TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO INDIVIDUAL 7º SEMESTRE ADM UNOPAR

Por:   •  11/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  2.756 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2. GESTÃO DE PROJETOS 4
3 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 5
3.1 Gestão por Competência ...................................................................................... 5
3.2 Administração da Produção, Conceitos e Viabilidades......................................... 5
3.3 Aplicabilidade da Logística.................................................................................... 6
4 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 8
4.1 Empreendedor, Administrador e Intraempreendedor............................................ 8
4.2 Análise de Mercado e Plano de Marketing.......................................................... 10
4.3 Estudo de Mercado.......................................................................................... 10

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO
Nesta produção textual serão abordados tópicos relativos à administração da produção e logística, gestão de projetos, empreendedorismo e plano de negócios, assuntos de suma importância para todo e qualquer administrador, pois são áreas que existem em todas as empresas. É importante que os administradores tenham conhecimento nestes assuntos, pois são estes setores cruciais para que uma organização funcione corretamente, em função com os demais setores das organizações.
No decorrer do portfólio veremos a importância e as aplicabilidades de cada processo, bem como a viabilidade de sua execução dentro das empresas.























2. GESTÃO DE PROJETOS

Para que uma empresa já consolidada no mercado através de algum segmento de negócio obtenha sucesso ao investir seu capital em outrosegmento totalmente diferente, é necessário que seja elaborado um plano de negócios da mesma maneira que seria feito para uma nova empresa.
Neste projeto, devem conter os seguintes tópicos básicos:
O que é o negócio: definição do novo segmento;
Quais os principais produtos e/ou serviços: definir o produto/serviço específico que será produzido/oferecido;
Quem serão os principais clientes: Realizar pesquisas e identificar clientes em potencial para o novo produto/serviço;
Onde será localizada a empresa: Definir se o novo segmento da empresa terá a mesma localização da empresa já consolidada ou se serão utilizadas novas instalações. É importante ressaltar que o fato de utilizar novas instalações para um novo segmento é a melhor alternativa, para que não acabe gerando confusão e desordem na organização, visto que a mesma irá trabalhar com dois segmentos diferentes. É preferencial que haja uma divisão de segmentos e de locais dos mesmos, e assim, uma melhor organização da empresa e das equipes de trabalho.
O montante de capital a ser investido no novo segmento;
Com base em pesquisas definir aproximadamente qual será o faturamento mensal que será obtido com este novo segmento;
Definir o lucro esperado a ser obtido com a entrada do novo negócio;
Em quanto tempo espera que o capital investido retorne: Traçar uma meta de retorno do capital investido.
Além dos tópicos expostos acima, é importante explanar a questão da redução de riscos durante a execução do projeto e até do pré-projeto, e devem ser observadas algumas técnicas para que os riscos possam ser reduzidos, dentre as quais:
Definir com clareza o que o projeto deve fazer e o que não deve fazer, mencionando as condições emque o trabalho deve ser realizado;
Identificar os riscos o mais breve possível;
Planejar uma resposta adequada para cada risco;
Monitorar os riscos;
Envolver a equipe.

3. SEGUNDO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
3.1 – Gestão Por Competência Aplicada Às Organizações De Forma Geral

Independente da organização e da forma de trabalho, se a mesma optar pela gestão por competências, a metodologia será sempre a mesma. Podemos definir que a gestão por competências é a capacidade de transformar conhecimentos, habilidades e atitudes em resultados, retendo talentos inerentes a cada funcionário, objetivando o aumento dos lucros e resultados, desenvolvimento de uma gestão mais profissionalizada, diminuição dos custos operacionais, e principalmente, a criação de um ambiente de aprendizagem permanente, incentivando o desempenho e motivação dos colaboradores.
Além disso, as empresas devem levar em consideração o papel do gestor de pessoas e dos gerentes de produção e logística, que devem ter pleno conhecimento da empresa e seus mecanismos, conhecimento do seu papel e dos seus funcionários, ouvir e acreditar no que os colaboradores têm a dizer e a oferecer, dar feedback sempre, entre outras atitudes que possam aprimorar o desenvolvimento das habilidades dos funcionários, podendo então determinar o melhor método para o aperfeiçoamento das competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento de suas funções e atribuições.

3.2 – Administração Da Produção, Conceitos E Viabilidades

Administração de Produção é o projeto, a operação e a melhoria dos sistemas que criam e distribuem os principais produtos e serviços de uma empresa. A Administração da Produção se preocupacom a administração de todo no sistema que produza um bem ou distribua um produto. Produzir um produto, ou fornecer serviço, envolve uma série complexa de processo de transformação.
Em uma empresa, a área de produção é responsável por desenvolver produtos ou serviços a partir de insumos (materiais, informações, consumidores) através de um sistema lógico criado racionalmente para realizar essa transformação. Um modelo de transformação é composto por input, processo de transformação e output. Os inputs são os recursos de entrada geralmente classificados recursos a serem transformados e recursos de transformação. Os recursos a serem transformados são materiais, informações e consumidores. Os recursos de transformação são compostos por instalações (prédios, equipamentos, tecnologia) e funcionários (pessoas que operam as instalações).
Pode-se definir a produção em três termos: função produção, gerentes de produção e administração da produção. A função produção se encarrega de reunir os recursos para a produção de bens e serviços. Os gerentes de produção se encarregam de controlar os recursos envolvidos pela função produção. Administração da produção é a ferramenta do gerente de produção para gerir a função produção de maneira eficiente.
O gerente de produção pode assumir duas posições em uma empresa: linha de frente ou retaguarda. Os gerentes linha de frente possuem um contato maior com os consumidores por isso atuam no processamento do consumidor. Os gerentes na retaguarda possuem um baixo contato com o consumidor por isso atuam no processamento de materiais e informações.
A preocupação com a eficácia da produção fica a cargo da estratégia de produção servem para tornar aprodução altamente eficiente. Para que as decisões corretas sejam tomadas, é necessário que haja a definição precisa do papel da produção na empresa e sua função para atingir os objetivos organizacionais e também que se traduza desse papel em objetivos de desempenho para o sistema de produção. Fechando o ciclo de produção, é necessário ressaltar a importância do controle e da constante melhoria dos processos produtivos, assim como a constante revisão e melhoria das estratégias de produção.

3.3. Aplicabilidade Da Logística E Ferramentas Utilizadas Para Uma Gestão Coerente

É extremamente importante que as empresas estejam antenadas para atender as expetativas dos seus clientes. E com isso conquistar seu espaço no mercado. Através de produtos e serviços de qualidade. Cumprindo seus prazos. E aumentando suas margens de lucro.
Vários fatores são importantes para essas conquistas no mercado. E a logística é uma delas. Pois uma logística eficaz só traz resultados positivos a organização. Pois a logística bem planejada envolve os departamentos de uma empresa. Desde a aquisição da matéria prima, até o produto acabado.
Mas para que a empresa tenha sucesso em sua logística, ela não depende apenas de sua organização, mais sim de um ótimo relacionamento com seus fornecedores, que criam uma espécie de parceria.
Dentro da empresa os departamentos devem agir de forma integrada e não isolada. Evitando assim conflitos internos, o que pode vir a prejudicar todo o planejamento logístico. Neste caso, os departamentos e os colaboradores devem interagir de forma positiva e com um único foco.
Outro item importante em qualquer organização é a redução de custo, e isto também faz parte do planejamentologístico. A necessidade de reduzir custos com armazenagem distribuição é fundamental.
É necessário realizar um bom trabalho em operações logísticas para que os custos sejam reduzidos e para que traga vantagens e benefícios para as empresas. Por isso, consideramos que os estoques dos insumos e dos produtos acabados, a infraestrutura de transporte e a capacidade de gestão logística são cruciais para o desempenho das organizações e o sucesso das operações logísticas Não importa se a empresa é de pequeno, médio ou grande porte. Todas para sobreviverem precisam ter um ótimo planejamento logístico, para evitar o fracasso em tempos onde a concorrência é grande.
Portanto a logística é uma ferramenta importante para as empresas moderas. É deve ser levada a sério. Pois uma logística mal planejada pode prejudicar todo o planejamento. É isso não é só da organização. Como falado antes os fornecedores devem ter também um bom planejamento logístico. As empresas devem por obrigação conhecer a fundo quem são seus fornecedores. Devem conhecer suas instalações, o seu processo de produção.
Atualmente, existem inúmeras ferramentas e técnicas que foram criadas para facilitar os processos de logísticas entre empresas e clientes. Abaixo veremos alguns exemplos destas diversas ferramentas, e sua funcionalidade:
Transit Point: Tem como objetivo atender à determinada região, distante da fonte de abastecimento. Em um veículo maior, como uma carreta, as cargas são consolidadas e enviadas, serão repassadas em um local pré-determinado para outros veículos menores, facilitando o acesso até entrega ao cliente.
Transporte Multimodal De Cargas: Transporte multimodal é aquele em que uma mercadoria utilizamais de um modal de transporte para chegar a seu destino, sob a responsabilidade de um único transportador ou operador de transporte multimodal. Sua grande vantagem é permitir que um único responsável tenha a obrigação do transporte da carga desde a origem até a entrega no destino final, ou partes do trajeto que de qualquer modo necessitam de transporte conjugado. Adicionalmente, o transporte multimodal proporciona segurança à carga, possibilidade de entrega mais rápida e redução de custos.
Operador De Transporte Multimodal (Otm): O Operador de Transporte Multimodal (OTM) é a empresa responsável pela prestação de serviços de operação de transporte multimodal, podendo assumir como principal, e não apenas como agente, a responsabilidade do transporte multimodal, desde o momento em que recebe a carga até a sua entrega ao destinatário, envolvendo estes serviços a coleta, unitização, armazenagem, manipulação, transporte e desunitização, ou seja, todas as etapas necessárias ao cumprimento desta finalidade desde a coleta até a entrega da carga.
Transporte Intermodal: O transporte intermodal distingue-se do multimodal na medida em que aquele depende de documentos separados para cada modal de transporte utilizado e este concentra todos em um único documento. No transporte intermodal, a responsabilidade pelo transporte é dividida entre as empresas contratadas separadamente para cada modal de transporte, e no transporte multimodal o transportador ou operador de transporte multimodal assume integral responsabilidade.

4. TERCEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

4.1. Características E Diferenças Entre O Empreendedor, O Administrador E O Intraempreendedor

O empreendedor éaquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
Podemos citar como características do empreendedor: Criatividade, capacidade de organização e planejamento, responsabilidade, capacidade de liderança, habilidade para trabalhar em equipe, gosto pela área em que atua, visão de futuro e coragem para assumir risco, interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio, persistência não desistir nas primeiras dificuldades encontradas, saber ouvir as pessoas, facilidade de comunicação e expressão.
Administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. Podem trabalhar em diversas áreas das empresas: material, marketing, produção, organização e métodos, recursos humanos, administração financeira. São características básicas de um administrador: ter boa capacidade de análise, raciocínio abstrato e aptidão numérica. Também deve ter liderança e ser sociável. Características desejáveis: autoconfiança, capacidade de adaptação a novas situações, capacidade de decisão, capacidade de negociação, capacidade de organização, capacidade de pensar e agir sob pressão, capacidade de planejamento, capacidade de resolver problemas práticos, dinamismo, espírito empreendedor, habilidade para mediar conflitos, habilidade para trabalhar em equipe, iniciativa, noção de prioridades,objetividade, senso de oportunidade, senso de responsabilidade.
O intra-empreendedor é aquele profissional que a partir de uma ideia, e recebendo a liberdade, incentivo e recursos da empresa onde trabalha, dedica-se entusiasticamente em transformá-la em um produto de sucesso. Não é necessário deixar a empresa onde trabalha, como faria o empreendedor, para vivenciar as emoções, riscos e gratificações de uma ideia transformada em realidade. Podemos citar como as principais características do intraempreendedor: Paixão pelo que faz; está sempre atento às novas ideias; simula erros e riscos; descobre oportunidades ocultas; multidisciplinaridade; persistente, dedicado; autoconfiante, decide por conta própria; proativo, inovador.


4.2. Análise de Mercado e Plano de Marketing
A análise de mercado é a primeira etapa do planejamento de marketing. Cabe ao gerente de marketing avaliar e segmentar o mercado de forma a agrupar os clientes em potencial, que possuem necessidades de consumo semelhantes. Desta forma torna-se possível definir estratégias adequadas a cada segmento de mercado, agregando valor para o cliente e otimizando resultados para a empresa.
Muito mais que um instrumento teórico, o plano de marketing é uma ferramenta imprescindível para que o empresário possa focar seus esforços nas oportunidades que o mercado lhe apresenta, aplicando de maneira eficaz e eficiente seus recursos.
A elaboração de um plano de marketing pressupõe a integração de pessoas e recursos da empresa em torno de processos de análise e identificação de mercados-alvo, criação, comunicação e entrega de um produto ou serviço de valor para o consumidor final. O resultado deve propiciar a satisfação docliente, e para a empresa, crescimento de mercado e retorno financeiro para o empresário e seus colaboradores.

4.3. Estudo De Mercado
Estudo de mercado é um conjunto de ações que visa recolher e analisar dados e informações sobre o mercado em que a empresa atua e/ou pretende vir a atuar. Com estes estudos de mercado as empresas procuram não apenas descobrir oportunidades e ameaças de mercado efetivos e/ou potenciais, mas também recolher informações úteis para a definição de estratégias e de políticas de atuação. Os estudos de mercado podem incidir sobre inúmeras variáveis externas da empresa, incluindo o estudo dos clientes e consumidores, dos fornecedores, dos concorrentes, de variáveis contextuais como as questões económicas, geográficas e sociais.

2 CONCLUSÃO
Como foi possível verificar no decorrer do portfólio, uma empresa que não possui uma logística bem elaborada, não consegue um bom aproveitamento no final das contas, por outro lado, no início de suas atividades ´w necessário que seja feito um bom planejamento, com uma gestão de projetos eficiente, para que não haja perdas e prejuízos. Ou seja, há um conjunto de fatores, que interligam todo o planejamento inicial de uma empresa passando pela sua produção e que irá acabar com a realização da entrega do produto ou serviço, onde os setores devem estar em união, para que haja sucesso nos negócios da organização.














REFERÊNCIAS
SEBRAE. Disponível em < http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae> Acesso em: 03 out. 2014

ADMINISTRADORES. Disponível em < http://www.administradores.com.br > Acesso em: 05 out. 2014

REVISTA EXAME. Disponível em < http://exame.abril.com.br > Acesso em: 14 out. 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com