TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO  EM ADMINISTRAÇÃO

JEANE MOURA BRITO DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

[pic 3]

Teixeira de Freitas

2013

JEANE MOURA BRITO DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como Requisito Parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração.

Prof. Regina malassise, Marcelo Veigas, Wilson Sanches,Marcia Bastos, Henry Nonaka.

Teixeira de Freitas

2013

Introdução

Com o objetivo de expressar ideias  pertinentes à Administração nos campos relacionados à microeconomia e macroeconomia , foi desenvolvido esse trabalho de forma simples porém com clareza, iremos abordar os problemas relacionados ao consumismo exagerado da população com uma visão voltada para os fatores econômicos seja no ambiente social e/ ou  empresarial , formando assim um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente.

Assim também foi exposto o conceito de ética para preservar as relações no ambiente externo e interno de uma empresa.

  1. Microeconomia e Macroeconomia

A economia é por geral dividida em dois grandes ramos ;

A microeconomia e a macroeconomia. A microeconomia estuda os comportamentos individuais . A macroeconomia estuda os resultados agregados.

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos durante um determinado período , nesse período o poder de compra da moeda cai.

A inflação pode ser dividida em :

Inflação de Demanda – É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer, aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos. Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a politica econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.

Inflação de Custos – É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retratação da produção fazendo com que os preços de mercado também  sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são : Os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente, o aumento do custo da matéria-prima que provoca um aumento excessivo no custo da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam  seus lucros acima da elevação dos custos de produção.

Índices de Inflação – A inflação possui vários índices  entre eles o IGP (Índice Geral de Preço), IPA ( Índice de Preço no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor), IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB ( Custo Unitário Básico).

A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo Banco Central  para manter a inflação sob controle, quando os juros caem a população passa a ter mais acesso ao credito levando ao consumismo, esse aumento da demanda pode  pressionar os preços  caso a indústria não esteja preparada para  atender esse maior consumo. Por outro lado se sobem os juros  a entidade monetária inibe  consumo e investimento , fazendo com que a economia  desacelere  evitando que os preços subam,  ou seja ocorre a inflação.

Com a redução da taxa básica de juros (Selic)  o BC também diminui  a atração pelas aplicações em  títulos da divida publica . Assim começa a “sobrar” um pouco mais de dinheiro no mercado financeiro para viabilizar  investimentos que tenham retorno maior que o pago pelo governo . Se a taxa sobe, acontece o inverso.

O Cambio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comercio internacional  . O debate sobre os efeitos da valorização cambial na economia brasileira continua intenso. Como nos anos 90, alguns podem afirmar que o momento de apreciação cambial  seria favorável à aquisição de equipamento barato no exterior estimulando o investimento agregado, ou ainda, o de que o cambio apreciado facilitaria a aquisição de tecnologia que não possuímos do exterior.

Porem esses argumentos parecem não descrever o que se observou  durante a intensa apreciação cambial brasileira nos anos 90.

O efeito  mais forte da apreciação cambial nas cadeias  produtivas de bens comercializáveis, tanto agrícola quanto os bens industriais, se faz sentir principalmente nas margens de lucro. A apreciação cambial  representa uma queda imediata e intensa de preços de venda e margens de lucro em toda a cadeia que trabalha com preços internacionais.

  1. Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial

A medida descritiva se aplica a varias tendências para descrever um conjunto de dados. Se diferenciando das demais pelo objetivo de organizar e resumir dados. As técnicas usadas costumam  classificar-se como :

- Gráfico Descritivo: Aqueles que são utilizados vários tipos de gráficos.

- Descrição Tabular: Aquele no qual se usa tabelas para reunir de forma resumida os dados

- Descrição Paramétrica: Estima-se os valores de certos parâmetros, quais  assumimos que completam a descrição do conjunto de dados.

O objetivo desses parâmetros e nos mostrar como as diferentes observações são semelhantes. Os textos acadêmicos costumam chamar esse objetivo de “ Medidas de Tendência Central”.

Podemos também escolher parâmetros que nos mostem como aquelas observações diferem. Costuma chamar-se a este tipo de parâmetros de “Medida de Dispersão”.

A grande vantagem do método de amostragem probabilística é que os resultados obtidos na pesquisa podem ser projetados para a população total.

Os números índices são medidas estatísticas frequentemente usada por administradores, ,economistas e engenheiros para comparar grupos de variáveis entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preço de matéria-prima, preço de produtos, etc.; Mediantes esses índices é possível estabelecer comparações, evitando até mesmo que se tome conclusões falsas e prejudiciais à empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com