TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  20/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.522 Palavras (27 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

[pic 4]

2015


PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas Bacharelado da UNOPAR VIRTUAL - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Atividade Interdisciplinar.

Professores: Marcelo Caldeira Viegas, Paula Cristina O Klefens, Regiane A Brignoli, Karen H Manganotti, Regis Garcia, Luciana Barbosa Fukuy.

Alagoinhas


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.        3
  2. DESENVOLVIMENTO.        4
  1. POR QUE O CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA É DE GRANDE UTILIDADE PARA O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS?        4
  2. PAPEL        DA    CONTABILIDADE    NO    CONTEXTO    DA    GESTÃO    DAS ORGANIZAÇÕES        4
  3. A SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA DO BRASIL, BEM COMO O IMPACTO DOS TRIBUTOS NAS OPERAÇÕES EMPRESARIAIS        3
  4. PESQUISAR UMA EMPRESA RELEVANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA REGIÃO E RESPONDER.        6
  1. Qual o ramo de atividade desta empresa?        6
  2. Pesquisar quais os tributos incidentes sobre o faturamento e sobre o lucro dessa empresa?        6
  3. Programa de Integração Social e Formação do Patrimônio o Servidor Público (PIS/PASEP).        7
  4. Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social(COFINS).        7
  5. Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).        8
  6. Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).        8
  7. O regime trabalhado pela empresa        9
  1. DIFERENÇA ENTRE JUROS SIMPLES E JUROS COMPOSTOS NO CÁLCULO DE EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS EFETUADOS PELAS EMPRESAS? DEMONSTREM POR MEIO DE EXEMPLO A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS SISTEMAS        9
  2. EQUIVALÊNCIA DE CAPITAIS E SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO.        11
  1. Equivalência de Capitais.        11
  2. Sistemas de Amortização        12
  3. Sistema de Amortização Constante (SAC)        12
  4. Sistema de Amortização Misto (SAM).        12
  5. Sistema de Amortização (SACRE).        13
  6. Sistema de Amortização Americano (SAA).        14
  1. CONCLUSÃO.        15

REFERÊNCIAS        16


  1. INTRODUÇÃO

A seguinte produção textual tem como finalidade, aprimorar e aprofundar conhecimento aprendido nas disciplinas do quinto semestre que é composta por tais como: Matemática Comercial e Financeira, Planejamento Tributário, Contabilidade Aplicada à Administração e Seminário V.

Demonstrando o porquê o conhecimento e o processo de tomada de decisão na Matemática Financeira é de grande importância e que consiste na capacidade de antecipar os acontecimentos futuros.

Destacando também que a contabilidade tem suma importância como instrumento de apoio na gestão das organizações.

Aprimorar-nos a ter conhecimento sobre a situação tributária do Brasil, assim como os tributos que índice na nossa sociedade de forma positiva e negativa.

Portanto o sistema tributário nacional é muito importante, por trazer várias informações e princípios gerais em matéria tributária, assim teremos bastante noção da importância de cada disciplina estudada para a vida do administrador.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. POR QUE O CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA É DE GRANDE UTILIDADE PARA O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS.

A matemática financeira é indispensável na vida profissional de um gestor em administração, ela é de tamanha importância para se tomar as decisões em qualquer empresa para assim apresentar os melhores resultados e buscar soluções quando o problema estiver relacionado à capital. Quando feita de maneira eficiente, minimiza custos e maximiza os resultados.

Segundo Araújo (1992, p13), “a matemática financeira é um ramo da matemática aplicada. Mais precisamente é o ramo da matemática que estuda o comportamento do dinheiro no tempo. [...]”. Por outro lado, Laureano e Leite (1987, p3) formulam um conceito mais amplo, referindo-se ao desenvolvimento e ao domínio deste ramo da matemática:

“A matemática financeira desenvolveu-se pari passu com o sistema econômico, conhecido por Economia de Mercado. Dominá-la, por conseguinte, tornou-se como que impositivo, quer pelas implicações do trabalho assalariado, quer pelas operações de compra e venda, quer pelos investimentos de capital.

Carvalho e Cylleno (1971) distinguiram a matemática comercial (juros e desconto simples, ligas, moedas, câmbio e títulos de renda) da matemática financeira (juros e descontos compostos, rendas certas, empréstimos, depreciação e as tábuias financeiras). Acredita-se mesmo que a classificação de ambas esteja ligada à solução dos problemas.

O gestor através do conhecimento da matemática financeira consegue atingir os resultados e objetivos da empresa, se for trabalhar com vendas, o próprio precisa ter estudo sobre cálculos, juros, indagar quanto à organização está obtendo de lucro ou se está alcançando resultado negativo.

Diante do exposto para findar, a matemática financeira é uma ferramenta de destaque para o administrador quanto para seu ambiente de trabalho. O administrador precisa conter habilidades e conhecimentos matemáticos para suprir as necessidades da entidade em todos os aspectos que abrange finanças.

Sendo assim, pode-se afirmar que no mundo atual a matemática financeira é fundamental para realidade de todos, então cabe a toda gente compreender a realidade da globalização, onde o desenvolvimento dos fluxos de capital é cada vez maior, tornando assim necessário a busca pelo conhecimento nos diversos aspectos financeiros que nos relacionam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (205.6 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com