TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE PROFISSIONAL DOS FUNCIONÁRIOS NAS MICROEMPRESAS DE BALSAS

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.499 Palavras (18 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BALSAS - CESBA

CURSO SEQÜENCIAL DE ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS

PROPOSTA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE PROFISSIONAL DOS FUNCIONÁRIOS NAS MICROEMPRESAS DE BALSAS

Balsas

2006

MARIA FRANCISCA SILVA COSTA

PROPOSTA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE PROFISSIONAL DOS FUNCIONÁRIOS NAS MICROEMPRESAS DE BALSAS

Projeto de Pesquisa a ser apresentado ao Curso Seqüencial de Administração de Negócios como requisito para a conclusão do referido curso.

Professora-orientadora: DANIELLI.

Balsas

2006

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 OBJETIVOS 05

3 JUSTIFICATIVA 06

4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 08

5 HIPÓTESES 09

6 REFERENCIAL TÉORICO 10

7 METODOLOGIA 18

8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 19

9 RECURSOS NECESSÁRIOS 20

REFERÊNCIAS 23

ANEXOS 24

1 INTRODUÇÃO

A Qualidade Total está na pauta das discussões mundiais. Em diferentes lugares do mundo discute-se cada vez mais o papel essencial que ela desempenha no desenvolvimento das empresas.

A necessidade de que a empresa trabalhe com eficiência e eficácia está cada vez mais evidente. A empresa deve assumir-se como uma organização, mas que ao mesmo tempo deve tornar-se um local propício, onde empregadores e empregados desenvolvam plenamente suas funções. Para o desenvolvimento pleno das funções e/ou setores, para que haja melhoria na qualidade de serviços prestados pelos mesmos, é necessário que a organização tome decisões na forma de Administração, Planejamento, Treinamento e Recrutamento de funcionários.

Assim, é papel da empresa facilitar o acesso e permanência do empregado, investir na estrutura física, para que a partir de programas implantados e implementados, ela possa instrumentalizar e preparar melhor seus funcionários que sentir-se-ão mais motivados, competentes e capazes de realizar funções específicas, trazendo um retorno de qualidade e produtividade mais rápido à estas empresas.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Analisar a empresa buscando saber suas deficiência na área de treinamentos, programas e sistemas, visando levar ao conhecimento das mesmas uma proposta sobre aprimoramento dos funcionários, para que haja maior produtividade em decorrência das melhorias e qualificações destes empregados.

2.2 Objetivos Específicos

• Identificar a necessidade de treinamento em cada setor;

• Melhorar a estrutura física da empresa visando o bem estar do funcionário no local de trabalho;

• Implantar e implementar um Sistema ou Programa de Capacitação dos Funcionários que atenda a um determinado setor;

• Observar a qualificação de cada funcionário para saber a sua necessidade e sua função, adequando conforme aptidão;

• Mudar a atividade das pessoas seja para criar um clima mais satisfatório entre elas ou para aumentar-lhe a motivação e torná-las mais receptivas às novas técnicas de gestão.

3 JUSTIFICATIVA

Chama-se de Treinamento um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força do trabalho de uma determinada empresa a partir dos cargos ocupados, ou seja, um meio de alavancar o desempenho no cargo.

Dentre os fatores que favorecem o treinamento e desenvolvimento da capacidade profissional dos funcionários, deve-se colocar em foco a administração e o planejamento dos recursos humanos da empresa.

Entende-se por planejamento de recursos humanos o processo de decisão a respeito das pessoas necessárias para atingir os objetivos organizacionais, dentro de determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização de ação futura da empresa.

Enquanto que a administração compreende as mais diversas funções que estão classificadas em: Previsão, planejamento, organização, coordenação e controle. Portanto, embora as funções administrativas estejam inter-relacionadas, a organização é a base para o desenvolvimento produtivo da empresa.

Nas organizações, as pessoas destacam-se por ser o único elemento vivo e inteligente, por ter caráter eminentemente dinâmico e com incrível potencial de desenvolvimento.

É necessário que a empresa passe a capacitar profissionais que conheçam linguagem e plataformas além das adotadas por ela, para que eles saibam criar soluções completas e alternativas. Por isso é fundamental captar e usar a energia criativa desses funcionários.

Partindo destes pressupostos, pretende-se através de uma Proposta de Treinamento e Desenvolvimento da Capacidade Profissional dos Funcionários das microempresas em Balsas, sensibilizar os empresários e/ou empreendedores, da necessidade de criar um Programa, que permita que seus colaboradores recebam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com