TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR: GRUPO

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...............................................................................04
  2. DESENVOLVIMENTO.................................................................05
  1. Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Fluxo de Caixa................................................................................................05
  2. Orçamento de vendas e de produção...........................................08
  3. Indicadores Financeiros.................................................................09
  1. CONCLUSÕES...............................................................................10
  2. REFERÊNCIAS..............................................................................11


1 INTRODUÇÃO

A análise financeira é o estudo da viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro de uma empresa, através de instrumentos e métodos de diagnóstico da situação financeira de uma organização. Para que o analista possa verificar a situação de uma companhia, é fundamental o recurso a alguns indicadores. Com eles é possível analisar a rentabilidade do negócio, com base nas perspectivas atuais e futuras

Para Pereira da Silva (2010), a análise financeira consiste de um exame detalhado dos dados financeiros disponíveis sobre a empresa, assim como as condições endógenas e exógenas que a afetam financeiramente. A análise financeira envolve basicamente atividades como: coletar, conferir, preparar, processar, analisar e concluir.

Neste contexto, é objetivo desse trabalho realizar uma análise financeira da empresa Ases Indomáveis, que fabrica e comercializa máquinas para fabricação de alimentos para revenda, observando aspectos de gestão financeira e orçamentária, de gestão de custos e de mercado de capitais. Para alcançar esse objetivo serão estudados os conceitos de análise financeira e elaboradas planilhas através do software Excel.

2 DESENVOLVIMENTO

Através da análise financeira de uma empresa, podem ser extraídas diversas informações a respeito de sua posição econômico-financeira no mercado, podendo levantar dados e identificar a viabilidade de investimentos em ação da companhia e verificar a liquidez e rentabilidade das atividades operacionais.

De acordo com Assaf Neto:

A análise das demonstrações financeiras visa fundamentalmente ao estudo do desempenho econômico-financeiro de uma empresa em determinado período passado, para diagnosticar, em conseqüência, sua posição atual e produzir resultados que sirvam de base para previsão de tendências futuras. (ASSAF NETO 2003, p.98).

Passaia (2011) entende que as finanças podem afetar a estrutura da organização, portanto deve-se tomar cuidado com o planejamento do futuro da organização. Há três dimensões fundamentais do balanço financeiro: Situação financeira (liquidez), Estrutura de capital (endividamento) e Situação econômica em indicadores de rentabilidade.

2.1 Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Fluxo de Caixa

O demonstrativo de resultado do exercício fornece de maneira ordenada as receitas, as despesas e o resultado final, onde irá mostrar a rentabilidade, ou não, da empresa, indicando a viabilidade do negócio.

Para Braga (1982, p. 61) “Essa demonstração evidência a composição do resultado gerado em determinado período pelas operações da empresa, observando o princípio de competência, a formação das sobras ou prejuízos de exercício social”.

Diferentemente do DRE, o fluxo de caixa mostra a situação financeira da empresa no dia a dia, mostrando os valores líquidos da empresa, o que sai, o que entra em cada dia. Com ele é possível realizar uma análise financeira sob aspectos como: estudo de previsão de falência, relação de lucro versus caixa, avaliação dos efeitos no caixa das transações de investimentos e financiamentos e indicação das possibilidades futuras de liquidação de obrigações (Monteiro, 2003).

Com base nesses conceitos, foi realizado estudo do DRE e do fluxo de caixa da empresa Ases Indomáveis, mostradas nas Figura 1 e 2.

[pic 14]

Figura 1. Demonstrativo de Rendimento do Exercício.

[pic 15]

[pic 16]

Figura 2. Fluxo de caixa.

2.2 Orçamento de vendas e de produção

O orçamento de produção foi realizado para o primeiro, segundo e terceiro trimestre do ano, sendo que a empresa estoca 45 dias (50%) da produção do trimestre. Não há estoque inicial, uma vez que a empresa acaba de iniciar suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (668.1 Kb)   docx (74.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com