TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR 1º SEMESTRE

Por:   •  14/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  2.196 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA “PAULA SOUZA”

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL (EAD)

PROJETO INTEGRADOR

1º SEMESTRE

BRUNA FERNANDES DE ALMEIDA

JOSIMARI DE FÁTIMA SALA

MARCELO TIAGO APARECIDO PINI

PROFESSORA ORIENTADORA: LUCIANA SIQUEIRA ROSSETO SALOTTI

TAQUARITINGA, S.P.

2018

1 INTRODUÇÃO        4

2  DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9


RESUMO

Este Projeto Integrador Multidisciplinar apresenta a finalidade de demonstrar como o contexto da sustentabilidade e dos valores sociais estão inseridos nas organizações, colaborando para o desenho de novas economias e novos modelos organizacionais. O cenário de mercado atual exige dos gestores a percepção e inserção da organização dentro dos padrões sustentáveis e sociais. Assim sendo, o Projeto vai explorar as diferenças e semelhanças que o modelo tradicional de empresa e os novos modelos de organização desenvolvem em relação à sustentabilidade e aos valores sociais.

Palavras-chaves: Sustentabilidade. Valores Sociais. Modelo tradicional de empresa. Novos modelos de organização.

ABSTRACT

This project offers multidisciplinary integrator designed to demonstrate how the context of sustainability and social values are inserted in organizations, contributing to the design of new economies and new organizational models. The current market scenario requires the managers perception and insertion of the organization within the sustainable and social standards. Therefore, the project will explore the differences and similarities that the traditional model of enterprise and the new models of organization develop in relation to sustainability and social values.    

 Keywords: Sustainability. Social Values. Traditional company model. New models of organization.


1 INTRODUÇÃO

O presente Projeto Integrado Multidisciplinar que está inserido no programa pedagógico dos cursos superiores de tecnologia FATEC, irá proceder a uma análise crítica sobre a preocupação com sustentabilidade e valores sociais colaborativos desenham novas economias e novos modelos de organizações, tendo como base os conceitos e teorias que foram abordados durante o período de estudos no primeiro semestre.

Será abordado a respeito de como compreender os conceitos referentes aos novos desenhos da economia e da produção: economia sustentável, economia colaborativa, economia criativa, economia solidária, cooperativismo, empreendedorismo, empreendedorismo social, “slow business”etc.

Determinaremos as diferenças e semelhanças entre o modelo tradicional de empresa e os novos modelos de organização.

Vamos identificar e compreender também o papel da gestão e a importância dos processos gerenciais nos novos modelos de organização.

Com esse projeto apresentaremos os modelos tradicionais e os novos modelos de empresa, desde visão até os processos decisórios, que podem ser orientados pelas várias dimensões da gestão, a adequação dos processos gerenciais aos modelos de organização chamadas “novas economias”.

A metodologia utilizada para a concretização da pesquisa será fundamentada por pesquisas pela internet, artigos em sites de reportagens e sites acadêmicos abordando o tema em questão para entender melhor sobre os assuntos aqui abordados; vamos levantar dados que possam embasar a análise e pesquisas bibliográficas que serviram como fundamento teórico para a realização do trabalho, com o foco nos novos modelos de organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

Economia é a ciência que estuda os fenômenos relacionados com a obtenção e a utilização dos recursos materiais necessários ao bem-estar, temos com diferentes vertentes de economias sendo: A economia sustentável: que é conhecida como sustentabilidade econômica, pois é o termo utilizado para identificar as estratégias que utilizem da melhor maneira os recursos financeiros disponíveis e tem como ideia a promoção dos recursos de modo eficiente e responsável, gerando benefícios. Economia colaborativa: facilita a troca de serviços e produtos sem ter como foco o lucro, inclusive é conhecida como compartilhada ou em rede, logo é uma nova visão do mundo. Exibe que diante de problemas ambientais ou sociais, a divisão substitui o acúmulo. Temos empresas que utilizam o compartilhamento de troca de serviços que são sucessos mundiais, como o: Uber, Lyft e o Airbnb. Economia criativa:  O seu conceito, é do professor inglês, John Howkins, em seu livro The CreativeEconomy, ele considera que: “atividades nas quais resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico. Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos”.

Reconhecemos a Economia Criativa ou a Indústria Criativa, da seguinte forma:

  • Indústria Criativa: aquela em que as ideias criativas formam o ramo principal das atividades desenvolvidas por um profissional ou empresa;
  • Atividades Relacionadas: aquelas atividades que fornecem algum tipo de serviço ou material para determinada indústria criativa;
  • Apoio: contribuem para a indústria criativa de maneira indireta.

Economia solidária: é o conjunto de atividades econômicas, sendo elas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito e são organizadas sob a forma de autogestão, nesse modelo não existe patrão nem empregados, pois todos integrantes do empreendimento, são ao mesmo tempo trabalhadores e donos. Cooperativismo: vem de cooperação que é toda ação conjunta para atingir um objetivo em comum, todos são uma equipe e isso faz parte do ser humano e da nossa vivência em sociedade, pois cooperando, juntamos forças para alcançar propósitos maiores. O empreendedorismo: é a disposição de identificar problemas, oportunidades e investir competências e recursos na criação do próprio negócio ou projeto, capaz de gerar mudança e trazer um bom impacto, pessoas empreendedoras normalmente são: otimistas, resilientes, corajosos e confiam em si mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com