TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição da Disciplina Para Nosso Crescimento Profissional

Por:   •  8/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

Contribuição da Disciplina Para Nosso Crescimento Profissional

        

 Inúmeras vezes nos vemos distantes da realidade que para uns é abastada e para outros é miserável, mas isso é tão distante que pensávamos que era ficção.

Não obstante, ao iniciarmos o curso, o que nos marcou profundamente e mudou nossa ótica em relação às necessidades reais destas pessoas que foram assistidas por nós. Cabe nos dizer que nada sabemos e que aprendemos e vamos aprender se soubermos ser humildes e receptivos.

        Refletindo as atividades realizas em sala de aula ou fora dela durante a disciplina, aprendemos que o relacionamento com pessoas que não tínhamos nenhum contato parental ou de vizinhança faz nascer uma sensação de impotência que só será revertida com o impulso que tivemos ao presenciar essa realidade, impulso este que fará com que tenhamos a ambição benéfica de nos formamos e retornarmos a este local para prestar a ajuda efetiva e transformar , um pouco que seja a vida dessas pessoas como profissionais dentistas.        

           A região norte de São José dos Campos tem como característica a herança mineira, regada de alimentação farta, desenfreada ( apesar de suculenta), porém devastadora para a saúde dessas pessoas. Com o passar dos anos a intervenção clínica se dava através de crendices populares como a cura de doenças, acreditando em chás, orações e pagamentos de promessas. Essa cultura, conforme presenciamos ela é bem mais rara hoje, pois a evolução do tratamento clínico ultrapassou os limites das interversões paliativas agindo atualmente com a finalidade preventiva ao invés do tratamento propriamente dito. Este trabalho em conjunto com os postos de saúde e os estudantes visam comprovar que o investimento na prevenção é bem mais benéfico do que o seu tratamento seja ele homeopático ou alopático e em contra partida nós como alunos ganhamos aprendizados precoces e ao mesmo tempo eficaz com as experiências vividas.

           No documentário “Lixo extraordinário” aprendemos que podemos fazer a diferença na vida de  alguém de alguma forma, conhecendo primeiramente a sua história e sobre ela refletir para tomarmos uma linha de partida dentro das condições de cada indivíduo, apresentado caminhos diferentes possibilitando que cada pessoa, dentro do seu contexto social tenha condições de trilhar um caminho de evolução social, cultural e material.

Falando em Brasil,  e comparando as regiões de São José dos Campos, a região Norte que foi a primeira região a ser povoada para o nascimento do município, constamos que houve uma densidade demográfico, ou seja, houve uma grande migração para outras regiões de São José. Com isso notamos que o bairro visitado tem características mais pacíficas, mais serenos por conta dos moradores que ali habitam.

As culturas da população assistida são a cultura caipira e as novelas, que estão impregnados na grande maioria de idosos, com isso, algumas culturas presentes nesta população, como a de assistir novelas será transmitida para as gerações vindouras, prejudicando a sua evolução.

Hoje, dificilmente presenciamos pessoas fazendo uma leitura, uma família indo ao teatro, pais e filhos brincando juntos. O revés disso são pais imaturos, sem laços de família, muitos deles filhos de pais separados que não tem a cultura do fortalecimento e da vivência familiar.  Se continuar assim não conseguiremos mudar o bairro, a cidade, o Estado e o País,  pois não haverá pessoas capazes e preparadas para tal mudança o as pessoas tanto espera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (289.6 Kb)   docx (134.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com