TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  24/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

        

[pic 3]

Uruguaiana

2014

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos quantitativos; Ética,Politica e Sociedade; Seminário.

Prof: Regina Malassise, Marcelo viegas, Wilson Sanches, Marcia Bastos, Henry Nonaka.

Uruguaiana 2014

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        INFLAÇÃO        

2.1.        OS PRINCIPAIS TIPOS DE INFLAÇÃO        

2.2.        AS CONSEQUÊNCIAS DA INFLAÇÃO ALTA        

3.        TAXA DE CÂMBIO        

4.        TAXA DE JUROS        

5.        MEDIDAS DESCRITIVAS        

5.1.        Medidas de tendência central:        

5.2.        Medidas de dispersão:        

5.3.        Técnicas de amostragem probabilistica:        

6.        NÚMEROS - INDICES        

7.        DEFLAÇÃO DE DADOS        

8.        ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE        

9.        CONCLUSÃO        

10.        REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

As organizações estão cada vez mais desafiadas a ser flexiveis, ageis e inovadoras. Diante dos aspectos de um mercado em constante transformação essas são as condições para as empresas sobreviverem no cenário atual, onde o consumidor enontra-se mais consciente e exigente.Algumas empresas adotam o treinamento e desenvolvimento como estratégia, pois já perceberam que são as pessoas que fazem diferença no seus negócios. Hoje em dia é de fundamental importância que se tenha conhecimento sobre a gestão de pessoas. O rabalho a seguir tem como desenvolvimento ..

Diante dos aspectos de um mundo em constante transformação, a economia global enfrenta uma série de turbulências causadas por fatores que contribuem no crescimento das preocupações econômicas. O trabalho a seguir tem como objetivo desenlvolver o conhecimento do setor externo da economia que trata da inflação,da taxa de juros e da taxa de câmbio e o setor interno que trata dos métodos quantitativos.

  1. INFLAÇÃO

Causada pela emissão exagerada de moeda, descontrole de oferta e demanda do mercado, e a má adimnistração do governo a inflação representa  o aumento do preço de produtos e serviços.

  1. OS PRINCIPAIS TIPOS DE INFLAÇÃO

  • Inflação de demanda: Acontece quando o nível de gastos agregados na economia excede sobre o nível de produção das empresas, ou seja, a produção disponível diminui diante de uma demanda crescente.
  • Inflação de custos: É quando os custos de produção das empresas aumentam e esses custos precisam ser repassados aos preços dos produtos.
  1. AS CONSEQUÊNCIAS DA INFLAÇÃO ALTA
  • Desvalorização da moeda.
  • Clima econômico desfavorável.
  • Aumento do desemprego.
  • Diminuição dos investimentos no setor produtivo.
  • Desequilibrio no mercado interno e externo.
  1. TAXA DE CÂMBIO

Referindo-se ao comércio internacional o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, pois reflete no custo de uma moeda em relação a outra. Destinada a equilibrar o funcionamento da economia no desenvolver de importações e exportações , a taxa de câmbio quando resultado da desvalorização da moeda beneficia as exportações tornando – as mais competitivas diante do mercado externo. Já com a suba do câmbio são favorecidas as importações porque ficam mais baratas.

O nível da taxa de câmbio é, portanto fundamental no processo de desenvolvimento econômico. Ao definir a qualidade da produção industrial através da relação dos preços comercializáveis/não-comercializáveis, o câmbio real  defini a viabilidade de setores econômicos importantes para o crescimento da produtividade geral da economia. Portanto, uma moeda competitiva pode ser o estímulo  para a integração de trabalhadores em atividades de alta produtividade e retornos crescentes.

  1. TAXA DE JUROS

Juros é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. A taxa de juros é o indice aplicado sobre a remuneração de juros.

  • Juros e inflação: Caso os juros do país estejam altos, o consumidor tende a comprar menos, porque a prestação de seu financiamento vai ser mais alta. Isso reflete na queda da inflação.

  • Juros e câmbio : O aumento da taxa de juros valoriza a taxa de câmbio nominal que têm um forte impacto de custos, diretos e indiretos, sobre todos os preços da economia.
  1. MEDIDAS DESCRITIVAS
  1. Medidas de tendência central:  Trata-se do valor único que tenta descrever as características de um conjunto de dados, identificando uma posição central dentro do conjunto de dados.
  • Média (aritmética): é a soma de todos os valores de um grupo de dados dividida pelo número de dados. É a medida usada com mais frequência e a mais confiável das MTC, pois usa todas as observações para ser computada, porém é afetada por valores extremos.
  • Mediana: é o valor que divide a distribuição dos dados exatamente no meio.
  • Moda: é o valor mais frequente dentro dos dados.
  1. Medidas de dispersão: Servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados ditam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média.
  1. Técnicas de amostragem probabilistica: Todos os elementos da amostra têm probabilidade conhecida diferente de zero, podendo ser incluído na amostra.
  • Aleatória Simples: Os elementos da amostra são escolhidos aleatoriamente. A amostra é escolhida por meio de sorteio os de sistemas de qualquer outra forma aleatória.
  • Aleatória Estratificada: A amostra é definida proporcionalmente ao tamanho de cada estrato da população. Subdivide-se a população em subgrupos (estratos). Seleciona-se amostras aleatórias simples de cada estrato. Por fim combina-se o resultado de cada estrato para estimar parâmetros da população.

        

  • Aleatória por Conglomerado: Subdivide-se a população em grupos de localização próxima, sendo estes homogêneos ou não. Seleciona-se alguns aglomerados para formar a amostra.

  • Sistemática: Os elementos da amostra são escolhidos segundo um fator de repetição (intervalo fixo). Cada elemento pode ser identificado pela sua posição (uma lista ou fila).
  1. NÚMEROS - INDICES

Os números-índices são medidas estatísticas frequentemente usadas por administradores, economistas e engenheiros, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto etc. Mediante o emprego de números-índices é possível estabelecer comparações entre:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com