TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM SEGURANÇA PRIVADA

Por:   •  3/7/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.082 Palavras (13 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS

CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DE SEGURANÇA PRIVADA

PROTEGE S/A - PROTEÇÃO E TRANSPORTE DE VALORES

LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA SOUZA

RGM: 21874638

São Paulo

2020


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS

CURSO SUPERIOR GESTÃO DE SEGURANÇA PRIVADA

PROTEGE S/A - PROTEÇÃO E TRANSPORTE DE VALORES

Projeto Multidisciplinar de Gestão de Segurança Privada I apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, como exigência do Curso Superior em Gestão de Segurança Privada sob orientação da Prof. Dr. João Luiz Souza Lima e do tutor Júlio Cesar Gomes.

São Paulo

2020


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1 EMPRESA        5

1.1        DADOS OFICIAIS        5

1.2        HISTÓRICO        5

1.3        MISSÃO, VISÃO E VALORES        6

1.4        RAMO DE ATIVIDADE        8

1.5        DADOS MACROECONÔMICOS DO SEGMENTO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA        8

1.6        PARTICIPAÇÃO DA EMPRESA NO SEU MERCADO DE CONCORRÊNCIA        9

1.7        ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        9

RESPONSABILIDADE SOCIAL        10

2 CONSIDERAÇÕES FINAIS / CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento deste trabalho visa atender requisitos para conclusão do curso de Gestão em Segurança Privada, o qual busca desenvolver conhecimentos e competências que o futuro Gestor de empresa deve ter, informações de nível estratégico tais como: dados oficiais, histórico, missão, valores, ramo de atividade, participação da empresa no mercado de concorrência, estrutura organizacional e responsabilidade social.

A segurança privada tem se desenvolvido a partir do crescimento da população e aumento da violência conforme cita Zanetic (2006), aliado a uma conjunção de fatores tais como a falência ou a crise de legitimidade do Estado.

Eventos importantes como a Copa das Confederações, Olímpiadas, Copa do Mundo, aumento do poder aquisitivo da população, bem como, o reconhecimento por parte dos Governos da importância da segurança privada no combate à criminalidade, são, na concepção de Brito (2013), reforço a importância da segurança privada. A relevância do tema se dá a partir da importância que a segurança privada assume como complemento importante para a segurança pública, segundo Marcondes, em seu Blog Gestão da Segurança Privada.  

A Protege S.A, se insere no mercado a partir do ano de 1971, e essa trajetória é mostrada nessa pesquisa, passo a passo, valorizando cada momento vivido. Suas conquistas, suas metas e o objetivo de ser líder nacional de mercado em seu ramo de atuação. Sendo assim, essa pesquisa qualitativa exploratória procurou mostrar o porquê, dentro do atual cenário da Segurança Privada no Brasil, ela ser uma das maiores empresas em seu ramo de atividade, respeitando os dispositivos legais, as relações de mercado e os avanços tecnológicos.

        

1 EMPRESA

A empresa escolhida para a apresentação no projeto foi a empresa Protege S/A - Proteção e Transporte de Valores. É uma empresa classificada como sociedade anônima de capital fechado, também conhecida como S.A. ou Companhia. É o tipo de empresa em que o capital social está dividido em ações que podem ser negociadas livremente, sem necessidade de escritura pública. Tem por objeto social a prestação de serviços de transportes de valores em veículos especialmente construídos para esse fim, além dos serviços de guarda ou custódia de valores. Adicionalmente, presta serviços para estabelecimentos financeiros, comerciais, industriais e outros. Seu capital é 100% brasileiro.

  1. DADOS OFICIAIS

A Companhia está sediada na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, à Rua dos Coqueiros, 1300 e tem base para prestação de serviços nos Estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Bahia e no Distrito Federal. O grupo Protege é composto de 05 (cinco) empresas em várias frentes de prestação de serviços, conforme segue: Transporte de Valores, Segurança Patrimonial e Serviços, Segurança Eletrônica, Consultoria de Segurança, Formação de Profissionais, Serviços Aeroportuários, entre outros. Possui mais de 40 bases espalhadas pelo Brasil, são mais de 16.000 (dezesseis mil) colaboradores. Com atuação em mais de 18 (dezoito) estados do Brasil. Sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica -CNPJ sob o número 43.035.146/0001-85 e sua Inscrição estadual – IE sob o número IE 626700450111 e seu atual presidente é o Sr. Marcelo Batista de Oliveira.

  1. HISTÓRICO

A criação e fundação da empresa Protege S/A Proteção e Transporte de Valores ocorreu no Município de São Paulo-SP no ano de 1971. Na década seguinte teve  forte expansão a partir do ano de 1981, expandindo-se para as cidades do Rio de Janeiro-RJ, São José dos Campos-SP e Sorocaba-SP. Em 1986 chegou à Presidente Prudente-SP, Baurú-SP,  Araçatuba-SP, Petrópolis-RJ, Volta redonda-RJ e Brasília-DF. Em 1987 ocorreu a Fundação da Provig Formação de Profissionais de Segurança LTDA. No ano de 1989 atingiu a marca de 4.000 (quatro mil) colaboradores. O ano de 1992 foi marcado pela fundação de mais duas empresas do grupo Protege S/A, a Proair Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo e Protege Serviços Especiais. O ano de 1994 ocorreu a expansão para os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás, ano em que foi criada a empresa Protege Segurança Eletrônica. No ano de 1995 a Protege Chegou ao Estado do Tocantins. No ano de 1999 atingiu a marca de 10.000 (dez mil) colaboradores. Em 2001 houve a incorporação dos serviços de Transporte de Valores do Banco Banestado. Em 2002 expansão para as cidades de Rondonópolis-MT e Cuibá-MT. Nos anos de 2005 e 2008 a revista EXAME elegeu a Protege S/A a melhor empresa de Transporte de valores e ainda no ano de 2008 a empresa atingiu a marca de 14.000 (quatorze mil) colaboradores. O ano de 2010 foi muito produtivo, uma vez que a empresa se expandiu para os Estados do Acre e Rondônia com a aquisição da empresa Transeguro, modernização da frota com a aquisição de 506 veículos Especiais da marca Wolkswagen. A empresa Provig, torna-se pioneira no ramo de treinamento do uso de armas não letais, e ainda ficou 4ª colocada entre as eleitas pela Revista ISTO É DINHEIRO em sustentabilidade financeira. Em 2011, completa 40 anos e lança o serviço de carga segura, um serviço para transportar carga de alto valor em um caminhão blindado, se utilizando de um modelo seguro e diferenciado. No ano de 2013 adquire a empresa SEA no setor aeroportuário, vindo a incorporá-la no ano de 2014, ano em que também incorpora a empresa Transeguro adquirida no ano de 2010. No ano de 2015 ultrapassa a marca de mais de 1700 (um mil e setecentos) veículos em sua frota. Em 2016 lança a Universidade Corporativa e inaugura sua base em Rio Verde-GO.  Em 2018 faz o lançamento do Programa Qualidade de Vida (PROATIVO) e recebe o Prêmio Valor Carreira como a melhor empresa em Gestão de Pessoas. Em 2019 implantou um novo modelo de Veículo Especial e 2020 incorporou a empresa Proforte.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com