TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA PÚBLICO: PATCH

Projeto de pesquisa: PROGRAMA PÚBLICO: PATCH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO COMUNITÁRIO- CURSO ARTES- 2013

CAMPUS:

TÍTULO DO PROJETO: PROJETO COMUNITARIO: PATCHWORK

COLABORADOR DO PROJETO:

Nome Matricula

Carga Horária

Semanal – 02:00h

DATA DE INÍCIO: 28/08/2013

DATA DE CONCLUSÃO: 15/10/2013

RESUMO:

Tem como finalidade e objetivo o compromisso com a formação humana. Será desenvolvido nos períodos matutino e vespertino, de acordo com cada turma que irá trabalhar o projeto, com duração de um dia cada vez que o projeto for aplicado em cada bimestre ou uma hora na semana de trabalho enquanto ele estiver sendo elaborado pela turma responsável , tendo como apoio todas as disciplinas, pois todas tem um papel fundamental na hora de executar o projeto.

São mulheres donas de casa, com faixa etária de 20 a 50 anos, residentes na cidade de Palmas- Pr , mulheres que por motivos diversos se dedicaram somente a vida familiar e agora sentem a necessidade de terem um tipo de profissão sem afetar as atividades de casa, ou seja, podem realizar suas tarefas domesticas, cuidar de seus filhos e ainda terem uma renda para a manutenção delas e de seus familiares.

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA / RELEVÊNCIA:

O ser humano, ao longo do tempo, desenvolveu a capacidade de criar instrumentos, objetos e técnicas para melhorar sua qualidade de vida e adaptar-se às características do meio natural, permitindo o desfrute de melhores condições. A necessidade de buscar novos meios de sustentabilidade dentro da família, tornando tão evidente que a preocupação é de cunho dos governos, da sociedade numa tomada de posição e o desenvolvimento de ações que venham contribuir para minimizar os problemas e garantir a sustentabilidade das famílias e é através da ajuda de mulheres dispostas que o projeto entra com a sua contribuição, sensibilizando as diferentes gerações sobre a realidade e possibilitando a oportunidade de mudança de atitudes, hábitos e valores, possibilitando e dando o incentivo para que elas possam realizar seus sonhos e conquistar um futuro para seus filhos.

OBJETIVO GERAL

Tem como objetivo apresentar novas perspectivas com base nas três dimensões da sustentabilidade: social, econômica e ambiental.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

- Reconhecer a importância da reciclagem;

- Avaliar a questão econômica decorrente do processo de reciclagem;

-Compreender a importância do processo de reciclagem de materiais para a confecção de tapetes, almofadas, e outros tipos de artesanatos com retalhos, desta forma mostrara como esse projeto irá transforma a vida das pessoas.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:

Com o objetivo de desenvolver um projeto comunitário, buscou-se nos livros referencias bibliográficas que pudessem dar embasamento ao projeto comunitário, e de acordo com Singer (2002), através do trabalho da economia solidária, que vem a ser um conjunto de atividades em que trabalhadores solidariamente se organizam sob a forma coletiva e de autogestão para realizar atividades de produção de bens e de serviços, créditos e finanças, trocas, comércio e consumo.

A economia solidária é um movimento de fomento à reinserção dos trabalhadores em situação de desempregos e daqueles que desejam um novo modelo de relação de trabalho pautado nas relações sociais e por conta própria, tais como: cooperativas ou pequenos empreendimentos nos moldes não convencionais. Tais iniciativas são vistas como um caminho para o crescimento econômico e a solução coletiva, em meio a um sistema econômico não favorável às camadas populares. Sendo assim, será usado como referencia essa pesquisa sobre economia solidaria.

Segundo SENAES/MTE,

a economia solidária não é algo que aconteceu por decreto, nem fruto de uma cabeça privilegiada que, em um momento inspirado, se deu conta de que, assim como estamos, as coisas só irão de mal a pior. A economia solidária é um movimento amplo e profundo, cujas raízes históricas se encontram nas ações e nas lutas de organizações de trabalhadores, de movimentos populares, de grupos engajados nas universidades e nas igrejas. Um movimento vivo, dinâmico, que se fortalece e se organiza cada vez mais e que começa a contar também com apoio de governos. (SENAES/TEM, 2010.)

A economia solidária é um movimento de fomento à reinserção dos trabalhadores em situação de desempregos e daqueles que desejam um novo modelo de relação de trabalho pautado nas relações sociais e por conta própria, tais como: cooperativas ou pequenos empreendimentos nos moldes não convencionais. Tais iniciativas são vistas como um caminho para o crescimento econômico e a solução coletiva, em meio a um sistema econômico não favorável às camadas populares.

A natureza política, como uma outra forma de produzir, comercializar, e com a inserção de ideias socialistas, “... a economia solidária foi concebida pelos ‘utópicos’ como uma nova sociedade que unisse a forma industrial de produção com a organização comunitária da vida social.” (SINGER, 2002. p.115.)

Na década de 1990 e no início da década de 2000, o mundo passou por outro momento muito delicado nas esferas econômica e social, em meio a uma série de acontecimentos, como iminência de guerras, bolsas de valores fragilizadas, baixas taxas de crescimento econômico mundial, aumento do desemprego, desnacionalização do capital (sem fronteiras), e com a velocidade das principais ferramentas de comunicação existentes no planeta, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. Por outro lado, a força de trabalho fazia um trajeto oposto, uma vez que as novas tendências de trabalho exigiam cada vez mais tecnologia em detrimento da mão de obra. Esse processo cíclico termina por gerar uma espécie de “bolha”, onde os mais afetados são os países em desenvolvimento que não possuem uma infraestrutura produtiva capaz de absorver as estruturas de produção cada vez mais intensivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com