TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobile-Learning: Uma proposta diferenciada através do QUIMITICs

Por:   •  29/10/2017  •  Artigo  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Mobile-Learning: Uma proposta diferenciada através do QUIMITICs

Renato Alves de Lima* (IC)1. Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos (PQ). Roberto Araújo Sá ( PQ )

renatolima04@hotmail.com

Universidade Federal de Pernambuco-Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru-PE

Palavras Chave: QUIMITICs, Aprendizagem móvel e ensino de química. 

Introdução

O desenvolvimento e estruturação de recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tem proporcionado novas formas de ensinar e aprender, gerando ambientes virtuais de aprendizagem. Assim, surge um novo conceito de aprendizagem, denominado Mobile-Lerning ou m-Learning a chamada aprendizagem móvel, baseada no uso da TICs móveis e sem fio. A sua característica principal de mobilidade, está relacionada ao fato de ser possível o acesso a informações em locais distantes da sala de aula ou até mesmo em espaços não formais, mas que podem proporcionar uma aprendizagem (SACCOL, SCHLEMMER E BARBOSA, 2011). Nessa perspectiva, foi construído um aplicativo denominado QUIMITICs o qual propõe um acesso de forma rápida e simples a um repositório de sites, blogs, redes sociais, softwares educacionais, laboratórios nacionais de desenvolvimento de materiais didáticos voltados para o Ensino de Química, que podem ser usadas das mais variadas formas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Química.

Resultados e Discussão

Foi disponibilizado o aplicativo para um turma de 5° periodo do curso de Química-Licenciatura da UFPE, com o objetivo de que os discentes expressassem sua opinião quanto ao uso do aplicativo QUIMITICs, além de sugerirem outros recursos que pudessem ser adicionados ao repositório. Após manusearem o aplicativo por 20 minutos, foi aplicado um questionário avaliativo de uso do recurso. A figura 1, aborda as respostas dos discentes sobre o que eles acharam do aplicativo QUMITICS.

[pic 1]

Figura 01: Opinião dos Licenciandos sobre QUIMITICs

Diante dos relatos sobre QUIMITCs observa-se uma aceitação positiva do repositório, através do uso de recursos presentes no aplicativo.  Constatou-se também, que 100% dos licenciandos destacaram o potencial do recurso para prática docente. Como observa-se na fala do licenciando L.C. 15 anos, ao indagar que “O app já traz uma seleção de material, ajudando o professor a expandir as possibilidades da aula”.  Destacando a forma como foi organizado o aplicaivo.

Conclusões

A pesquisa demonstra que o QUIMITICs atinge os objetivos de sua criação. Podendo, então, ser utilizado como ferramenta importante para o professor na organização de sua aula. Além de também poder utilizá-lo como fonte de pesquisa.

Agradecimentos

CAA/UFPE  

 SACCOL, A.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. M-learning e u-learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (315.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com