TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PRÁTICA PROFISSIONAL EM NEGÓCIOS

Por:   •  15/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.684 Palavras (15 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

VITÓRIA LOPES RABELLO

PROJETO DE PRÁTICA PROFISSIONAL EM NEGÓCIOS II ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

VITÓRIA LOPES RABELLO

PROJETO DE PRÁTICA PROFISSIONAL EM NEGÓCIOS II ADMINISTRAÇÃO

Projeto de Prática Profissional em Negócios II, para requisito parcial de nota, orientado pela

professora Cristiane dos Santos Sales.

SUMÁRIO

  1. AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

  1. HISTÓRICO ORGANIZACIONAL
  2. NORTEADORES INSTITUCIONAIS
  3. FORÇAS E FRAQUEZAS ORGANIZACIONAIS (AMBIENTE INTERNO)
  4. CADEIA DE VALOR ORGANIZACIONAL
  5. ANÁLISE PESTAL (AMBIENTE EXTERNO)
  6. ANALISE SWOT

  1. MERCADO, CONCORRENTES E ANÁLISE EMPRESARIAL

  1. ANÁLISE DA INDÚSTRIA/SETOR
  2. MAPEAMENTO - 5 FORÇAS DE PORTER
  3. DISTINÇÃO DE FORÇAS E FRAQUEZAS DOS PRINCIPAIS CONCORRENTES
  4. FATORES CHAVE DE SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO
  5. DESCRIÇÃO DO MODELO DE ANÁLISE EMPRESARIAL

  1. CLIENTES E PORTFÓLIO DE PRODUTOS / REFLEXÃO FINAL E MAPA BSC

  1. SEGMENTOS DO MERCADO ALVO
  2. EXAMINAR PERFIL DOS CLIENTES
  3. DESCRIÇÃO DAS TÉCNICAS DE ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE
  4. DESCRIÇÃO DAS FERRAMENTAS DE RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES
  5. CONSTRUIR PERSONAS PARA PÚBLICOS ALVO ESCOLHIDOS
  6. APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DA MATRIZ BCG

  1. CONCLUSÃO

        

  1. AMBIENTE INTERNO E EXTERNO
  1. HISTÓRICO ORGANIZACIONAL

A Via varejo é uma empresa de comércio varejista brasileira fundada em 2010, responsável pelas redes de lojas das bandeiras Casas Bahia e Ponto (antiga Pontofrio) e das suas respectivas lojas virtuais, da fabricante de móveis Bartira, além de ser a administradora do site de e-commerce Extra.com.br.

Muita gente nem sequer ouviu falar sobre a marca Via Varejo. Mas isso acontece porque a Via é uma marca que fica muito mais no backstage das empresas que compõem o seu guarda-chuva.

Mas sempre que você ver uma loja física ou virtual das Casas Bahia, do Ponto Frio (agora só Ponto) ou do Extra, imagine que você está vendo uma loja da Via Varejo marketplace. Estas empresas se associaram para formar uma holding que se tornou uma das maiores empresas do setor no mercado brasileiro.

Estas empresas, além de possuírem estoque e logística próprios, também operam no modelo de negócio de marketplace. Isso permite a vendedores de todo o país oferecerem seus produtos nos sites que compõem a gigante do varejo.

Hoje, a Via Varejo possui mais de mil lojas espalhadas por quase todos os estados brasileiros. Entretanto, a empresa também tem operações muito sólidas e estruturadas de marketplace digital. São mais de 3 milhões de transações por ano pela internet.

Inclusive, uma das grandes vantagens da Via Varejo é a sua rede de logística física presente em todo o Brasil. Esta estrutura permite que tanto as vendas físicas, as vendas próprias feitas pela internet e as vendas do marketplace aconteçam de uma forma mais segura, rápida e com menores custos para a companhia.

A empresa abriu IPO de suas ações na B3 Bovespa no ano de 2013. Desde então tem obtido um faturamento médio anual superior aos R$ 30 bilhões, com lucros que giram em torno dos R$ 10 bilhões ao ano.

  1. NORTEADORES INSTITUCIONAIS

Ser a plataforma de relacionamento e consumo do brasileiro onde, quando e como ele quiser, incorporando os aspectos socioambientais e de governança em nossa forma de atuação

Missão: Realizar sonhos dos nossos clientes e colaboradores, respeitando valores humanos e empresariais com dedicação, valorizando nossa gente, sendo práticos e simples, gerando resultados sustentáveis.

Valores: Humildade, disciplina, equilibrio emocional, garra, determinação e eficiência.

Visão: Ser uma empresa de atuação e reconhecimento internacional que atenta ás necessidades de todas as classes sociais nos mercados em que atuamos, com eficiência e rentabilidade, construindo para o crescimento do Brasil.

  1. FORÇAS E FRAQUEZAS ORGANIZACIONAIS (AMBIENTE INTERNO)

A empresa possui uma visão holística, inovadora desde o serviço ao ambiente interno, o que destaca-se com uma de suas forças interna. Vantagens tecnológicas, sistema criado para o atender a própria demanda de serviço e clientes. Processo interno efetivos que alcançam os objetivos e metas facilmente; E capacitação de colaboradores para ter o melhor atendimento aos clientes.

  1. CADEIA DE VALOR ORGANIZACIONAL

[pic 1]

Os principais tipos de modelo de negócio encontrados na cadeia de valor da Via varejo são:

1) Distribuição e Varejo – São inúmeras as empresas que atuam na distribuição e varejo brasileiro. Existem empresas de diferentes portes e o fator regionalidade é muito relevante. Em algumas regiões, são as empresas de menor porte e relevância que concorrem com as grandes empresas do varejo brasileiro, como é o caso da Via Varejo. Algumas classificações sobre as linhas de produtos comercializados também

precisam ser levadas em consideração para obtermos uma análise mais precisa da

determinação dos principais concorrentes. A Via varejo atua principalmente nas

seguintes linhas: móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, presentes, brinquedos,

hobby e lazer, informática, telefonia e beleza. Alguns possíveis concorrentes como

Carrefour, Walmart e Pão de Açúcar não foram considerados nessa análise como os principais concorrentes porque eles comercializam uma linha mais abrangente de

produtos, como por exemplo, alimentos (frutas, verduras e legumes) e outros itens como pneus automotivos. Sendo assim os 3 principais concorrentes selecionados que mais se assemelham em porte, abrangência e linha de produtos foram: Magazine Luiza, Submarino e Lojas Americanas, sendo que, essa última possui forte atuação no mercado de variedades que são os utensílios de menor valor agregado, os chamados semiduráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (582.6 Kb)   docx (419.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com