TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.708 Palavras (19 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

adair DINECK FERNANDEZ

ESTEFANIA DOS SANTOS OURIQUE LORENZONI

GILBERTO Garcia

LUIS OSORIO CORREA XAVIER

PRINCILI MADALENA MARQUES DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES

[pic 3]

Cruz alta

2014

adair DINECK FERNANDEZ

ESTEFANIA DOS SANTOS OURIQUE LORENZONI

GILBERTO Garcia

LUIS OSORIO CORREA XAVIER

PRINCILI MADALENA MARQUES DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado ao Curso (Bacharelado em Administração)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Direito Empresarial e Trabalhista, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental.

Professores: Janaina V. Testa, Elisete Alice Z. de Oliveira e Ana Céli Pavão, Sérgio de Goes Barboza e Fabiane T. Muzardo.

Cruz Alta

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................05

2 DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................07

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................17

REFERÊNCIAS..........................................................................................................19


Análise das Politicas Ambientais na Cidade de Cruz Alta com Relação ao Saneamento Básico

RESUMO

As políticas públicas de saneamento básico e ambiental são uma série de medidas prévias que garantem a adequada ocupação habitacional do solo urbano. Abrangem desde o abastecimento de água, o cuidado com a destinação dos resíduos sólidos e esgoto sanitário, controle de vetores e focos de doenças transmissíveis, e mesmo a preocupação com a melhoria das condições de habitação e a educação sanitária e ambiental. Por isso, este estudo justifica-se a necessidade de colocar em discussão as atuais políticas públicas de gestão ambiental-urbana a partir da análise das ações perante o saneamento básico e o meio ambiente dos bairros carentes da cidade de Cruz Alta-RS.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Gestão Ambiental. Saneamento Básico e o Meio ambiente.

Abstract

Public policies for basic and environmental sanitation are a number of previous measures to ensure adequate housing occupation of urban land. Ranging from water supply, care of the disposal of solid waste and sewage, vector control and outbreaks of communicable diseases, and even concern for the improvement of housing conditions and the health and environmental education. Therefore, this study justifies the need to put in the current discussion of public policy, urban environmental management from the analysis of the actions before the sanitation and the environment of the poorest neighborhoods of the city of Cruz Alta, RS.

Key-words: Public Policies. Environmental management. Sanitation and the Environment.

  1. INTRODUÇÃO

No meio ambiente urbano há a necessidade de integração das políticas públicas setoriais, como por exemplo, as políticas de habitação, de transportes, de saneamento ambiental e a própria política ambiental. Os planos e as políticas públicas devem levar em conta os aspectos ambientais, urbanos, sociais e econômicos de suas cidades.

Nesse sentido, é fundamental compreender que o saneamento ambiental envolve a atuação de múltiplos fatores sociais e interesses, bem como diversas políticas públicas. No entanto, o poder público que é responsável em desenvolver ações para sanar o saneamento básico a população, trazendo condições de melhorias, água potável, esgoto e recolhimento de resíduos sólidos, enfim, proporcionar melhorias da qualidade de vida da comunidade.

O papel do Poder Público é como partícipe, indutor ou regulador do processo econômico além de ser fundamental para a concretização de políticas públicas socioambientais, dentre elas a de atenção à saúde pública que envolve a questão ambiental em seu cerne.

A questão ambiental envolve, dentro do município, todos os setores da atividade humana, situação que requer um maior diálogo entre as esferas da administração pública e da sociedade civil. Além disso, para a estruturação de um sistema de gestão ambiental municipal, observa-se a necessidade da revisão das políticas públicas adotadas pelo poder local, na busca de uma política ambiental-urbana dentro de um contexto amplo e sustentável visando à qualidade de vida das sociedades e do meio em que estas vivem.

Também cabe, a tarefa de fomentar, através de instrumentos administrativos, como a Auditoria Ambiental, sua efetiva participação dos diversos fatores sociais na busca pela concretização das políticas públicas relacionadas ao saneamento básico, em garantir um dos princípios basilares do direito, qual seja, a dignidade da pessoa humana.

O saneamento básico tem uma grande relação com a saúde pública, o meio ambiente, o desenvolvimento urbano, habitacional e políticas públicas todos perfazendo preciosas conquistas da civilização, permitindo assegurar as populações benefícios decorrentes do saneamento.

O atendimento à população com serviços de saneamento básico é um dos mais importantes indicadores do desenvolvimento de um país, expressando a qualidade de vida da população. As cidades brasileiras têm ainda muito a realizar nesse aspecto, visto que a descentralização das políticas públicas e a privatização dos serviços de água, esgoto e coleta de resíduos sólidos, como urgentes, alternativas para as pequenas comunidades. Nesse contexto, salienta-se o saneamento básico fundamental para um meio ambiente social e ecologicamente equilibrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com