TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Ji-Paraná RO[pic 8]

2015

PATRICIA DA SILVA DINIZ

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Gestão de Negócios; Administração de Sistemas de Informação; Administração Estratégica.

Orientador: Profª Emília Yoko Okayama; Mônica Maria Silva; Profº Luis Cláudio Perini; Henry T. Nonaka; e Profª Grace Kelly.

Ji-Paraná RO

2015


SUMÁRIO

 

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        12

4      REFERÊNCIAS        13

   


1 INTRODUÇÃO                                        

No presente trabalho serão abordados alguns temas muito relevantes para que uma organização alcance sucesso e bons resultados. Ter um conhecimento avançado sobre Administração Estratégica e sua relevância para o mundo dos negócios é um passo muito interessante para quem atua na área.

É relevante ressaltar que, no conflito do mercado que estamos vivenciando, as organizações deverão estar preparadas para a alta competitividade, estabelecendo uma administração estratégica para afastar todos os desafios do dia a dia e que o resultado final seja satisfatório para a organização. A administração de sistemas de informação busca entender, sobretudo os efeitos da aplicação da tecnologia da informação, e da informatização dos processos nas deliberações administrativas gerenciais de uma organização.

    No ambiente de negócios, a competitividade intransigente tem estimulado performances cada vez mais integradas e flexíveis na investigação pela eficácia organizacional. Este panorama estimula ações para a formulação de estratégias que favorece uma visão voltada para a excelência dos processos produtivos e das práticas técnico administrativas. Ligada a isso passar a existir à necessidade crescente de se desenvolver e resgatar as competências das pessoas, a partir de ações previamente determinadas, fundamentadas em pressupostos éticos e de responsabilidade social.






2 DESENVOLVIMENTO

2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES.

        De acordo Laudon, um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que operam juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle e o processo decisório das organizações. Onde o mesmo contém informações cruciais para a organização, sendo essas sobre pessoas, lugares e coisas de interesses diversos. Desta forma tornam as informações utilizáveis para que os gestores tomem as decisões, analise e visualize os assuntos complexos. O sistema faz isso através de um ciclo de três atividades básicas: Entrada, Processamento e Saída.

        Relevância é uma das principais características dos Sistemas de Informação é a sua capacidade de produzir informações necessárias à organização. Os sistemas recebem e tratam informações que são consideradas confiáveis, e que chegam em tempo hábil, possuindo um custo condizente ao pretendido pela empresa, como também atende seus requisitos operacionais e gerenciais de tomada de decisão. A integração integra a estrutura da organização. Dessa forma os sistemas auxiliam na organização de diversas unidades organizacional, como por exemplo, seus departamentos, divisões, diretoriais e outros. Auxiliando de forma interligada, otimizando a tomada de decisão entre os principais setores da organização.

        O fluxo independente é uma característica peculiar, mas essencial dos sistemas de informação, é a sua capacidade de possuir um fluxo de procedimentos paralelo ao processamento de dados. O fluxo trabalha de uma maneira racional, integrado aos subsistemas do sistema, atuando de forma rápida e de possuir o menor custo possível. O controle como já foi exporto o sistema de informação pode contar com dispositivos de controle interno, que assegura a confiabilidade das informações de saída, atuando de maneira adequada em prol da proteção dos dados controlados pelo próprio sistema organizacional. É por fim a diretriz a quinta características relevante para o sistema de informação organizacional, nós podemos mencionar sua capacidade de processar e de ter por base diretrizes capazes de garantir a realização dos objetivos que a organização almeja de maneira, direta, simples e eficiente. Em um sistema de informação não é diferente, sendo assim atua de forma rápida e segura em suas operações.

2.1.1 SISTEMAS EMPRESARIAIS

Há diversos interesses, especialidades, e níveis em uma organização, desta forma há diferentes tipos de sistema de informação. Assim vale ressalta que nenhum sistema sozinho é capaz de fornecer todas as informações de que uma empresa precisa, sendo estruturados de maneira integrada, para serem capazes de atender esses diferentes interesses organizacionais. Um sistema de informação possui vários elementos inter-relacionados, mas ao todo existem apenas quatro níveis distintos entre os tipos de sistemas: estratégico, tático, conhecimento e operacional. Alguns destes são conhecidos no meio empresarial, dentre os quais, podemos citar:

Planejamento de recursos empresariais (ERP): Sistemas integrados de gestão (Enterprises Resource Planning) são sistemas que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser funcional, ou sistêmica que em termos gerais visam integrar os diversos departamentos da empresa, possibilitando a automação e o armazenamento de todas as informações do negocio. Os ERP são conhecidos como plataformas de sofwares que foram desenvolvidos para integrar os diversos departamentos de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (196.7 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com