TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE MELHORIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DA GESTÃO DE ESTOQUE DA EMPRESA JASMINE ALIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO

Por:   •  16/8/2018  •  Artigo  •  5.830 Palavras (24 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI

CURSO GESTÃO EM LOGÍSTICA

CLEVERSON JOSÉ PAIVA DA SILVA

DANIEL NEGRÃO BERTOLI

FELIPE RAFHAEL DA SILVA

HEITOR RICARDO MAITO DA LUZ

JORGE LUIZ ANDRETTA FILHO

MARIA SILVA SANTOS

SIDINEY BERNARDES

TAINARA DE LIMA VAZ

PROPOSTA DE MELHORIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DA GESTÃO DE ESTOQUE DA EMPRESA JASMINE ALIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO.

CURITIBA

2017

CLEVERSON JOSÉ PAIVA DA SILVA

DANIEL NEGRÃO BERTOLI

FELIPE RAFHAEL DA SILVA

HEITOR RICARDO MAITO DA LUZ

JORGE LUIZ ANDRETTA FILHO

MARIA SILVA SANTOS

SIDINEY BERNARDES

TAINARA DE LIMA VAZ

PROPOSTA DE MELHORIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DA GESTÃO DE ESTOQUE DA EMPRESA JASMINE ALIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO.

Projeto apresentado como avaliação parcial da disciplina de Projetos, do 3º e 4º Período do Curso de Gestão de Logística da Faculdade Padre João Bagozzi.

Orientador: Prof. Ronaldo Trentin Zierhut

CURITIBA

2017

RESUMO

Palavras-chave:

LISTA DE FIGURAS

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Neste tópico será apresentada a contextualização do projeto, bem como a problemática e sua justificativa.  Também serão apresentados os objetivos geral e específicos, o tipo de método, tipos de pesquisa, procedimentos metodológicos e por fim a caracterização da empresa onde o projeto será aplicado através de um estudo de caso.

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO

A tecnologia de informação, é fundamental para gerenciar e manter o controle de uma organização em diversas áreas. Nos setores de Recebimento, Endereçamento, Armazenagem e Estoque é fundamental ter um sistema de TI eficaz e eficiente.

Sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam processam, armazenam e distribui informações facilitando a tomada de decisões e o controle da organização. Além de apoiar, coordenar e controlar a tomada de decisão, os sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas e criar novos produtos. (LAUDON e LAUDON,1998, p. 4).

Sistema de informação é basicamente tudo aquilo que facilita a transmissão e armazenamento de dados para tornar o controle da organização e a tomada de decisão de forma simples, rápida e eficaz. Com as exigências do mercado e o aumento de informação é necessário o uso de ferramentas que acompanhe a velocidade das mudanças e não ficar para trás, pois o suporte do TI é possível acompanhar estas mudanças constantes.

Segundo Viana (2002), a atividade de gestão busca o gerenciamento dos estoques por técnicas que permitam manter o equilíbrio, impondo parâmetros e níveis de ressuprimento e acompanhando seu desenvolvimento.

Wanke,Fleury e Figueiredo (2006, p.11), defendem, "a importância atribuída à gestão de estoque, como ela sendo um elemento fundamental na redução e controle dos custos das empresas, é crescente”.

1.2 PROBLEMATIZAÇÃO

A análise do recebimento, endereçamento, armazenagem e estocagem dentro da organização podem identificar problemas para melhoria dos seus processos?

1.3 JUSTIFICATIVA

Os sistemas de informação são de suma importância para a administração de uma empresa, e por isso se faz necessário compreender as diversas áreas que serão respectivamente utilizadas, para que haja com mais velocidade no recebimento de materiais, controle e gerenciamento da armazenagem e acuracidade do estoque, para que o produto chegue de maneira satisfatória até seu cliente final.

A utilização de indicadores logísticos facilita a visualização dos erros para encontrar mais facilmente suas respectivas soluções e também a melhora de processos.

O projeto será de grande valor para as empresas que enfrentam as mesmas dificuldades, tendo em vista que o mau planejamento no processo de qualquer segmento ou até mesmo o investimento moderado para a expansão de uma empresa, causa grandes perdas financeiras às organizações.  

A realização deste, também pode ser justificada como instrumento de assistência para todo corpo acadêmico, voltado para a logística e afim, além obviamente, de ser parâmetro de execução para todo e qualquer projeto integrador desta ou de qualquer entidade agregando aos seus autores um maior conhecimento acadêmico na gestão de planejamento e gestão operacional.

1.4 OBJETIVOS

        

Neste tópico serão apresentados o objetivo geral e os objetivos específicos.

1.4.1 Objetivo Geral

Propor melhorias através da análise da gestão de estoques da empresa Jasmine Alimentos.

1.4.2 Objetivos Específicos

Neste tópico serão apresentados os objetivos específicos do projeto integrador:

  1. realizar uma fundamentação teórica dos principais temas abordados no projeto integrador;
  2. identificar sistema de recebimento da empresa Jasmine;
  3. identificar o endereçamento da empresa Jasmine para localização e posição do estoque;
  4. mapear o sistema de armazenagem e estoque analisando o fluxo.

1.5 METODOLOGIA

Apresentam-se aqui os aspectos metodológicos para a realização deste estudo, uma vez que se trata de uma pesquisa e para garantir seu correto desenvolvimento é utilizada uma metodologia com embasamento em autores e artigos publicados referente aos assuntos abordados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com