TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III ENCANTO VELAS; VELAS ARTESANAIS

Por:   •  13/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

GABRIEL AFRANIO DIAS AZEVEDO

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

ENCANTO VELAS; VELAS ARTESANAIS.

PIM III

 

GAMA- DF

2019

RESUMO

O proposito deste trabalho é analisar a estrutura administrativa de uma empresa, baseando-se nas disciplinas aplicadas durante o semestre (Contabilidade, Gerenciamento de Pessoas e Estatística Aplicada), para demonstrarmos o grau de aproveitamento que obtivemos e ao mesmo tempo, ampliarmos nossos conhecimentos através de pesquisas e fatos conferenciados sobre a Encanto Velas, empresa especializada em velas artesanais, localizada no gama-DF e escolhida para ser a nossa empresa estudada para aprimorar o Projeto Multidisciplinar. Dentro da Contabilidade mostramos a importância deste estudo para obter os melhores resultados e desempenhos dentro da empresa. Em Gerenciamento de pessoas vamos tratar a administração de funcionários, a importância de um bom relacionamento e notoriedade de ter um bom sistema para todos dentro da empresa. Em Estatística Aplicada na empresa será utilizada de forma a organizar, analisar e interpretar os resultados para explicar os fenômenos sociais, econômicos ou naturais, montando um banco de dados, portanto uma ferramenta imprescindível a qualquer pesquisador ou pessoa que necessite tomar decisões.

Palavras-chave: Contabilidade – Estatística Aplicada – Gerenciamento de pessoas – Pesquisa

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 01

 1.1 DESCRIÇÃO EMPRESA ...................................................................................01

2.GERENCIAMENTO DE PESSOAS....................................................................... 02

2.2 SUBSISTEMAS................................................................................................... 03

3. ESTATISTICA APLICADA .................................................................................  05

3.1 ESTATISTICA APLICADA NA ENCANTO VELAS............................................  05

4 CONTABILIDADE................................................................................................ . 08

5. CONSIDERAÇOES FINAIS ...............................................................................   10

6.1 REFERENCIAS............................................................................................... ..  10

  1. INTRODUÇÃO

O sucesso de uma empresa esta no alcance de seus objetivos, onde se torna indispensável à elaboração de uma estratégia organizacional. Para isso o Recursos Humanos é de suma importância, pois ajuda a instituição a alcançar melhores resultados em menos tempo, isso porque é elaborado um estudo aonde é identificado quais pontos bons a empresa tem e quais podem melhorar, tudo isso com muito conhecimento e planejamento.

         Planejamento é o processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro. Normalmente, o processo de planejamento consiste em considerar vários cursos alternativos de ação e decidir qual o melhor. Planejamento, que deve ser diferenciado de previsão, pode abranger um só segmento ou a empresa como um todo. A informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões e ao relacionamento da Contabilidade com os planos orçamentários, é de grande utilidade no planejamento empresarial. Mesmo em caso de decisões isoladas sobre várias alternativas possíveis, normalmente utilizar-se de grandes quantidades de informações contábeis. Normalmente os empreendedores acreditam que o gerenciamento de pessoas é uma necessidade apenas das médias e grandes empresas. Contudo, é preciso deixar de lado argumentos inverídicos como esse  e também a ideia de que gerir pessoas compete somente ao time de Recursos Humanos. Liderar e gerenciar pessoas é possível (e necessário) mesmo naquelas pequenas empresas que nem têm um setor ou um profissional de RH. A estatística lida com informações associando os dados ao problema, descobrindo como e o que coletar para obter conclusões a partir de todos os dados, de tal forma que essas conclusões possam ser entendidas por outras pessoas.

1.1 DESCRIÇÕES DA EMPRESA

          A empresa escolhida para o estudo foi a Encanto Velas, uma MEI, fundada por Jacqueline de Sousa Seabra em 2007, até então era uma simples dona de casa, mas depois do divorcio buscou um jeito de sustentar sua casa e seus 2 filhos, como já tinha trabalhado em uma casa de velas, e tinha experiência nesse ramo, Jacqueline pediu um empréstimo de 1.200 para seu ex conjugue e começou a firma no fundo de seu próprio quintal, o dinheiro pego por ela, de inicio, deu para comprar parafinas, formas, materiais para enfeites e panfletos para divulgar seu novo negocio. A empresa teve cadastro somente em setembro de 2009 e em 2011 contratou sua primeira funcionaria, não diferente de outras no Brasil, a empresa passou por altos e baixos, problemas financeiros e de administração, atualmente a empresa se mantem com clientes mensalistas (clientes que fecham pacotes mensais para sua residência ou empresa, e por essa lealdade tem descontos de 10% em qualquer produto) e lucra com clientes a vista (que fecham pacotes avulsos)

        Está empresa foi selecionada para estudo pois é considerado intrigante como empresas tão pequenas e sem muito apoio se mantem hoje no mercado de trabalho e quais dificuldades diárias são enfrentadas por elas.

  1. GERENCIAMENTO DE PESSOAS

        

Considerada uma das mais importantes teorias de motivação, o ciclo motivacional é de suma importância para ser aplicado na área profissional, pois se acredita que quanto mais motivado o funcionário estiver, mais produtivo ele ficará também. Este método busca unir o equilíbrio pessoal com o bom desenvolvimento físico, ao contrario do entusiasmo, a motivação vem de fora para dentro e não de dentro para fora, ou seja, é preciso que alguém incentive isso, ou que determinados fatores aconteçam para isso ser estimulado, para que o ciclo motivacional aconteça é necessário que o funcionário esteja em um bom equilíbrio emocional, até que alguma frustação aconteça e a tensão tome de conta do antigo estado de equilíbrio emocional, agora, o funcionário tenso tenta buscar uma solução para satisfazer sua necessidade retomando assim o seu bom equilíbrio emocional! Pode parecer mais fácil para um microempreendedor individual administrar seus poucos funcionários, aplicando o ciclo motivacional, mas para a líder da Encanto Velas, essa foi uma difícil missão, pois além de ter um pensamento antiquado que esses são métodos falhos, a dona da empresa não tinha conhecimento na parte administrativa, enfrentando assim diversas barreiras no ciclo motivacional: recém separada e com pouco dinheiro, em 2010, a dona da Encanto Velas trouxe problemas pessoais para a empresa e com a demanda de encomendas em baixa o financeiro da empresa só decaia, para agregar as dificuldades a proprietária não conseguia se encaixar no mercado de trabalho, pois enfrentava um atrito de tecnologia, realmente os problemas tinham chegados todos juntos e se instalaram por 1 ano e 4 meses até que a proprietária da empresa decidiu fazer um curso rápido no Sebrae, aonde orientaram ela a melhorar certos pontos e buscar novos recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (192.7 Kb)   docx (64.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com