TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

RUDAYANE DE BARROS SOUSA

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL

[pic 3]

JOÃO PESSOA

2015

RUDAYANE DE BARROS SOUSA

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional

Prof. Ana Céli Pavão, Antonio Lemes Guerra Júnio, Fabiano Galão, Elias de Morais, Márcio Ronald Sella/Grace Botelho/Karen H Manganotti/Suzi Bueno, Wilson Sanches /Maria Eliza Pacheco/Edson

Elias de Morais.

JOÃO PESSOA

2015

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO .................................................................................................. 5

2-DESENVOLVIMENTO ...................................................................................... 7

2.1 - FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL ...................................... 7

  • 2.1.1 OS TRÊS PRINCÍPIOS  BÁSICOS DE FORD ................................. 7
  • 2.1.2 INFORMALIDADE ............................................................................ 7

 2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM ................................................................. 8

INTRODUÇÃO

        

        

        Entendemos por organizações o conjunto de pessoas que interagem entre si, para atingir objetivos comuns formais ou informais. Podemos observar as organizações como um sistema, onde um precisa do outro, sendo assim as pessoas são seu foco principal, pois se não estiverem coordenadas não conseguiram obter sucesso em seus objetivos.

        Para obter bons resultados, as organizações necessitam de uma boa administração. Segundo Idalberto Chiavenato (2004, p. 5) administração: “ É um complexo processo de tomar decisões a respeito de recursos e de objetivos a serem alcançados. A finalidade desse processo é buscar o alcance dos objetivos por meio da utilização de recursos”.

        O mercado é competitivo, portanto para obter sucesso, é necessário que o administrador saiba lidar com pessoas, com informações e tomar decisões corretas para obter resultados positivos. Esse trabalho deve acontecer por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle. Uma organização onde os membros não trabalham juntos com o mesmo objetivo, provavelmente não haverá sucesso em seus resultados.

        Atualmente podemos perceber o dinamismo e a competitividade no mercado, as empresas precisam se adaptar a essas mudanças para alcançar seus objetivos. Para entendermos a administração de hoje é preciso conhecer as teorias que deram inicio a ela, os principais influenciadores foram a igreja catolica, os filosofos e a organização militar. A Revolução Industrial, as guerras mundiais e as mudanças tecnologicas também tiveram suas contribuições para esse processo. Mas somente no inicio do século XX surgiram as teorias  Administrativas, um dos primeiros estudiosos foi Frederick Taylor com a Administração Científica, em seguida a Teoria Clássica, idealizada por Henry Fayol, e a Burocracia desenvolvida por Max Weber.

        Segundo Oliveira (2008), Taylor foi um dos primeiros estudiosos a ser consolidador e estruturador de ensinamento e questionamento da administração das organizações. Porém o destaque fica por conta de Henry Ford, de acordo com Chiavenato (2003), Ford revolucionou as indústrias, criando a linha de montagem em série também chamada de produção em massa, feito esse que permite a colocar carros mercado com qualidade e custo reduzido, sendo o seu diferencial a grande quantidade de peças padronizadas e trabalhadores especializados.

        Essa pesquisa tem como objetivo aprofundar o conhecimento teórico sobre as disciplinas do semestre atual, de acordo com a interpretação do artigo “Da rotina à flexibilidade: análise das características do fordismo fora da indústria”, para realização do estudo foi utilizado materiais da disciplina do curso, webaulas, artigos, teleaulas e aulas atividades.

DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

2.1.1 Os três princípios  básicos de Ford

        Os três princípios básicos são o da economicidade, intensificação e produtividade.

O princípio da economicidade prôpos a redução do estoque da matéria-prima em transfomação.  Através da agilização da sua linha de montagem conseguiu que os carros frabricados em suas indústrias fossem produzidos com maior rapidez. Podemos observar isso nos dias atuais, as empresas traçam suas metas para que a matéria prima em transformação não fique parada, agilizando assim o processo de finalização do produto.

O princípio da intensificação é resultado do que foi citado acima, pois como o ciclo da finalização do produto diminuiu o tornou muito competitivo no mercado. Vemos isso nos dias de hoje também, pois como as empresas estão colocando em prática essa forma de trabalho acabam se igualando e gerando a competitividade no mercado.

O terceiro princípio é o de produtividade, que recomenda o máximo de produção dentro de um determinado período por meio de especialização do operado da linha de montagem. Esse princípio faz parte do dia-a-dia, pois com a especialização dos operadores, a modernização das máquinas o tempo do processo diminui bastante, aumentando assim a produção em pouco tempo, gerando mais lucros, acançando os objetivos traçados.

2.1.2 Informalidade

        Nos ultimos tempos o trabalho informal vem tendo grande destaque no mercado, na midia, e no mundo social como um todo. É observado que a informalidade é devido as dificuldades que as pessoas vem passando nas organizações, as mudanças estruturais, econômicas e políticas vem transformando a realidade de muitos individuos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com