TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA (PROINTER IV) RELATÓRIO PARCIAL

Por:   •  9/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.916 Palavras (16 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

PROINTER IV RELATORIO PARCIAL

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

CAROL SANTANA FREITAS                                                   RA 5076269358

MARTHA GOMES PEDROSA                                                  RA 7084335991

DAMARES STEFAN SILVA                                                     RA 3057792218

TUTOR PRESENCIAL: SALVIO TEODORO LIMA

TUTOR À DISTÂNCIA: ELOISA SANTOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA (PROINTER IV) RELATÓRIO PARCIAL

GOIANIA - GO

10.2014


PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA (PROINTER IV) RELATÓRIO PARCIAL

Trabalho Apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Financeira da FACNET-DF, como requisito parcial à obtenção de notas da disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira (PROINTER IV) Orientado pela tutora à distância Eliane Grigonis e pela tutora presencial Salete Teodoro dos Santos.

TAGUATINGA-DF

10.2017

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO        3

1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO        4

2.  TÉCNICAS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: VPL E TIR        5

3. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO        8

4. OS ÍNDICES DE ANÁLISE FINANCEIRA        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13


INTRODUÇÃO

Neste projeto interdisciplinar parcial realizado para o curso de Tecnologia em Gestão Financeira tem como objetivo de realizar uma revisão bibliográfica sobre a gestão e análise financeira de uma organização e seus critérios de decisão.

As organizações buscam fortalecimento financeiro através de seus resultados agregados, no sentido de gerir o capital com responsabilidade para que haja resultados positivos nos negócios, ou seja, o valor dos investimentos supere os custos.

É identificado que o planejamento estratégico é uma das ferramentas que possibilita aos empreendedores administrar melhor os seus negócios e independentemente do tamanho da empresa é necessário estabelecer metas, parâmetros e estratégias.

Será destacado que a gestão de capital de giro tem participação de grande importância no desempenho operacional de uma empresa, pois através dele serão financiadas as atividades da empresa. Uma má gestão do capital de giro traz sérias e desastrosas consequências financeiras para empresa, contribuindo para uma situação de insolvência.

É através dos índices que a organização pode analisar seus relatórios contábeis, adquirirem informações que possam contribuir para o gerenciamento da mesma no que diz respeito ao comportamento das contas, a identificar as tendências apresentadas nas suas demonstrações.

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO-FINANCEIRO

O planejamento sempre é recomendado para qualquer tipo de situação, ajudando a identificar as condições que o ambiente apresenta, pois quanto mais complexo e incerto for o ambiente organizacional, maior a sua necessidade. “Nos últimos anos, as atividades de planejamento vêm se tornando cada vez mais importante tanto para a atuação dos governos como das empresas” (BETHLEM, 1999, p. 103), isso ocorre em função da complexidade do ambiente. Os autores, na maioria das vezes, afirmam que o planejamento estratégico possibilita o alcance de metas, e é capaz de orientar na tomada de decisões, clareando as ações do futuro.

 “O termo planejamento estratégico se refere a um conjunto de conceitos, procedimentos e ferramentas desenvolvidas para ajudar uma organização a pensar e agir estrategicamente por meio de um processo que visa promover o consenso” (KERR, 1993, p.07)

O planejamento estratégico objetivo ser uma alternativa para a sobrevivência e crescimento das organizações num mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.

A função de planejar é definida como a análise de informações relevantes do presente e do passado e a avaliação dos prováveis desenvolvimentos futuros, de forma que um curso de ação seja determinado e que torne possível à organização atingir seus objetivos já determinados.

Pode-se dizer ainda que “o planejamento é uma medição entre o conhecimento e a ação, com o suporte de recursos. Refere-se a uma estimativa de impacto no futuro das ações adotadas no presente” (TAVARES, 2000, p. 146).

O planejamento tem alguns tipos, sendo que “Na consideração dos grandes níveis hierárquicos, pode-se distinguir três tipos de planejamento: planejamento estratégico; planejamento tático e planejamento operacional.” (Oliveira, 2006, pg. 45).

Na visão de Lacombe e Heilborn (2003), o planejamento estratégico tem início ao topo da hierarquia e corresponde ao planejamento sistêmico das metas em longo prazo e dos mecanismos disponíveis para conseguir alcança-las. O seu objetivo não é focalizar os mínimos detalhes, mas sim executar aquilo que é necessário para a empresa, fazendo a coisa certa para alcançar os resultados esperados.

Segundo Oliveira (1999) o planejamento tático possui um período de tempo mais curto do que o planejamento estratégico e tem como objetivo aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo.

O planejamento tático tem como finalidade utilizar os recursos disponíveis da organização para a elaboração dos objetivos e metas fixados, segundo uma estratégia predeterminada bem como as políticas orientava para o processo decisório da empresa.

O planejamento operacional é realizado através de documentos escritos de maneira formal e homogênea, apresentando um período de tempo ainda mais curto do que o planejamento tático (OLIVEIRA, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (227.6 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com