TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE UM SALÃO DE BELEZA

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.462 Palavras (26 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 26

SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................3

2. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS.......................................................................................................5

3. ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO................................................................................................

4. CONCLUSÃO..................................................................................................

5. REFERENCIA..................................................................................................

1 INTRODUÇÃO

No mundo dos negócios, um dos assuntos mais discutidos atualmente é a globalização, onde entende-se como mudanças à vista nos diversos setores da economia: social, política, econômica e tecnológica, entre outras. Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas como a que atravessamos nos dias de hoje, a administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana.

O mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo, obrigando as empresas a se planejarem, por meio de ferramentas, ideias e métodos a fim de aperfeiçoarem seus processos de gestão e melhorarem seu desempenho. Neste novo cenário empresarial, onde recursos como tecnologia e informações estão disponíveis é necessário que essas organizações compreendam, elaborem e executem seu planejamento estratégico, onde o sucesso de um empreendimento está na sua definição estratégica, pois há necessidade de entender e analisar como funciona o processo da organização.

O Planejamento Estratégico é visto como uma ferramenta de gestão essencial para solucionar problemas encontrados nas organizações, orientando na tomada de decisão. Para iniciar o processo de Planejamento Estratégico é essencial a realização de um trabalho de avaliação e reconhecimento em cada ambiente da organização.

Portanto, o presente trabalho tem como objetivo oportunizar a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre os assuntos tratados nas disciplinas de Administração Estratégica, Gestão de Negócios e Administração de Sistemas de Informação.

Considerando os aspectos regionais e os desafios relacionados à uma gestão estratégica dos negócios, buscar-se-á realizar um diagnóstico e intervenção, com o intuito de avaliar aspectos que tangem a gestão de uma empresa voltado para o ramo da beleza, apontando seus pontos fortes, suas dificuldades, bem como as condições potenciais de crescimento do negócio, ou os limites que exijam mudanças.

As empresas que desejam se firmar no ramo da beleza, terão que se especializar cada vez mais e investir em qualidade e novidade tecnológica.

Segue Histórico da empresa pesquisada.

SALÃO STILLUS

A empreendedora Srª Maiara venceu os desafios da vida difícil e montou o seu salão de beleza Stillus na cidade de Piabetá em 2000. Seu sonho era abrir o seu próprio negócio. Em busca da realização iniciou o curso de cabeleireiro e concluiu. Começou a trabalhar em casa para desta forma também cuidar dos seus filhos pequenos.

Com muita dedicação, determinação e vontade de vencer começou a comprar aparelhos básicos de um salão, cadeira para corte, lavatório, bancada, cadeiras de espera e demais utensílios, como tesouras, escovas, secadores e produtos de tratamentos. Seu valor investido inicialmente foi R$ 10.000,00, incluindo pintura e decoração do salão. A empreendedora prestava serviços básicos aos clientes, como corte de cabelo, escovas, manicure e pedicure. Aos poucos seu negócio foi prosperando e já contava com a ajuda de uma funcionária. Conforme aumentou a demanda de clientes a Srª Maiara contratou mais funcionários, chegando a 14 funcionários. Sendo que certos serviços são exclusividades sua.

No salão, ela fica envolvida no acompanhamento dos serviços, na gestão dos negócios, revisando as anotações necessárias, pois, sente a necessidade de ter uma visão da situação da empresa, para fazer possíveis investimentos visando melhorias no seu estabelecimento.

Em determinado período difícil de sua vida familiar, não pode acompanhar de perto a gestão de seu empreendimento, com isso houve uma queda nos negócios quase indo à falência, tendo que demitir funcionários, e chegou a perder clientes por falta de recursos para adquirir bons produtos. Com isso a Srª Maiara, fez um levantamento de toda a estrutura da empresa vendo a necessidade de investimento, buscando ajuda com o gerente de seu Banco de confiança solicitou um empréstimo, dando andamento nos seus projetos. Começou investir no potencial de seus funcionários preparando-os para desempenhar cada vez melhor o atendimento ao cliente. E para quem deseja se qualificar para o mercado de trabalho, a Srª Maiara oferece cursos preparatórios de cortes de cabelos em seu salão.

O salão Stillus oferece um atendimento personalizado com profissionais altamente qualificados, fazendo a diferença, deixando seus clientes com a autoestima em evidencia, sendo um diferencial no tratamento de beleza.

2 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS.

A abordagem clássica à administração estratégica foi iniciada por Andrews, entre outros, na Harvard Business School. A ideia central era avaliar os pontos fortes e fracos de uma empresa em relação às oportunidades encontradas no ambiente. A regra para a alta administração era a de “encontrar a especialidade da empresa e combiná-la com o que o mundo quer e precisa”.

Segundo Chiavenato e Sapiro (2009), planejamento estratégico é um processo a nível institucional responsável pela criação e realização de estratégias organizacionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com