TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO SOBRE O BOTICÁRIO

Por:   •  11/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.016 Palavras (9 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

SUMÁRIO[pic 16]

INTRODUÇÃO3

DESENVOLVIMENTO4

CONSIDERAÇÕES FINAIS9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS10


INTRODUÇÃO

A produção textual a seguir foi elaborada no intuito de apresentar soluções às questões propostas, com o objetivo de proporcionar um melhor entendimento sobre o termo Comunicação Integrada de Marketing da empresa “O Boticário”, que vem a cada dia expandindo-se no ramo de cosméticos. Assim ao longo deste serão levantados conceitos de CIM bem como suas características e ferramentas de marketing utilizadas na empresa acima citada.

O Boticário é uma empresa certa no país certo, que ao longo de três décadas e mesmo numa economia cheia de incerteza, vem ganhando a confiança dos seus clientes através de produtos de qualidade, fazendo chegar ao sucesso que hoje possui.


DESENVOLVIMENTO

Marketing é o processo por meio do qual a sociedade, para suprir as necessidades do consumo, evolui os sistemas de distribuição compostos de participantes, os quais, interagindo sob limitações – técnicas e éticas – cria as transações ou os fluxos que resolvem as separações do mercado e resultam na troca e no consumo. Ou seja, são focadas na orientação e satisfação das necessidades dos clientes, pois o marketing representa muito mais do que o desenvolvimento de um produto, a determinação do melhor preço e sua acessibilidade com o cliente.

Assim, o mais importante é como será desenvolvida a comunicação da organização com seu cliente, e isso acontece por meio da Comunicação Integrada de Marketing, que é um conjunto de estratégias, métodos e ações, cuidadosamente desenvolvidas e implantadas com o objetivo de consolidar a marca, agregando valor a ela. Ela veio para reinventar o trabalho de marketing, formular novas ideias, novos valores. As mensagens que as organizações queriam divulgar tornou-se uma tarefa conjunta, em que todos os setores trabalham para obter um mesmo resultado. É preciso saber o que os consumidores querem, como sentem seus desejos e principalmente o que a empresa e os funcionários almejam, como vão chegar lá, os melhores caminhos, os resultados e métodos mais eficazes.

Dessa forma, esse tipo de comunicação tem como características principais:

Possui o cliente como ponto de partida para todas as atividades de comunicação de marketing, ou seja, em todo e qualquer processo, deve ser analisado o seu publico alvo potencial; Os gerentes de marca e suas agências devem ser flexíveis ao utilizarem várias ferramentas de comunicação de marketing; As diversas mensagens devem falar com uma única voz, com uma imagem forte que impulsione o consumidor; Constrói relações, ou seja, a comunicação de marketing bem-sucedida exige a construção de relações entre as marcas e seus clientes; Não perder o foco primordial que é afetar o comportamento, assim a comunicação de marketing deve fazer muito mais do que apenas influenciar a conscientização da marca deve otimizar as atitudes do consumidor no sentido da marca. Por isso a importância da criação de um bom marketing na empresa esta relacionado à aproximar a empresa como o cliente; compreender as necessidades e desejos de seus clientes; possibilitar a gestão de relacionamento na empresa; aumentar a percepção do valor da marca; potencializar a rentabilidade da empresa em longo prazo; ampliar o banco de dados de seus clientes potenciais e seus futuros clientes.

Ao Marketing se dá a responsabilidade de um bom planejamento de marketing de relacionamento, um programa contínuo de ações focadas nos clientes observando sempre as respostas do público. Quanto mais o cliente se sente atendido pela empresa e percebe que seus desejos e necessidades estão de acordo com suas expectativas, mais ele dará informações a respeito dessa empresa. E assim, quanto mais informações positivas a empresa oferece através de um relacionamento, mais potencializará clientes e novas oportunidades de negócios.

Com relação às formas de comunicação, a CIM tem: Propaganda que é uma maneira de apresentar informações sobre um produto, marca, empresa ou política,  A Promoção de Vendas refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar a venda de um produto ou de um serviço, ou melhor um conjunto diversificado de incentivo em curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um serviço. As relações públicas voltada a  uma diversidade de programas que visam o desenvolvimento da promoção ou proteção de um determinado produto, serviço, marca ou organização; Vendas Pessoais relaciona-se a interação face a face com os compradores de forma individualizada ou grupal, que tem como finalidade responder as dúvidas e retirar pedidos, por intermédio da apresentação de vendas e por fim Marketing; Direto que refere-se a um sistema interativo de marketing que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta ou uma transação em qualquer localização, por exemplo banco de dados, impressão, criação de URLs e outdoors, panfletagem etc.

Como consumidor bastante ligado às novidades do mercado e sabendo que as empresas estão em constate busca por estratégias não só para obter mas para fidelizar clientes, pode-se perceber que as ações realizadas pela empresa O Boticário referente às propagandas estão ligadas às mídias como a TV, banners, revistas, outdoors, merchandising, e dentre outros; as promoções de vendas são os incentivos que a empresa proporciona ao cliente tais como promoção de produtos, kits e brindes; nas relações públicas a empresa sempre cria novas unidades de vendas de seus produtos, fazendo lançamentos de novos e diversificados produtos; com relação às vendas pessoais estas sendo um dos principais fatores que elevam as vendas, proporcionando ao cliente o incentivo e demonstração dos produtos face a face, por meio dos consultores de vendas, sempre priorizando o bom atendimento; com auxilio do marketing direto levando o cliente de forma impessoal a receber suas promoções, lançamentos por meio de sites, vales descontos e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com