TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II

Por:   •  1/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.573 Palavras (11 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Amanda Siqueira

Felipe Soares

Juliana Correa

 Lidiane Azevedo

 Ruth Culaoni

PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO II

Vitória – ES

                                                               2019

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho se configura como relatório desenvolvido pelo curso de Educação Física do segundo período, na disciplina Projeto integrador II, ministrado pela professora Maria Celeste Rocha, tendo como tema “Avaliação física” que se difere em dois tipos: avaliação física e funcional. Os principais objetivos da avaliação física são mensurar e detectar o estágio de condicionamento da pessoa e suas capacidades físicas, além de aptidões biológicas, fisiológicas (PINHEIRO, 2013).

Já a Avaliação Funcional é uma forma de avaliação que busca a triagem do movimento com objetivo de identificar se há possíveis disfunções musculares, as quais são provenientes de alterações da mobilidade, estabilidade e ou coordenação podendo gerar assimetrias e futuras lesões (HEINRICH, 2017).

E com isso, escolhemos antecipadamente o público dos idosos porque dentre os benefícios da atividade física na terceira idade, podemos proporcionar a inserção dos mesmos com funções limitadas na prática de atividades físicas, obtendo como benefícios o controle do peso corporal, melhoria da aptidão física, capacidade funcional e a auto percepção da saúde.

É notória a importância da Avaliação Funcional quando se refere a atividade física, pois por meio dessa avaliação, é possível chegar no melhor tratamento e nas melhores atividades que poderão ser desenvolvidas com o usuário, não prejudicando o seu desenvolvimento e oferecendo-lhe uma melhor qualidade de vida.

Mediante as etapas que foram realizadas, sendo: o diagnóstico da realidade ( tendo como objetivo fazer uma exposição mais profunda da instituição que foi escolhida, abordando os equipamentos, os horários de funcionamento do local e os profissionais que ali atuam); pontos chaves (saber qual o tipo de avaliação que os profissionais do instituto costumam usar com as pessoas que frequentam o local e principalmente mostrar que os idosos estão mais interessados com a qualidade de vida ao invés da estética); e os principais tipos de avaliações e testes que são realizados, como por exemplo a anamnese, onde por meio deste método com perguntas diretas é possível trazer a memória o máximo de informações que serão necessárias para diagnosticar uma possível doença ou até mesmo uma lesão.

2. RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO DA REALIDADE

Neste tópico apresentamos os dados coletados durante o processo de realização do diagnóstico da realidade que consiste em uma aproximação com o objeto no qual vamos trabalhar, nesse caso, a instituição pesquisada tem como Vitória Grand Fisio , que se localiza na Rua. Arlindo Braz do nascimento, N 55- Santa Luzia, situado no município de Vitoria- ES, tendo como responsável legal a Senhora : Larissa D’ávila e como mantenedora a Irmandade da Santa Casa de misericórdia no dia 12/07/2012.  

Foto1Vitória grand fisio

[pic 2]Fonte: site: www.vitoria.grand.com.br (internet)

O objetivo do projeto é proporcionar Destacar a importância dos conceitos de estatística na avaliação física voltada para a saúde, Conscientizar sobre a  necessidade  do  conhecimento  corporal,  sobretudo  de  sua composição, para a manutenção da saúde e da qualidade de vida e estabelecer, um trabalho de referência em relação a pratica de atividades orientadas.

O instituto atende diariamente, aproximadamente 80 pessoas, pois são realizados outros tipos de práticas, com público jovem, sendo que cada indivíduo possui seu horário estruturado juntamente com seu orientador, para maior organização do projeto, já que possuem professores, nutricionistas, fisioterapeutas, gerentes e secretários de e equipe de limpeza, para manter o local limpo e agradável para todos que ali frequentam.

A instituição é composta por:

 • Sala de musculação;

• Sala de hidroterapia;

• Sala de fisioterapia;

• Sala de pilates;

• Sala de treino funcional

Foto 2 Sala de musculação

[pic 3]Arquivo pessoal

 Foto 3: Sala de hidroterapia

[pic 4]Arquivo pessoal

Foto 4 Sala de fisioterapia

[pic 5]Arquivo pessoal

Foto 5: Sala de pilates

[pic 6]Arquivo pessoal

No que se refere à estrutura física, nota-se também, que o espaço disponível para as práticas das atividades é bem amplo, destacando que todas as áreas utilizadas pelos idosos e pessoas de outras idades que necessitam de tratamento.

No que diz respeito a os matérias disponíveis que dialogam com os objetivos das atividades físicas e as práticas desenvolvidas, e que se pautam com o nosso projeto.Destacamos que são aproximadamente:

5 bolas

20 pares de caneleiras

15 Bola com peso medicinebal

12 Cama elástica

12 Plataforma de equilíbrio.

Os materiais se encontram em ótimo estado de conservação e possuem uma boa quantidade que atente facilmente os alunos. Após o termino de cada aula os materiais são bem higienizados por funcionários designados a essa função.  

De maneira geral o grupo entende que a instituição atende em sua grande maioria de forma satisfatória, deixando a desejar somente em dois aspectos: não tendo uma equipe multidisciplinar, como por exemplo, cardiologista, psicólogo, entre outros e realizando somente uma forma de medida, o IMC (índice de massa corporal).

Através do resultado dessa fórmula matemática é possível indicar, por exemplo, se a pessoa está com peso adequado, se apresenta magreza, sobrepeso ou obesidade. O método de cálculo do IMC é simples e rápido, sendo necessário dividir o peso (em quilos) pela altura (em metros) elevada ao quadrado, ou seja, altura x altura; obtendo IMC = Peso ÷ A².

O funcionamento da instituição acontece de segunda a sexta de 06:00hs às 22:00hs. O atendimento das atividades com idosos e outras pessoa que necessitam de atendimento tem o horário marcado, As aulas são monitoradas por cinco profissionais sendo dois de educação física, dois fisioterapeutas e um nutricionista não havendo separação por idade. Além disso, é importante destacar que eles fazem a inclusão de alunos com deficiência.

No que se refere aos profissionais que trabalham na instituição são: 6 professores formados em educação física 6 fisioterapeutas 6 nutricionista e 3 estagiários, não havendo atendimento em outras áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (792.1 Kb)   docx (670.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com