TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR EM LOGÍSTICA II: EMPRESA SANTALMAS REPRESENTAÇÕES E COMÉRCIO

Por:   •  23/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  5.498 Palavras (22 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO – UNISA

Curso: Tecnologia em Logística

Reinaldo de Paula Chaves – RA2291622

PROJETO INTEGRADOR EM LOGÍSTICA II: EMPRESA SANTALMAS REPRESENTAÇÕES E COMÉRCIO

Juiz de Fora-MG

2021

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO – UNISA

Curso: Tecnologia em Logística

Reinaldo de Paula Chaves – RA2291622

PROJETO INTEGRADOR EM LOGÍSTICA II: EMPRESA SANTALMAS REPRESENTAÇÕES E COMÉRCIO

Trabalho do curso de Tecnologia em Logística da Universidade de Santo Amaro – UNISA, como requisito parcial para aprovação da disciplina Projeto Integrador em Logística II, sob a orientação do Prof. Alexandre de Oliveira e Prof. Dr. Marcos de Oliveira Morais.

Juiz de Fora-MG

2021

DEDICATORIA

Este trabalho e dedicado aos meus familiares, amigos e professores que colaboram para o nosso aprendizado e crescimento.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por nos me dar a sabedoria e a capacidade para desenvolver este trabalho. Agradeço a empresa Santalmas Representações e Comercio LTDA, por me permitir usar suas informações para o estudo de caso para este projeto. Agradeço também, aos colaboradores da empresa, que me deu suporte para realização do estudo de caso, aos professores que me incentivou, orientou e deram dicas importantes para a elaboração deste projeto.

RESUSMO

Um projeto baseado em um estudo de caso sobre a compra e logística internacional para empresa Santalmas Representações e Comércio Ltda., mostra o histórico de uma empresa que busca se solidificar no mercado com um novo nicho de produto, mas que encontra dificuldades em definir suas compras e todo o processo logístico, deixando seu estoque desequilibrado e com custos altíssimos. Este projeto mostra as causas que acarretam este problema, bem como soluções e o programa para eliminação destas causas. Baseado em estudos teóricos, o projeto visa mostrar uma empresa na pratica e os benefícios de um plano de ação a ser implementado. O projeto visa sanar as dificuldades com o abastecimento equilibrado do estoque, melhorar o processo logístico, evitando assim altos custos, para que seu produto seja entregue aos clientes em menor tempo e com preço competitivo.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        7

2. HISTORICO DA EMPRESA        9

3. ANÁLISE PROBLEMÁTICA        9

3.1 IDENTIFICANDO O PROBLEMA        10

3.2 CAUSAS POSSÍVEIS        11

3.3 CAUSAS FUNDAMENTAIS        12

4. OBJETIVO        13

5. PROPOSTA DE SOLUÇÃO        14

6. PROGRAMA        15

6.1 SITUAÇÃO FINANCEIRA        15

6.2. PESQUISA DE MERCADOS        15

6.3 FERRAMENTAS        16

6.4 FERRAMENTAS        16

6.5 PONTOS FORTES        16

6.6 PONTOS FRACOS        17

7. PLANO DE AÇÃO        18

7.1 PLANEJAMENTO DO QUE COMPRAR        18

7.2 PLANEJAMENTO DE QUANDO COMPRAR        19

7.3 PLANEJAMENTO DE QUANTO COMPRAR        20

7.4 PROCESSO DE LOGÍSTICA INTERNACIONAL        21

8. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES        22

9. CONCLUSÃO        23

10. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        23

1. INTRODUÇÃO

Este projeto traz um estudo de caso com o objetivo apresentar a empresa Santalmas Representações e Comercio LTDA, uma empresa distribuidora no atacado de produtos e equipamentos cirúrgico hospitalar.  Esta empresa com sede em Juiz de Fora - MG, que distribui seus produtos para o Brasil, mas de forma mais concentrada no estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em uma empresa distribuidora, a maior parte de suas vendas é em grandes volumes e, a gestão de estoques, as compras e importação representam o sucesso ou fracasso de suas vendas, o projeto será trabalhado de acordo com os conceitos baseados na logística internacional, no que tange os planejamentos de compras, de transportes e estoques.

O projeto em que se baseia o estudo de caso será feito, observando as particularidades, demandas, necessidades e gestão da empresa. Todas as compras da empresa são de produtos acabados, destinados à revenda que devem ir diretamente para prateleiras. Ter um estoque equilibrado e com menor custo possível é o principal objetivo, pois permitirá que saia na frente nas competições de mercado.

O projeto abordará algumas necessidades da empresa no que tange custos de operação, um problema que tem atrapalhado a Santalmas Representações e Comércio Ltda., a alavancar suas vendas e se solidificar no mercado. Os processos de importações precisam ter uma programação, baseada em um planejamento a fim de reduzir os custos de logística internacional.

Há também outra problemática que é espaço físico, a empresa está há três anos colocando em seu nicho novos produtos para Centro de Material e Esterilização (CME) e ainda não tem ao certo o que e quanto armazenar o que muitas vezes acaba fazendo a empresa deixar de vender por não ter produtos de pronta entrega, por outro lado não pode armazenar em grande quantidade por questões de validade e espaço físico.

Estando claro que o problema de planejamento e programação e a armazenagem, será parte fundamental deste projeto. O sistema logístico dá conta de que esta área precisa ser trabalhada de forma pratica e objetiva. A empresa se encontra em um período de grandes mudanças e precisa ocupar seu espaço no novo seguimento, elevando as vendas de seus produtos, e por isso precisa ter um novo planejamento.

Para identificar o problema e poder entendê-lo melhor, a empresa foi pesquisada e analisada de acordo com a metodologia indicada para um estudo de caso, utilizando pesquisa exploratória qualitativa em toda empresa para saber das condições da mesma e focar no real problema que se pretende resolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (215.4 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com