TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação No Processo Ensino Aprendizagem

Pesquisas Acadêmicas: A Avaliação No Processo Ensino Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  1.672 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Ainda que possa haver discordâncias quanto a aspectos das pedagogias e dos formatos mais adequados para uma educação bem sucedida, todos concordam que a escola tem que ser um ambiente agradável e receptivo e o professor deve estar presente, motivado, por tempo e condições de trabalhar com os estudantes e dispor de materiais pedagógicos adequados. É possível afirmar que essas condições estiverem sendo passadas, a educação será bem sucedida como praticamente qualquer pedagogia que seja utilizada. Nada é simples, mas tão pouco chega ser tão difícil, o mais preocupante é quando não se quer mudar, reavaliar sua prática pedagógica ou exigir as condições físicas ou pedagógicas para se efetuar mudanças. A avaliação no processo de ensino aprendizagem está inserida nesse contexto, ao longo desse trabalho faremos reflexões de que forma ela se apresenta tanto para o professor, aluno, responsáveis pela instituição de ensino, familiares ou governos. De qualquer forma é hora de passarmos pela educação um bom pente fino.

Palavras-chave: Escola Reflexão Avaliação Práticas.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresenta-se uma breve discussão sobre a possibilidade da relação entre avaliação, processo de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo a reflexão acerca da problemática que envolve o desafio da passagem da avaliação de aprendizagem no molde do ensino tradicional, movendo-se no sentido de fazer com que o aluno se aproprie com significado para ele dos conhecimentos históricos da humanidade e que alunos e professores possam romper alguns dos paradigmas dessa concepção da avaliação.

Para tanto, discute-se sobre os desafios que fazem parte do processo educativo conectado ao contexto da vida em sociedade na qual estamos inseridos, portanto no sentido de desafiar da maneira como o mundo se apresenta e por isso, a avaliação na perspectiva da aprendizagem significativa passa a existir como um instrumento que corresponde à possibilidade de superação das relações de poder que foram sendo estabelecidas ao longo da história da humanidade.

Vale dizer de uma aprendizagem significativa quando permite que seus conteúdos relacionem-se de forma substancial ao que o aluno já sabe (ao pé da letra, mas em sua essência) e que essa relação seja arbitrária, ou seja, que encontre um sentido lógico e coerente na estrutura cognitiva do aluno.

Cruz (2001), em sua dissertação de mestrado, oferece um exemplo: “Se um aluno aprende significativamente que um cão é um mamífero, ele deverá ser capaz de expressar isso de diversas formas como: o filhote de cachorro mama de sua mãe ou o cachorro é um animal que, como nós, mama quando é um filhote”.

Nesse sentido, os projetos ou planos de aula propõem um movimento do quais os conteúdos das disciplinas se vinculam à vida dos alunos de maneira substancial, servindo-lhes de meios para a compreensão do mundo e dos fenômenos físicos e sociais que os permeiam, a partir do que eles já sabem sobre o mundo.

Sendo assim, vejo a função da avaliação é de diagnosticar o nível real de aprendizagem do aluno, ou seja, diagnosticar aquilo que ele já sabe para a reorganização do ensino. Indo além,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com