TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR I - PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS

Por:   •  24/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.297 Palavras (14 Páginas)  •  1.566 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Uniderp- Universidade Anhanguera

Centro de Educação à Distância (CEAD)

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 7º SEMESTRE

PROJETO INTEGRADOR I

PLANEJAMENTO  FINANCEIRO PARA UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS

Daiane Cardoso Alves – RA 8090889486

Eionyr Morais Barbosa

Professora Tutor a Distância

Caxias do Sul

2017


Resumo

Este projeto integrador tem como proposta a implantação de um planejamento financeiro de uma  organização que presta serviços. A organização está localizada em Caxias do Sul e suas atividades são de manutenção elétrica, eletrônica e pneumática em máquinas e equipamentos industriais e laboratoriais. O planejamento financeiro foi feito através de coleta e diagnósticos de informações financeiras da organização e fundamentando-se nas noções contábeis adquiridos no decorrer do curso de Ciências Contábeis. Para realização deste projeto foram concretizadas conferencias com o diretor da organização e recolhidos os dados imprescindíveis para elaboração do plano do controle financeiro. Neste conjunto foram instituídos fluxos de caixa cogitados para 2º semestre de 2017 e elaborada um instrumento de controle financeiro.

Palavras-chave: Planejamento financeiro, fluxo de caixa e controle financeiro.


Sumário

1.        Introdução        4

2.        Apresentação do Projeto Escolhido        4

3.        Objetivos        6

4.        Cronograma Projeto        7

5.        Planejamento Financeiro        7

6.        Conclusões        15

7.        Referencias Bibliográficas        16

8.        Anexos        17

 

  1. Introdução

O planejamento financeiro é de suma importância para as organizações, pois oferece informações necessárias para sua sobrevivência e desenvolvimento no cenário em que estão implantadas. Com um planejamento financeiro correto, é possível estabelecer um modelo a seguir para que as finalidades sejam alcançadas, sendo ele uma projeção do que deve ser feito futuramente além de preparar a organização para suportar situações inesperadas, consentindo assim um diagnóstico adequado das ações que deverão ser tomadas. Uma vez estabelecida à estratégia, é possível definir o plano de ação, os responsáveis pelo cumprimento do plano e quais recursos serão necessários para atingir as metas.

Para o gestor, o planejamento financeiro consente deliberar os planos financeiros e fundos que estarão provendo as passagens para o empreendimento alcançar seus objetivos e fornecer ferramentas que proporcionem uma composição para classificar as atividades da organização e atuar como mecanismos de controle, aceitando a avaliação de suas atividades.

Realizando o planejamento financeiro, a organização acha uma maneira de garantir que os alvos e planos preparados estão seguindo a orientação certa para sua realização.

O objetivo deste projeto integrador é oferecer à organização analisada, por meio do planejamento financeiro, opções de desenvolvimento, permitindo assim a análise de diversos cenários e um projeto apropriado de suas operações financeiras. Com estes atos a organização terá condições de fazer um plano de curto prazo e de tomar deliberações apropriadas decidindo onde, quando e quanto investir, ajustando um comando maior sobre suas atividades financeiras.

  1. Apresentação do Projeto Escolhido

A empresa estudada, Nanotronic Ltda, atua no mercado de Caxias do Sul há 6 anos, com sede na Rua Nelso Pedrinho Ferrari, 198. Começou suas atividades atuando com prestação de serviços em manutenção elétrica, eletrônica e pneumática em máquinas e equipamentos industriais e laboratoriais. A empresa oferece como padrão a excelência em serviços e atendimento ao cliente e assegura a execução e entrega do spedido no prazo combinado e dentro das normas técnicas de segurança e de qualidade exigidas pela legislação e pelo cliente. Tem como Conta com dois sócios, sendo que um é sócio investidor e operador e o outro somente sócio operador. Não conta com colaboradores.

Seu faturamento mensal reja em volta de R$ 15.000,00, existindo ocasiões de sazonalidades, devido a concorrência de outras prestadoras de serviços e atualmente pela retração econômica do cenário brasileiro.

Por não valer-se de soluções de planejamento e controle apropriados, a organização não tem uma condição financeira consistente, o diretor não sabe precisar as condições da organização em fazer uma aquisição ou estrear um projeto de ampliação do negócio evitando novas oportunidades, em contrapartida, têm controles sobre o volume de serviços prestados no mês ou diagnóstico de melhoria dos métodos. A ausência de um planejamento financeiro acaba impactando absolutamente em seu desenvolvimento, porque reflete na falta de projeções e ponderações sobre quais ações devem ser tomadas no futuro e quais imprevistos podem ser impedidos.

        Foi necessário fazer a analise SWOT da empresa Nanotronic para verificar onde teremos que focar para chegar ao resultado esperado neste projeto, que é a saúde financeira da organização através de um bom plano de ação. Abaixo segue quadro com a análise:

Pontos fortes:

- Foco nos clientes e ações de fidelização;

- Serviços diferenciados levando em conta o perfil de cada cliente;

- Nicho de mercado bem definido;

- Qualidade e garantia na prestação de serviços.

Pontos fracos:

- Concorrência desleal devido a não formalização das empresas;

- Altos custos fixos.

Oportunidades:

- Aumento da demanda de reparos e reforma nas indústrias da cidade;

- Crescente exigência do mercado por prestadores de serviços especializados;

- Vários concorrentes sem qualificação necessária para este nicho.

Ameaças:

- Mudança do cenário com retração econômica (crise atual), comprometendo a procura por serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (288.4 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com