TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMAS DE TRAINEES COMO MECANISMO DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL E EMPRESARIAL

Por:   •  24/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.308 Palavras (10 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 10

Programas de Trainees como Mecanismo de Crescimento Profissional e Empresarial

Vinícius Gabriel dos Santos Freire

Acadêmico de Administração/URI

Palavras-chave: Programas de trainee; Empresas; Treinamento; Crescimento.

INTRODUÇÃO

Jovens acadêmicos durante o processo de formação sempre visam o mundo após sua formação, quais caminhos tomar em que áreas atuar, é com esse pensamento que muitos são atraídos pelos Programas de Trainee, tendo em vista que esses programas são populares entre pessoas que buscam bons cargos e uma estabilidade na carreira, entretanto por oferecer bons benefícios fica evidenciado uma acirrada competitividade para ingresso nos programas. Dessa forma, possuir um programa de tal renome em seus currículos alavanca os programas de trainee e os transforma como objetivo de muitos jovens. Além de ser uma grande oportunidade na carreira dos jovens, os programas de trainee podem ajudar o empresário a encontrar verdadeiras “preciosidades” para a empresa. Não a um consenso para a definição literária do termo, porém a uma grande certeza no que o programa representa para organizações que buscam crescimento empresarial visando utilizar essa ferramenta.

Contemporaneamente embora muito usado por diversas organizações como empresas, universidades em seus textos acadêmicos e habitualmente utilizado na imprensa, o termo Trainee não possui uma definição formal, na literatura pesquisada não se encontra uma definição especifica para o termo. Porém grandes estudos foram feitos com base neste tema, Bresler, que estudou o assunto com grande dedicação e aprofundamento, coloca que, “Programas de Trainee ou Programas de Integração se referem a um conjunto de práticas que visam introduzir um novo funcionário na organização, podendo ser mais elaborados e durar mais tempo”  estes que mais popularmente são chamados Programas de Trainees, ou em uma definição simples e de fácil entendimento consiste em uma breve apresentação formal da organização, de suas regras e dos direitos e deveres do funcionário.

DESENVOLVIMENTO

Realizando uma varredura no contexto empresarial do mundo, tal análise nos mostra que os programas de trainee procuram selecionar jovens recém-formados ou em início de carreira e fazê-los passar por um programa de treinamento, adequado aos parâmetros que a empresa deseja, ou seja, "sob medida", conforme as características e necessidades da própria empresa, se ela deseja que o trainee tenha tais competências e habilidades destacadas em dada área da empresa, o treinamento vai ser mais detalhado nessa área para que assumam, ao final do programa ou em um futuro próximo , cargos gerenciais ou de destaque na organização. Tal prática contribuiria para a sobrevivência e perpetuação das organizações. Durante todo o período em que o estudante está na organização, tempo esse compreendido entre a entrada na empresa e o final do programa de treinamento, o usuário do programa é chamado e muitas vezes registrado em carteira de trabalho como Trainee. A legislação desses programas é relativa, por exemplo no Brasil, não há na legislação trabalhista brasileira nada que distingue o trainee de um outro funcionário qualquer, como acontece no caso do estagiário. O trainee tem vínculo empregatício e os mesmos direitos trabalhistas estendidos aos demais trabalhadores, como férias, décimo terceiro salário, fundo de garantia. O termo parece ter o intuito de ser usado simplesmente para designar um funcionário em treinamento, um funcionário que de alguma forma ainda não está pronto, um funcionário que está vivendo seu momento de passagem de fora para dentro, alguém que está se moldando aos requisitos necessários da organização.

De forma mais técnica Programas de Trainee são entendidos como o processo estruturado pela empresa que se inicia desde a fase de recrutamento dos candidatos, passando pelo processo de seleção, envolvendo todo o período em que o selecionado é registrado até o momento em que ele termina o seu programa de treinamento, este que além de cursos envolve outras atividades conforme definido pela empresa. Explicando de forma mais detalhada, os programas de Trainee podem ser divididos de em várias subáreas, a primeira delas e a que dá início ao processo do treinamento é o recrutamento e seleção. Esse processo de recrutamento de trainees é feito na maioria das vezes nos centros de jovens com o perfil que as empresas buscam, as universidades e faculdades. Esses locais são escolhidos pelas empresas como sendo as mais propícios a fornecer o estudante que supre o perfil ao qual a empresa está atrás e visa encontrar. É costume que os representantes das empresas se desloquem até as instituições de ensino superior selecionadas para fazer palestras explicativas, para assim apresentar aos alunos dados específicos sobre o programa de trainees e sobre as perspectivas de futuro profissional que todo esse programa têm a oferecer ao seus participantes. E para finalizar o processo de seleção logo em seguida é feito o recrutamento, utilizando fichas a serem preenchidas com os dados dos estudantes interessados e que acreditam ter os detalhes necessários para preencher a vaga do programa. Essa é uma das maneiras de recrutamento mais populares utilizadas mas certamente não é a única. Existem também o recrutamento via anúncios em jornais e revistas, através de agências e atualmente através do convite a envio de currículos via internet, todas essas ferramentas também são utilizados pelas empresas.

De maneira simplificada os programas costumam ter cerca de cinco a sete etapas, entre as quais vale a pena destacar: Inscrição, está consiste na avaliação do perfil do candidato, considerando quesitos básicos para o posto, como currículo, cursos realizados, vivência no exterior, fluência em língua estrangeira etc. caso o candidato não possua os quesitos necessários nem prossegue para o próximo passo. Outra etapa são as avaliações online, consiste de testes prévios de domínio da língua portuguesas, de idiomas estrangeiros e de algum conteúdo específico para a área de trabalho. Dinâmicas de grupo, essa etapa é um dos mais importantes filtros para mensurar a postura social e capacidade técnica de futuro trainee de sucesso. Geralmente essa dinâmica é formada por uma fase inicial, na qual os candidatos se apresentam, e é seguida por discussões em grupo sobre cases e problemas a serem resolvidos. Personalidade, capacidade de trabalho em equipe, criatividade e comunicação são características muito observadas neste momento do processo. Prova oral de inglês: avaliação da capacidade de comunicação em língua inglesa e nível de complexidade do raciocínio em língua estrangeira. Painel de negócios: em geral, é a primeira etapa em que os candidatos serão observados pelos diretores. Um case ainda mais complexo é apresentado, e os candidatos têm um tempo limitado para achar a solução. Entrevista (com diretores): muitas vezes, essa fase entra como critério de desempate. Aqui, será observado o nível de consciência do candidato acerca da organização e do mercado, bem como das funções que exercerá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (719.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com