TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR PARCIAL IV

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.390 Palavras (18 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 18


[pic 2]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANOS

        PROJETO INTERDISCIPLINAR PARCIAL IV        

ADEMAR DA COSTA CARVALHO

         RA: 2476302414

PROJETO INTERDISCIPLINAR IV

Prointer, projeto apresentado no CURSO SUPERIOR DE TEC. EM GESTÃO DE RH na Universidade Anhanguera, como exigência parcial para avaliação semestral.

Tutor EAD: Prof. Erica Fernandes

Tutor presencial: Prof. Denis Mascarenhas

SUMÁRIO

   RESUMO                                                                                                            4

1.INTRODUÇÃO                                                                                                  5         55                                                                    2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA                                                                  8                

3. BREVE HISTÓRICO DA EMPRESA                                                                  8  

4. QUESTIONÁRIO                                                                                                 9

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                              14

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                                  16                                                              

RESUMO:

             O objetivo central deste Projeto Interdisciplinar aplicado ao Curso de Gestão de Pessoas  baseado nos conhecimentos adquiridos nos estudos das Disciplinas de Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de Desempenho, Administração de Cargos Salários e Benefícios, Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento é contribuir com aplicação de conceitos e ferramentas cientificamente fundamentadas na busca de crescimento organizacional e vantagem competitiva da empresa “FAZENDINHA CONVENIÊNCIA E PADARIA”. Para cabal elaboração de análise da empresa foi pesquisada sua caracterização num primeiro momento e apresentada parcialmente e após entrevista com o proprietário tendo como assunto diversas áreas que compõem o setor do RH , será efetuado o diagnóstico organizacional. Constatou-se a inexistência do RH de forma ativa na empresa, sendo esta área suprida pelo seu proprietário, auxiliado pelos seus filhos. Tal situação faz com que seu gestor não tenha foco nas estratégias de crescimento pois muitas atividades do RH demandam tempo, podemos citar o processo de seleção e recrutamento. O manual de politica interna muito bem estruturado apresenta missão, visão e valor  porém não vem sendo colocadas em prática boa parte das politicas, mesmo assim  percebe-se o crescimento histórico da empresa, que atualmente esta estagnada e perdendo o poder de competitividade. Com escopo de retomar crescimento organizacional  foram  sugeridas intervenções estratégicas e a aplicaçao de seu manual de politica interna.

 

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma empresa do ramo de conveniência. A empresa pesquisada é familiar, consolidada no mercado desde ano de 1986, inicialmente era uma banca de jornal tendo como fundador e idealizador Sr. Altair primogênito de uma família constituída de pais e nove irmãos, num primeiro momento fazia parte todos os irmãos com objetivo de criar oportunidade de trabalho e experiência profissional.

Desde sua criação até os dias de hoje a empresa passou por diversos ramos de atividades, sendo banca de jornal, lanchonete, cozinha industrial e bufê, telemarketing, lavanderia. Nos últimos 20 anos a empresa firmou-se como loja de padaria e conveniência, permanecendo apenas um dos irmãos e seus filhos. Foi inaugurada com 60 metros quadrados e hoje ocupa uma área de 500 metros quadrados.

A empresa pesquisada não possui um planejamento de treinamento e desenvolvimento mesmo assim seu fundador teve a iniciativa de oferecer cursos a todos os funcionários, a partir de uma parceria com a ACIT (Associação Comercial e Industrial de Taubaté) e com Universidade Martins de Varejo, onde seus colaboradores eram convocados para treinamentos semanais.

Segundo Araujo (2006) O treinamento é a educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo, podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa. Desta forma os colaboradores da empresa receberam treinamentos adequados e necessários para o seu desenvolvimento profissional e  pessoal. Visto isso se julga interessante um planejamento de T&D dentro da empresa para seu Desenvolvimento Organizacional (DO).

Um ponto que merece destaque na empresa é a estrutura de cargos e salários, o Empório Fazendinha é subdividido em administrativa e operacional, com planejamento de cargos que permitem o desenvolvimento vertical dos profissionais e com percurso de carreira em linha horizontal para os cargos, que ocorrerá em função de avaliação de desempenho que apresenta as principais diferenças entre atribuições por classificação.  A avaliação de desempenho avalia os seguintes itens: carreira; assiduidade; atitude; cargo; competências essenciais, desejáveis, indesejáveis e eliminatórias; conhecimento desempenho; espaço ocupacional; habilidade; pontualidade; qualidade; padrão e excelência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (278.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com