TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.470 Palavras (10 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EMPRESARIAIS APLICADAS

ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

CAMILLA DANIELLE SILVA NUNES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

[pic 4]

Sete Lagoas/MG

2014

CAMILLA DANIELLE SILVA NUNES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Produção Textual Interdisciplinar Individual apresentada à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de créditos nas disciplinas do 4º período de Bacharelado em Administração.

Orientadores: Profª. Ana Céli Pavão; Elisete Alice Z. de Oliveira; Fabiane T. Muzardo; Janaína V. Testa; Sérgio de Goes Barboza.

[pic 5]

Sete Lagoas/MG

2014

LISTA DE QUADROS[pic 6]

QUADRO 1 – Descrição do cargo de auxiliar de produção...................................... 06

QUADRO 2 – Check list análise de currículo............................................................ 08


SUMÁRIO[pic 7]

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        6

2.1 DESCRIÇÃO DO CARGO        6

2.2 O RECRUTAMENTO DO PESSOAL        7

2.3 PROCESSO DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS        7

2.4 DA CONTRATAÇÃO        9

2.5 INTEGRAÇÃO DE COLABORADORES        10

2.6 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO        11

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14


1 INTRODUÇÃO

No mundo contemporâneo, globalizado, informatizado proporcionou mudanças significativas para as organizações, principalmente quanto à forma de gestão. Hoje, são nítidas as transformações ocorridas na administração de Gestão de Pessoas, também denominada por Administração por Recursos Humanos

A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e um infinidade de outras variáveis importantes (CHIAVENATO, 2002, p. 17).

 Essas melhorias não são destinadas apenas para modernização, equipamentos e softwares, mas principalmente para pessoas que compõe a equipe de colaboradores da empresa. Nesse sentido, observou-se a importância de um setor administrativo que trabalhe e desenvolva o capital humano.

O setor de RH conquistou o seu espaço e a uma prioridade, pois o bom desenvolvimento e desempenho da empresa dependem principalmente de pessoas. Dentre as várias funções realizadas, o planejamento de processos de recrutamento, seleção de pessoas, contratação e treinamento, socialização, representa algumas das mais importantes funções do Gestor dessa área, pois todo o bom desenvolvimento da organização sobrevive e cresce com o conjunto dessas atividades.

Uma suposta Empresa, cujo nome fantasia é Doces Nunes, Razão Social Casa de Doces Nunes Ltda, localizada em Minas Gerais, na cidade de Sete Lagoas, possui um quadro total de funcionários equivalente a 1300. Será estudada com o objetivo de melhor compreender a área de Gestão de Pessoas e contemplar a visão sistêmica da área.

A Empresa está estruturada em alguns setores e conta com a colaboração de diversos funcionários. Pode-se citar o Setor Administrativo; Logístico; RH; Produção; Qualidade; Marketing e Vendas; Financeiro, entre outros. Cargos que variam desde a alta administração, gerentes, tecnologia da informação, marketing, vendas, vendedores, faxineiros, entre outros.

A empresa perderá dois funcionários importantes. Sofrerá com o desligamento de 02 Analistas Financeiros. O gestor de recursos humanos será responsável por planejar um processo seletivo para cobrir essas vagas, em caráter de contratação imediata para atuarem no Setor Financeiro.

Será descrito, pois, o passo a passo do processo de seleção, contratação, treinamento, adaptação e integração dos novos funcionários à equipe do setor financeiro e aos procedimentos gerais e padrões da Empresa Doces Nunes.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DESCRIÇÃO DO CARGO

A descrição de cargos é caracterizada pela definição escrita do que o ocupante do cargo executa, como o faz e em que condições o cargo é desempenhado. Essa definição é utilizada para definir as especificações do cargo, a qual relaciona os conhecimentos, habilidades e capacidades necessárias ao desmepenho satisfatório do cargo (CHIAVENATO, 2010).

Entende-se por um documento escrito que determina um cargo a partir dos deveres, condições de trabalho, responsabilidades e especificações. Também pode ser considerado como um norteador, pois com a Descrição do Cargo, é possível traçar as competências e habilidades que cada candidato deverá apresentar que melhor irá preencher a vaga.

De acordo com o quadro 1, segue a descrição do cargo de analista financeiro com as especificações do cargo, as atribuições, responsabilidades e requisitos para correta atuação.

QUADRO 1 – Descrição do cargo de auxiliar de produção.

CARGO: Analista Financeiro

SETOR: Financeiro

SUPERIOR IMEDIATO: Gerente Financeiro

Responsabilidades do cargo: É responsável por realizar o planejamento de toda a rotina financeira, acompanha recebimentos e pagamentos efetuados, analisa fluxo de caixa e elabora projeções de faturamento, a fim de identificar melhorias no desempenho econômico-financeiro da empresa.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

O QUE FAZ?

COMO FAZ?

PARA QUE FAZ?

Analisa o fluxo de caixa.

Respeita e negocia prazos, avalia lançamentos e fornece informações à gerência. Respeita procedimentos padrões da empresa a objetivos traçados.

Planejar alterações e melhorar os lucros.

Apura e analisa o custo dos produtos da empresa.

Assegurar a qualidade do relatório e sua entrega nos prazos estabelecidos.

Projeções de faturamento.

Análises de prazos, acompanha o faturamento da empresa, adota ações preventivas.

Garante e planeja melhorias no desempenho econômico-financeiro.

Desenvolve outras competências.

Atividades no âmbito econômico-financeiro da empresa de acordo com o objetivo desta.

Garantir a qualidade e o bom funcionamento da empresa.

REQUISITOS PARA O CARGO

Competências Técnicas

  • Graduação em Economia, Administração de Empresas.

Competências Comportamentais

  • Comunicação;
  • Pró-atividade;
  • Respeitar hierarquias;
  • Noções de estratégia e contabilidade.

Observação: Desejável experiência de 03 anos.

Fonte: Aluno, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com