TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR - PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PESSOAL

Por:   •  11/8/2020  •  Artigo  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

PROJETO INTEGRADOR: PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PESSOAL

PROFª MARIA HELENA VELOSO SALGADO

ALUNA: JOSIANE ALVES CARDOSO BENOVIT                    RA: 54822019

CULTURA ORGANIZACIONAL, CLIMA ORGANIZACIONAL: QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE OCUPACIONAL.

Dourados-MS, Maio de 2020

RESUMO

Considerando que para se ter uma equipe motivada é essencial que a empresa utilize de estratégias certas para estimular seu alto desempenho e satisfação no trabalho. Logo, é preciso buscar constantemente formas de mobilizar as pessoas, desenvolver seu potencial infinito e reconhecer os seus resultados. Neste sentido, estudamos cuidadosamente a empresa em questão, para identificar os problemas, causas e possíveis soluções.

O presente trabalho tem como objetivo verificar a área de gestão de pessoas de uma empresa, nesse caso a Rural e Acessórios Ltda. Para que tal objetivo fosse alcançado, foi preciso conhecer e diagnosticar algumas particularidades de cada setor bem como seus colaboradores.

Os dados apresentados no projeto foram avaliados de acordo com todas as informações coletadas nas visitas a empresa, e no diagnóstico da pesquisa técnica e comportamental.

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrador tem como objeto de estudo a Empresa RURAL E ACESSÓRIOS LTDA, situada na cidade de Dourados/MS e que atua no ramo varejista de produtos agropecuários e acessórios.

Após um estudo realizado, identificou-se uma pressão por parte da empresa à seus colaboradores no cumprimento de metas. Porém, a mesma não reconhecia tais esforços, o que causava um certo desânimo nos mesmos.

Havia um clima de estresse constante entre colaboradores na tentativa de alcançar o objetivo imposto pela empresa. Atrasos no cartão de pontos, além de reclamações de clientes nas vendas e no pós vendas. Além disso, a empresa estava enfrentando uma rotatividade muito elevada e com isso a perda de grandes talentos, causando assim um grande impacto para construção do capital humano do negócio.

Durante a realização desse trabalho percebeu-se que a organização não tinha nenhuma estratégia relacionada à administração de cargos ou política de benefício. Então foi iniciada a elaboração de um Plano de Cargos e Salário e Política de benefícios para a empresa e a partir disso definir de que forma esse Plano pode contribuir para a sua gestão de recursos humanos.

.

OBJETIVOS:

Pontuar as falhas e buscar soluções implantando o plano de cargos e salários bem como a política de benefícios.

A integração dos colaboradores (tanto os novos quanto os antigos, inteirá-los sobre a cultura, valores, missão e ambiente organizacional).

Atualizar e determinar estruturas de cargos que possibilitem organizar, atrair, reter e desenvolver os funcionários; proporcionar um equilíbrio salarial interno; definir parâmetros para o desenvolvimento de pessoal; definir atribuições, deveres, especificações e responsabilidades inerentes a cada cargo; proporcionar uma qualidade de vida saudável na organização; dentre outros.

METODOLOGIA:

A metodologia aplicada neste estudo foi a avaliação do clima organizacional permitindo a realização de melhorias no ambiente de trabalho o que inclui o ambiente físico, psicológico e social. Motivação, satisfação pessoal e bem estar são fatores primordiais para a construção de um clima organizacional saudável.

Identificar o perfil da empresa quanto a gestão de pessoas e implementar ações que favoreçam o clima organizacional, a qualidade de vida e saúde ocupacional.

Colocar em pratica a Missão, Visão e Valores da organização, trazendo satisfação no resultado final.

Investir em profissionais especializados para cada área da empresa pode sair muito caro, é preciso usar estratégias. Realizar treinamentos e o feedback são opções mais acessíveis para uma empresa que não dispõe recursos financeiros e tempo.

DESENVOLVIMENTO:

A Empresa RURAL E ACESSÓRIOS LTDA, situada na cidade de Dourados - MS, atua no ramo varejista de produtos agropecuários e acessórios. Objetivando garantir suporte para a expansão e o crescimento de seus clientes no Município e da região da Grande Dourados, ofertando uma enorme variedade de produtos que dão suporte para as atividades econômicas desenvolvidas por seus clientes.

Distribuir com qualidade e estabilidade, promovendo o desenvolvimento regional no ramo em que atua, é a missão da Rural e Acessórios Ltda. A empresa sempre primou pelos valores que estão presentes desde o início de sua história: excelência, ética, qualidade em produtos e preços altamente competitivos. E também sempre buscou pelo que há de mais inovador no mercado. Sua visão é ser referência regional na distribuição de produtos, acompanhando o desenvolvimento tecnológico.

No atual contexto em que se encontram as corporações, onde mudanças ocorrem de forma rápida e em todos os instantes, as organizações precisam ter estratégias definidas, sustentadas por uma gestão que estimule o envolvimento e a participação dos colaboradores. Para isso é importante a avaliação do clima organizacional e, a partir dos resultados, elaborar e implementar planos de melhorias.

Mas não era o que estava acontecendo na Rural e Acessórios Ltda. Identificou-se que os colaboradores sofriam pressão para que cumprissem as metas estipuladas, porém, não havia reconhecimento o que causava um certo desânimo nos mesmos. O clima de estresse era constante entre colaboradores na tentativa de alcançar o objetivo imposto pela empresa. Atrasos ao registrar o ponto, reclamações de clientes nas vendas e no pós vendas passaram a ser freqüentes. Além disso, a empresa estava enfrentando uma rotatividade muito elevada e com isso a perda de grandes talentos, causando assim um grande impacto para construção do capital humano do negócio.

Estabelecer metas mensais para os colaboradores é algo bastante interessante desde que haja um retorno, motivando-os e satisfazendo suas metas pessoais.

Optou-se então por uma avaliação do clima organizacional.

Avaliar o clima organizacional de uma organização é avaliar o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos funcionários que trabalham nesse ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.

Para D.J. Champion, no livro “Gestão do Clima” de Ricardo Luz-(2003, p 10) “Pode-se definir clima organizacional como sendo as impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho; embora nem todos os indivíduos tenham a mesma opinião, pois não tem a mesma percepção, o clima organizacional reflete o comportamento organizacional, isto é, atributos específicos de uma organização, seus valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (91.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com