TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE A ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Por:   •  15/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA – UNILUS

NICOLE NUNES DOS SANTOS

CURSO:

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

TURMA:

1° ANO

PROJETO INTEGRADOR

Santos/SP

2020

TEMA CENTRAL:

Recursos da Indústria 4.0 na Administração

SUB-TEMAS:

As Três Revoluções Industriais

Indústria 4.0 e suas características

Administradores no contexto 4.0

Indústria 4.0 no Brasil

DISCIPLINAS INTER-RELACIONADAS:

Tecnologia da Informação

Introdução à Administração

Filosofia e Ética Profissional

SUMÁRIO

1.        RESUMO        1

2.        AS TRÊS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS        3

3.        INDÚSTRIA 4.0 E SUAS CARACTERÍSTICAS        4

4.        ADMINISTRADORES NO CONTEXTO 4.0        5

5.        INDÚSTRIA 4.0 NO BRASIL        7

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

7.        REFERÊNCIAS        9

  1. RESUMO

 Quando refletimos sobre o mundo atual é impossível não citar a tecnologia. A quarta revolução industrial (indústria 4.0) já é uma realidade e está englobando os tipos de tecnologias atuais e usando esse todo para revolucionar o modo de produção nas empresas, marcada pelas inovações nos campos de automação, controle e tecnologia da informação (TI), trazendo também recursos que estão e vão auxiliar os administradores cada vez mais.

Mas para podermos compreender as características e os recursos que a indústria 4.0 trouxe para a administração, é preciso voltar no tempo e analisar o surgimento e evoluções das três revoluções industriais, já que cada uma delas, evoluindo, resultou nessa quarta revolução:

  • A primeira revolução industrial trouxe as máquinas alimentadas por água e energia a vapor, essas substituíram o trabalho manual do homem, que passou a ser trabalhador assalariado. Com o surgimento das fábricas, começou também a se formarem os primeiros grandes centros urbanos.
  • A segunda revolução industrial foi marcada pelo desenvolvimento das indústrias químicas, do transporte, da comunicação e da energia através da eletricidade.
  • Na terceira revolução industrial houve a criação da internet, dos microcomputadores, do telefone celular, a transição da mecânica analógica pela a digital e o surgimento da tecnologia da informação para automatizar ainda mais a produção nos diversos tipos de indústrias.

Características mais específicas que serão citadas de cada uma dessas revoluções foram o que contribuíram para o surgimento da quarta revolução. É explanando sobre tudo isso que vamos compreender as características e os recursos que a Indústria 4.0, que basicamente é caracterizada pela junção do mundo físico com o mundo digital, fato esse que antes era impensável.

A facilidade que essas tecnologias atuais trouxeram explicam também, como cada vez mais as pessoas usam-nas para realizar quase tudo no seu dia a dia, trazendo então mudanças tanto para o modo de produção, como para os administradores, que precisam se adaptar a esse novo modelo de relacionamento com os clientes e modo de gestão, se atentando também na questão da segurança da informação.

O Brasil é um país que ainda está se familiarizando com essa nova indústria, já que isso é desenvolvido melhor no continente europeu. Isso reforça ainda mais a necessidade de gestores capacitados profissionalmente para alavancar esse novo tipo de indústria no nosso país.

  1. AS TRÊS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS

É importante compreender que, entre as quatro fases da revolução industrial, não houve nenhum momento de ruptura, apenas a evolução do modo de produzir. A divisão em partes foi feita para entendermos cada período e suas características.

A Primeira Revolução Industrial surgiu na Inglaterra e foi de 1760 a 1840. Com a chegada dela vieram as grandes indústrias, o trabalho que antes era apenas manual se tornou manufaturado, as máquinas aumentaram significantemente a produção, principalmente têxtil e locomotiva. O homem, que era trabalhador artesanal, se tornou assalariado e saiu do meio rural para fixar morada perto das fábricas, que começaram a ser grandes centros urbanos.

Surge após esse período a Segunda Revolução Industrial (1850 a 1945), nela, as indústrias se espalharam pelos demais países da Europa, houve a substituição do ferro, do carvão e da energia a vapor (características da primeira revolução) por aço, petróleo e a eletricidade. As indústrias químicas e siderúrgicas ganharam força, malhas ferroviárias expandiram-se e o trabalho passou a ser automatizado. Foi nesse momento também que surgiram grandes empresas automobilísticas como a Ford, além da expansão da atividade aérea.

O fim da Segunda Guerra Mundial ficou definido como o início da Terceira Revolução Industrial, período que foi de 1945 a 2011. Com ela o mundo vivenciou uma evolução tecnológica jamais vista em diversos campos: a genética, informática, robótica, eletrônica e a telecomunicação. Máquinas já existentes ficaram mais avançadas e desempenharam funções do homem nas empresas (os robôs), além do surgimento da internet, do telefone celular e diversas tecnologias associadas que revolucionaram a comunicação.

Cada uma dessas etapas revolucionárias da industrialização, contribuíram para o relacionamento entre pessoas, entre clientes e empresas, para o modo como compramos e vendemos, para nosso ritmo de vida frenético como está, no qual estamos totalmente conectados e literalmente não ficamos sem tecnologia. Isso não seria diferente no modo produtivo: com a evolução ligeiramente rápida disso, o conceito de indústria 4.0 já é uma realidade que reflete a necessidade de adaptação tanto da população, quanto das empresas, dia após dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com