentar-se ao seu cumprimento, e menos ainda para furtar-se às obrigações e sanções decorrentes.

Os processos da administração de RH são ferramentas para que o administrador tome decisões adequadas, de como integrar, coordenar e até satisfazer os próprios funcionários. Conforme enfatizam Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001, p. 61), “é por em prática uma estratégia tanto no nível microssocial quanto no nível macrossocial, ou seja, operacionalmente, as estratégias devem direcionar a gestão da organização”. Não basta somente possuir uma estratégia, é necessário muito mais do que documentos que se tornam obsoletos sem uma gestão que direcione a organização à prática de seus conhecimentos, sendo um deles a prática da higiene e segurança do trabalho.

Além disso, envolve as responsabilidades legais e morais de garantir áreas de trabalho livre de riscos desnecessários e de condições ambientais que possam ocasionar prejuízos à saúde física e mental dos indivíduos. As enfermidades profissionais e os acidentes laborais causam enormes perdas às pessoas e às organizações em termos de custos humanos, sociais e financeiros.

Na opinião de Costa e Costa (2004, p.141), as ações de segurança e saúde no trabalho devem ser geridas baseadas em ações eficientes e eficazes, levando-se em consideração o número de colaboradores existentes, os recursos disponíveis e os agentes de riscos presentes, com a finalidade de atender à legislação e de promover a saúde e o bem-estar.

Para executar tais atividades relativas à Segurança no Trabalho, o subsistema de manutenção de pessoas atua sob a perspectiva do estabelecimento de procedimentos de segurança baseados em um conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, seja eliminado as condições inseguras do ambiente, seja por meio da implantação de práticas preventivas, sendo indispensáveis para o desenvolvimento do trabalho (CHIAVENATO, 2004, p. 435).

De acordo com Zocchio (1996, p. 78) “uma política definida de segurança no trabalho é uma forma de dar estabilidade às suas atividades profissionais”. A política de segurança deverá estar apoiada em quatro pontos, a saber:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com