TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFÓLIO INTERDISCIPLINAR

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        fUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL        

2.1.1        Os três princípios de Ford; sua aplicação na modernidade        

2.1.2        O fordismo no trabalho informal        

2.2        COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM        

2.2.1        A busca por uma vida melhor        

2.2.2        Cumprindo o compromisso        

2.3        HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE        

2.3.1        Karl Marx e a ideologia        

2.3.2        Flexibilidade econômica; modelando o caráter        

2.4        COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL        

2.4.1        As transformações nas tecnologias de informações e comunicação        

2.4.2        As exigências das transformações tecnológicas de informação e comunicação        

3        CONCIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Será abordado nesse trabalho o método cientifico de Frederik Winslow Taylor. O desenvolvimento e a utilização desse método por Henry Ford no inicio do século XX em sua empresa, Ford Motor Company. As proporções que o modelo de produção fordista alcançou em seu auge. Apesar de ser um modelo de produção do inicio do século XX, veremos que muitas características desse modelo de produção estão presentes em muitas atividades desenvolvidas nos dias atuais, na indústria, no comércio, e nas áreas de serviços formais e informais.

As expectativas do homem relacionadas ao trabalho nos dias atuais, como ele deve estar disposto a se adaptar as diversas culturas organizacionais da atualidade será discutido nesse trabalho. Também veremos a forte influência da ideologia capitalista na formação do caráter e cultura de uma geração, como esse sistema econômico tem revolucionado as organizações nas suas formas de gerir, e métodos tecnológicos de informação e comunicação ao longo da historia.

Dessa forma, busco nesse trabalho enfatizar a necessidade de se manter informado e atualizado em uma época extremamente evoluída, sem esquecer a importância dos métodos utilizados no passado, que proporcionaram grandes avanços para sociedade da época e que ainda estão presentes em nosso meio nos dias atuais. E que a flexibilidade, a inovação, a iniciativa e a abertura para novas idéias são características perene do ser humano, e muito mais requeridas nos dias atuais.      

   


  1. DESENVOLVIMENTO

O método científico criado por Frederik Winslow Taylor, defende que as organizações devem focar na divisão do trabalho e na especialização dos funcionários, através da padronização de ferramentas e instrumentos de trabalhos e conjugando a estes premiação a funcionários por tarefas desenvolvidas. Taylor enfatizava o processo de produção com o propósito de evitar o desperdício e consequentemente aumentar a renda de patrões e funcionários. Esse método revolucionou a forma de trabalho em varias organizações do fim do século XIX e inicio do século XX. Dentre muitos seguidores da teoria da administração cientifica de Taylor, Henry Ford provavelmente seja uma das figuras mais conhecidas.

Henry Ford, nascido na cidade Americana de Springwells em 30 de Julho de 1863, fundador da Ford Motor Company em 1903, inovou e popularizou o automóvel que era um artigo extremamente raro e luxuoso e que somente a população rica podia ter, desenvolvendo um sistema de produção, onde pagava a seus empregados duas vezes o que a concorrência pagava, reduzia a jornada de trabalho que variava entre dez e doze horas, para oito horas por dia e ainda vendia seus produtos mais barato.

O sistema desenvolvido por Ford revolucionou a indústria, sendo conhecido como: linha de montagem em serie ou produção em massa, que o permitiu colocar no mercado carros de qualidade com custos reduzidos. Embora já existisse a ideia de fabricação em serie com linha de produção, foi Henry Ford que o  desenvolveu com grande êxito e o aplicou pela primeira vez. A grande quantidade de peças padronizadas e trabalhadores especializados foi o diferencial desse sistema desenvolvido por Ford.

Na fabrica fordista, não são os operários que tem que ir atrás do trabalho, é o trabalho que vem até eles.

Os funcionários praticamente não precisavam se mexer, as peças e componentes iam andando sobre esteiras e os funcionários ficavam parados trabalhando em pequenas funções bem especificas.

Segundo a teoria do Fordismo, fazendo trabalhos pequenos e bem específicos os funcionários produziriam mais já que ficariam extremamente treinados em sua função e não precisariam se preocupar com mais nada. (Mirian Mota).

  1. FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
  1. Os três princípios de Ford; sua aplicação na modernidade

O modelo administrativo desenvolvido por Ford foi embasado em três princípios:

  1. Principio de economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria – prima em transformação;
  2. Principio de intensificação: consiste em diminuir o tempo desde a fabricação a colocação do produto no mercado;
  3. Principio da produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção (produtividade) de um homem no mesmo período por meio da especialização e da linha de montagem.

Esses princípios de administração foram empregados por Henry Ford em sua fabrica com grande êxito, proporcionando a ele, o feito de produzir mais de 20 milhões de carros até 1930, acumular umas das maiores fortunas do inicio do século XX e contribuir para que o automóvel se tornasse um dos maiores símbolos do mundo Ocidental.

O sistema administrativo criado por Ford, rapidamente se espalhou por outras organizações e outros países, onde a própria  General Motors e a Volkswagen, empresas concorrentes de Ford, utilizaram os conceitos Fordista para obterem melhores resultados. Embora o Fordismo em sua forma original não seja empregado nas organizações atuais, ele ainda é base de grande parte de teorias de administração das empresas modernas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com