TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar VII – PIM VII

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.681 Palavras (15 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Curso Superior de Tecnologia em Marketing

Lucas Inácio

1513532

Projeto Integrado Multidisciplinar VII – PIM VII

SÃO PAULO

2016


UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Curso Superior de Tecnologia em Marketing

Lucas Inácio

1513532

Projeto Integrado Multidisciplinar VII – PIM VII

Trabalho apresentado ao urso Superior de Tecnologia em Marketing

SÃO PAULO

2016


RESUMO

O presente trabalho apresenta um estudo acerca do posicionamento da marca Natura no segmento de cosméticos. Foram analisados as carecetiristicas econômicas de um pais de destino de um produto no qual pretende-se atingir um grupo especifico de consumidores atentendo suas necessidades e possibilitando a empresa facilidade e lucratividade do negocio através dos conceitos logísticos e de marketing.

Palavras chaves: Marcas, Natura, Perfil.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        A EMPRESA        6

3.        FORMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS        8

4.        PRODUTOS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E DE PREÇO        10

5.        MERCOSUL        12

5.2        CHILE - INDICADORES ECONÔMICOS        12

6.        ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO E DE TRADE MARKETING        14

7.        PROPOSTA DE INTERNACIONALIZA DO PRODUTO        15

8.        CONCLUSÃO        16

9.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17


  1. INTRODUÇÃO

No mercado de hoje, é fato que, os produtos estão se tornando bastante parecidos entre si. Isto se deve, principalmente, ao avanço tecnológico alcançado na última década, o qual possibilitou o desenvolvimento de produtos muito semelhantes, com diferenças mínimas. Por este motivo, torna-se fundamental o desenvolvimento de uma marca forte, capaz de gerar diferencial competitivo. Para tanto, é necessário que as variáveis que compõem uma imagem corporativa se desenvolvam e ajam de maneira integrada, buscando excelência em todos os aspectos e levando a empresa a ser percebida de maneira positiva como um todo, que pode ser refletido nos mapas de percepção criados por meio das pesquisas .O presente trabalho apresenta um estudo acerca do posicionamento da marca Natura atentendo a necessidade de um pais integrante do MErcoSul: O Chile. no segmento de cosméticos para homens .O trabalho também analisa, as características do pais de destino , do pais de origem da marca e seus meios de distribuição e logística.


  1. A EMPRESA

 

A Natura Cosméticos S.A. é uma companhia integrada, que desenvolve, fabrica, distribui e comercializa produtos de higiene e beleza. Fundada em 1969 por Jean-Pierre Berjeaut e pelo presidente da empresa, Antonio Luiz Seabra, com o objetivo de vender produtos de cuidado pessoal que fossem produzidos com fórmulas naturais de alta qualidade e a preços competitivos a partir de algumas fórmulas de cosméticos herdadas do pai de Berjeaut, que era químico.,Já nos primeiros anos de atividade, a empresa opta pela venda direta de seus produtos como alternativa que viabilizaria o crescimento da empresa, nascendo assim , o conceito da Consultora Natura com vendas porta-a-porta garantindo contato direto e personalizado com suas clientes

A Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Esta presentes em sete países da América Latina e na França, e conta com uma rede de 7 mil colaboradores, 1,5 milhão de consultoras e consultores Natura, além de fornecedores e parceiros.

A expansão na América Latina se iniciou em 1982 através do Chile, Peru e Argentina. Em 1999, a Natura comprou o fabricante de produtos fitoterápicos Flora Medicinal para aquisição de tecnologia na produção de produtos à base de plantas, seguindo sua estratégia de desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade brasileira. A aquisição também visava o ganho de conhecimento dos canais de venda de varejo – considerável potencial de distribuição de cosméticos a médio e longo prazo.

De maneira geral, a Natura utiliza como estratégia de posicionamento no mercado mundial a diferenciação de seus produtos, caracterizados pelo uso de componentes da biodiversidade brasileira de forma sustentável


2.1 Linhas e Produtos

A empresa oferece ampla variedade de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, empenhando-se sempre no lançamento e desenvolvimento de novos produtos. Em média 20% das vendas anuais são de produtos lançados nos dois últimos anos, estimulando o contínuo investimento nos programas de pesquisa e desenvolvimento. A atual carteira de produtos é composta por aproximadamente 510 produtos e produzidas mais de 130 milhões de unidades. A empresa está presente em oito categorias do mercado de cosméticos, predominantemente fragrâncias e perfumes, cremes e loções e maquilagem e desodorantes. As principais linhas de produto são:

  • Fragrâncias: a empresa oferece quinze fragrâncias de perfumes femininos e sete masculinas, além de fragrâncias para bebês e crianças;
  • Cremes e loções: são oferecidas três linhas de creme facial e várias loções para o corpo;
  • Maquilagem: comercializam um grande portifólio de produtos de maquilagem sob as marcas Natura Única e Faces de Natura;
  • Desodorantes: são três as marcas oferecidas, além de óleos para banho;
  • Produtos capilares: competem no mercado com o apelo da biodiversidade sob as marcas Natura Ekos e Plants;
  • Sabonetes: são oito os tipos sob as marcas Erva Doce e Natura Ekos;
  • Protetores solares: oferecem produtos para adultos e crianças destacando-se a marca Fotoequilíbrio;
  • Produtos para barbear: oferece cremes de barbear e produtos pós-barba, que são extensões das linhas de fragrâncias masculinas.

  1.  FORMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS

Os produtos são distribuídos por representantes de vendas em todo o território nacional e redes na Argentina, Peru e Chile. Caso haja receptividade no mercado europeu com a abertura de sua loja na França, a empresa considerará a expansão da distribuição na Europa. O canal exclusivo de vendas diretas associado à força de sua marca geram boas margens de crescimento das vendas, conquistando o market share dos canais de distribuição convencionais. Apesar do canal ser diferente, concorre de forma eqüitativa com os seguintes gigantes do setor de cosmético global que atuam no Brasil. A empresa recebeu em 2003, em média 22.000 encomendas por dia, das quais aproximadamente 98% foram encaminhadas em 24 horas. A logística de transporte dos produtos para as residências dos representantes de venda envolve a utilização de vinte e seis diferentes empresas e serviço postal e entrega nas poucas regiões classificadas como de difícil acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (154.5 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com