TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPCP - adminitração da produção

Por:   •  30/3/2016  •  Monografia  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CAMPUS CAMPO LIMPO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

FLAVIA DE JESUS TEIXEIRA RA: 6861541059

GUILHERME MONÇÃO SILVA RA: 6266245383

LUCAS NERES DOS SANTOS PEREIRA RA: 6660410780

MIKAELY FERNANDA ARRUDA HERCULANO RA: 6443297612

NICOLAS PILUTI FRAGA RA: 1299535532

ATVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS

ETAPAS 1 E 2

PROF. PAULO SÉRGIO DE ANDRADE

SÃO PAULO/SP

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

2. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP)        

2.1. Conceito de Planejamento e Controle da Produção        

2.2. Objetivos do Planejamento e Controle da Produção;        

2.3. Quando e Como Utilizar o PCP        

3. PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO        

3.1. Funções da Programação da Produção        

3.2. Atividades produtivas que devem ser realizadas        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

Com o mundo cada vez mais globalizado, a busca incessante por competitividade das empresas é algo notável, cada vez mais buscando a melhoria contínua para que, seu produto seja notado e ganhe espaço no mercado. Para tal feito foi criado o Planejamento e Controle de Produção (PCP), que mais tarde evoluiria para Programa de Planejamento e Controle de Produção (PPCP).


2. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP)

O planejamento e controle da produção (PCP), foi criado para que as industrias conseguissem trabalhar em seu potencial máximo, prevenindo falhas – mecânicas e humanas –, desperdícios de matéria prima, buscando diminuição no tempo de produção de um produto ou serviço.

Nos dias atuais a competitividade entre as empresas é notória, podemos observar isso em disputa por horários de comerciais nas emissoras de televisão aberta, cartazes e até mesmo promoções em supermercados. Mas a competitividade não está ligada somente na abrangência de mercado, como também na qualidade dos produtos, quanto tempo em que esse produto demora em ser produzido e como é seu processo produtivo. As empresas buscam automatizar suas indústrias para deixa-las mais enxutas, ganhando tempo de produção, melhor rendimento de sua matéria prima e mão de obra, consequentemente reduzindo seu custo, ou seja, buscando sempre a eficiência e a eficácia no processo de produção. Para se conseguir chegar nesse alto nível de produção é necessário planejamento e controle da produção.

2.1. Conceito de Planejamento e Controle da Produção

O planejamento é a primeira etapa para que se consiga atingir os objetivos de produtividade da empresa. Quem não consegue planejar e controlar o que produz está fadado ao fracasso, pois, o mercado está mais exigente do que nunca e uma das maneiras de se obter competitividade é tendo um bom planejamento e o controlando para que as falhas sejam minimizadas e os desperdícios sejam extintos.

Para se conseguir um bom planejamento é necessário seguir algumas etapas:

•Previsão de demanda: Para se obter uma previsão de demanda as empresas utilizam tanto métodos estatísticos, quanto históricos de mês/semestre/ano anterior. A previsão da demanda auxilia a tomada de decisão dos gerentes de produção e qual o rumo que a produção deve tomar para que essa demanda seja suprida da maneira mais eficiente possível.

•Planejamento de capacidade produtiva: Após se obter a previsão de demanda é observado se a necessidade de se aumentar a capacidade de produção ou não, para uma melhor adequação a demanda.

•Planejamento agregado da produção (PAP): O planejamento agregado da produção é feito anualmente, e revisado mensalmente para saber se tudo ocorre como planejado. Aqui é colocado todo tipo de informação sobre a produção como: contratação, demissão, capacidade produtiva, demanda, estoque mensais, volume de produção, etc.

•Administração de materiais: planeja e controla os estoques da empresa, é definido o tamanho do lote, maneira de reposição da matéria prima e estoque de segurança.

Depois de o planejamento ser feito e colocado em pratica é necessário o controle, para evitar que as etapas não sejam ignoradas e as falhas comecem a aparecer. O controle é a ultima etapa do PCP é nele em que vai ser feito o acompanhamento do processo produtivo a fim de manter a qualidade e eficiência e que a produção caminhe em direção ao que foi planejado.

2.2. Objetivos do Planejamento e Controle da Produção;

O proposito do planejamento e controle é fazer com que a produção produza mais produtos ou serviços utilizando menos recursos possíveis, trazendo competitividade para a empresa e melhoramento contínuo, para que, ela se mantenha atualizada em relação ao mercado.

Manter o controle do que se planejou inicialmente é essencial para que, se alcance as metas estabelecidas, buscando o menor índice de falhas possíveis dentro da produção, melhor utilização dos recursos, etc. Não se esquecendo de que, para se obter uma melhor produção, é necessário que utilizemos a capacidade máxima de produção, e prevendo o máximo de contra tempos possíveis, para que, a produção não seja afetada de maneira que tenha que ser parada ou até mesmo adiada.

2.3. Quando e Como Utilizar o PCP

O PCP é utilizado em todas as instancias da produção, já que, todas as etapas de produção demandam algum tipo de planejamento ou controle.

Existem muitos tipos de maneiras de se fazer o PCP, alguns deles são: planejamento e controle de capacidade produtiva; de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, de projetos e, por fim, planejamento e controle de qualidade.

Controle de capacidade produtiva: Entende-se por capacidade produtiva o que a empresa consegue produzir sob condições normais. O PCP auxilia em medir a demanda e a capacidade de produção da empresa, identificar oportunidades de aumentar a capacidade e remaneja-la à demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (483.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com