TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE UM AMPERÍMETRO

Por:   •  9/12/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ALEXSANDRO CAVALCANTI DANTAS[pic 2]

CARLOS RAMOS FERREIRA

FELIPE GOLEBIOWSKI REN

MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA DE SOUZA

PROJETO DE UM AMPERÍMETRO

NATAL – RN

2019

TRABALHO 2:

PROJETO DE UM AMPERÍMETRO

Relatório solicitado pelo professor Nivaldo Ferreira da Silva Junior, como requisito de avaliação parcial do II bimestre da disciplina de Medidas Elétricas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Central.

NATAL – RN

2019

INTRODUÇÃO

Tensão é a diferença de energia potencial elétrica entre dois pontos, sendo sua unidade o volt (V). Temos dois tipos de tenção, contínua e alternada, que representamos, respectivamente, por Vdc e Vac.  Neste trabalho iremos utilizar apenas tensão contínua.

A tensão contínua é aquela que não muda de polaridade com o tempo. Isto é, apresenta um polo sempre positivo e um sempre negativo.  Amperímetro é um instrumento que mede a intensidade de corrente elétrica. Alguns amperímetros indicam também, além intensidade da corrente, seu sentido que, quando a indicação for positiva ela circula no sentido  horário e negativa, no sentido anti-horário

Como  o amperímetro  indica  a  corrente  que  passa  por  ele  no  trecho  do  circuito onde  ele  está  inserido, sua resistência  interna  deve  ser  nula,  caso  contrário  ele indicaria  uma  corrente de  intensidade  menor  que  aquela  que  realmente  passa pelo trecho. Então  ele  deve  se comportar  como  um   fio  ideal, de resistência  interna  nula,  ou seja,  deve  se  comportar  como  se estivesse  em  curto  circuito.  Um  amperímetro ideal deve possuir resistência interna nula.

Outro detalhe que você também deve ficar atento ao usar o amperímetro, é com relação a forma como efetua a medição da corrente elétrica, que deve ser feita em serie e não em paralelo como muitas vezes acontece . Caso você efetue a medição em paralelo, ocorrerá um curto -circuito e provavelmente você terá que trocar o seu equipamento, uma vez que os fusíveis terão sido danificados. E dependendo da proporção do curto-circuito, é possível que você também danifique o circuito no qual está fazendo a medição.

A fim de desenvolver um miliamperímetro construido 0 – 50mA  com auxílio do galvanômetro do Multímetro Minipa ET- 2022B para as medições das resistências envolvidas, potência dissipada, Valor de Rs e para encontrar a a influência da medição da corrente no circuito proposto no trabalho. Realizamos esse cálculos para verificar a eficácia do miliamperímetro construido para determinadas medições.


OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo efetuar medições de tensão DC utilizando o galvanômetro do Multímetro Minipa ET-2022B com um miliamperímetro construído.

MATERIAS UTILIZADOS

  • Galvanômetro de 0 – 50 mA
  • Multímetro Minipa ET-2022B

[pic 3]

Imagem 1: Multímetro Minipa ET-2022B.


MULTÍMETRO

O multímetro é o principal instrumento de reparo, teste e medição em circuitos eletrônicos, por isso é tão presente em laboratórios de pesquisas em diferentes áreas. Existem dois tipos diferentes de multímetros, os analógicos e os digitais, tendo como principal diferença o tipo de leitura que será realizado pelo operador, entretanto possuem o mesmo princípio de funcionalidade. O multímetro analógico consiste, basicamente, de um galvanômetro acoplado a uma chave seletora, uma bateria e circuitos elétricos internos, enquanto o aparelho digital possui um micro controlador responsável pela leitura e um visor de cristal líquido.

O multímetro possui uma chave seletora que é utilizada para modificar as funções do aparelho e seus respectivos fundos de escala. As medidas que podem ser realizadas no equipamento são no modo: amperímetro (corrente alternada e contínua), voltímetro (tensão alternada e contínua), ohmímetro (resistência), capacímetro (capacitância), termômetro (temperatura).


AMPERÍMETRO[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

O amperímetro é a função mais básica de um multímetro e é utilizado para realizar a medida da intensidade no fluxo da corrente elétrica que passa através de um circuito. Como a corrente passa com a mesma intensidade em aparelhos ligados em série, o amperímetro para aferir esse valor deve ser ligado em série com o circuito em questão. Devido ao fato mencionado, os amperímetros devem possuir baixa resistência interna para não modificar com demasia na medida realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (208.5 Kb)   docx (372.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com