TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS ORIENTADORES DO DESENVOLVIMENTO

Projeto de pesquisa: PRINCÍPIOS ORIENTADORES DO DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.144 Palavras (17 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA

CURSO DE AGRONOMIA

EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA

NORMAS ORIENTADORAS PARA ELABORAÇÃO DE

PROJETOS DE PESQUISA

Revisão: Prof. Dr. Alexandre Augusto Nienow (FAMV/UPF)

Passo Fundo, janeiro de 2011

1 INFORMAÇÕES GERAIS

1.1 Redação

O projeto deve ser redigido de forma clara, evitando erros datilográficos, gramaticais e de concordância verbal. A objetividade e a clareza são características dos trabalhos científicos. Isto é mais facilmente conseguido empregando frases curtas, que incluam apenas um pensamento. Por outro lado, frases que tratem de um mesmo aspecto devem ser reunidas em um único parágrafo, evitando parágrafos constituídos por uma única frase.

Deve ser redigido com um tratamento objetivo e impessoal, na terceira pessoa do singular, evitando referência pessoal. Assim devem ser utilizadas expressões como “o presente trabalho”, “o presente estudo”, “o autor”, em lugar de “meu trabalho”, “o nosso estudo” ou “eu”.

Evitar, tanto quanto possível, expressões vagas, como por exemplo: “parece ser”, “produção alta (ou baixa)”, e outras que não permitem ao leitor uma idéia real do fenômeno descrito.

Os ítens que constituem o projeto devem ser apresentados seqüencialmente, evitando, entretanto, o posicionamento de um subtítulo no final da página e o texto na folha seguinte.

1.2 Espaçamentos, tipo de letra e numeração

O texto deve ser digitado em espaço um e meio (1,5), utilizando preferencialmente a fonte Times New Roman, tamanho 12. Os parágrafos devem iniciar 2,0 cm a partir da margem esquerda e não serão separados entre si por espaço. Um espaço será utilizado apenas para separação de títulos, subtítulos, tabelas, figuras, etc .

Nas referências bibliográficas, o espaçamento entre linhas deverá ser simples (1,0), deixando um espaço em branco entre cada referência.

As páginas deverão ser numeradas a partir do sumário com números arábicos, localizando no canto superior direito da folha. Quando a impressão de uma tabela ou figura exigir que seja no formato “paisagem”, e não “retrato”, que é o usual, deve ser tomado cuidado para que a numeração da página fique posicionada como se a página estivesse no formato “retrato”, ou seja, como nas demais páginas do texto.

A configuração de página deve ser de 2,5 cm na parte superior e inferior, e de 3,0 cm na esquerda e na direita. Na impressão do trabalho devem ser evitadas quaisquer rasuras, borrões e outras imperfeições. Deve ser impresso em papel branco, tamanho A4 (210 X 297 mm).

1.3 Tabelas e figuras

As tabelas devem ser simples, sendo preferível distribuir as informações em diversas Tabelas do que concentrá-las em uma só, muito extensa. Sob o termo “Figura”, compreendem-se todas as ilustrações, tais como gráficos, fotografias, esquemas, mapas e desenhos diversos.

As tabelas e figuras, numeradas em série independente, com algarismos arábicos, devem ficar tão próximas quanto possível da parte do texto onde foram pela primeira vez citadas. No texto, mencionar o número da tabela ou figura, como por exemplo: “Na Tabela 1 ..... Na Figura 1” ou “As produções obtidas (Tabela 1 e Figura 1)”, e evitar citações como “na Tabela ou Figura acima”, “na Tabela ou Figura abaixo”, pois nem sempre é possível, na impressão do trabalho, colocar as tabelas e/ou figuras no local desejado pelo autor. No texto, as palavras Tabela e Figura deverão ser escritas apenas com a letra T e F em maiúscula, respectivamente.

As tabelas e figuras devem ser, tanto quanto possível, auto-explicativas, incluindo todas as unidades de medida empregadas, data e fonte de dados, se for o caso. O título, claro e descritivo, deve aparecer na parte superior, no caso da tabela, e na parte inferior, na figura.

O título deve ser antecedido pela palavra “Tabela” ou “Figura”, seguida pelo número arábico correspondente. O espaçamento entre linhas do título é opcional entre 1,0 a 1,5, e o alinhamento deve ser feito utilizando como referência o ponto de início da primeira linha.

Exemplos:

Tabela 1 – Porcentagem de enraizamento de estacas de figueira cv. Roxo de Valinhos tratadas com diferentes doses .....

Figura 1 – Crescimento mensal dos ramos da figueira cv. Roxo de Valinhos tratadas com diferentes doses .....

Sempre que possível, devem ser evitados os traços verticais para separar as colunas da tabela. As chamadas também devem ser evitadas, tanto quanto possível; se indispensáveis, devem ser feitas por meio de letras minúsculas ou números, conforme o caso. Quando necessário, a fonte dos dados pode ser indicada no título da tabela ou da figura.

Para a confecção da tabela pode ser utilizado o espaçamento entre linhas variando de 1,0 a 1,5. O tamanho de letra, se necessário, pode ser inferior a 12, desde que não comprometa a perfeita visualização dos dados. Esta norma vale também para as tabelas e figuras apresentadas nos Apêndices ou Anexos.

Para a comparação de médias utilizando letras, utilizar as letras minúsculas para a comparação das médias na coluna, e maiúsculas para comparação na linha.

1.4 Numeração dos ítens

Para a numeração das partes e suas divisões deve ser utilizado o sistema de numeração progressiva, como o adotado para a elaboração destas Normas, inclusive no que se refere à colocação e à maneira de escrever os títulos e subtítulos após a numeração. Após o último algarismo não é inserido ponto (ex: 3.6 Numeração) e os títulos e subtítulos devem ser em negrito.

1.5 Abreviaturas, siglas, símbolos e unidades de medida

Deve ser adotado de acordo com o recomendado pelos organismos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com