TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO EMPREENDEDOR

Por:   •  29/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 3


[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

Disciplina: Eletiva da IPES – Empreendedorismo Governamental

Aluna: Carline Freitas dos Santos

Polo: Beberibe

Matrícula: 0420524

PORTFÓLIO III – PROCESSO EMPREENDEDOR

Beberibe

Outubro de 2016

PORTFÓLIO III

PROCESSO EMPREENDEDOR

ATIVIDADE:

1 - Como ocorre o processo empreendedor? Explique cada uma das etapas e exemplifique. Faça uma contextualização do processo no âmbito do empreendedorismo governamental. Em relação ao modelo de Timmons, podemos indicar que das fases do processo empreendedor qual é a mais crítica para o sucesso do empreendedor governamental?

1.1 - Como ocorre o processo empreendedor? Explique cada uma das etapas e exemplifique.

O processo empreendedor é bem complexo e segundo Timmons passa por quatro fases:

  • Identificar e avaliar a oportunidade – Consiste na identificação e avaliação do investimento, dos riscos e dos retornos; na verificação da compatibilidade da oportunidade com as habilidades e metas pessoais; e na avaliação da situação dos investidores.  Ou seja, deve-se conhecer a empresa ou a oportunidade de criação da mesma, ter o primeiro contato e concretizar as impressões para a tomada de decisão de criação ou não da empresa. Exemplo: Maria quer vender roupas, mas precisa decidir se vale apena, que peças vender, quais os riscos e lucros.

  • Desenvolver o plano de negócios – Consiste na criação do sumário executivo, conceituação do negócio, equipe de gestão. Reconhecer o mercado e os competidores. Criar marketing e vendas, estrutura e operação, analise estratégica, plano financeiro e anexos. Após a decisão de investimento na empresa, desenvolve-se o plano de negócios que será o ponta pé inicial da empresa. Exemplo: Maria decidiu vender roupas, agora o segundo passo é esquematizar a sua equipe, o seu marketing, a sua estrutura e etc., decisões que a farão vender mais e melhor ou não.
  •  Determinar e captar os recursos necessários – Consiste na preparação dos recursos, pessoais, de parentes e amigos, angels, capitalistas de riscos, banco, governo e ou incubadoras. Precisa-se decidir de onde virá o investimento financeiro, como se dará a captação de recursos. Exemplo: Maria quer vender roupas, tem grandes chances de fazer sucesso, tem o plano de negócios bem articulado, mas não tem dinheiro para investir e não quer sócios, então Maria fará um empréstimo no banco.
  • Gerenciar a empresa criada – Consiste no processo de gerencia, estilo de gestão de fatores críticos de sucesso, identificação de problemas atuais e potencias, implementação de um sistema de risco, profissionalização da gestão e entrada em novos mercados. Ou seja, colocar a empresa para funcionar, o que vai desde a preparação dos funcionários até a captação de clientes. Exemplo: Maria está à frente da empresa, analisa e identifica possíveis problemas, busca solucioná-los, investe nos funcionários e na qualidade da empresa e dos produtos, vende bem e busca constantemente novos mercados e novas oportunidades de venda.

1.2 - Faça uma contextualização do processo no âmbito do empreendedorismo governamental.

O Empreendedorismo Governamental ocorre quando um governo intervém na ordem econômica de sua região, através de iniciativas e investimentos que visam a melhora da vida econômica da região e retornos para a administração pública. Então no empreendedorismo governamental as fases do empreendedorismo, citadas por Timmons, podem ser exemplificadas como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com