TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS EM RECURSOS HUMANOS

Por:   •  6/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 8

Como funciona o planejamento da parte de recursos humanos, e a formas de recrutamento e seleção?

Quando é identificada a necessidade de contratação, optamos pelo recrutamento interno. Quando não se enquadra optamos pelo recrutamento externo focando em indicações dos funcionários atuais, e o que exigimos é que a pessoa interessada na vaga tenha registro e experiência em carteira. As seleções são realizadas através de uma entrevista pessoal com cada candidato que atenda aos requisitos do perfil da empresa, peço para realizar um teste com a supervisão do encarregado pra auxiliar.

Como desenvolve a orientação para os novos funcionários, treinamento e o sistema de avaliação de desempenho?

A orientação, treinamento e o sistema de avaliação são desenvolvidos pelo encarregado do setor onde ele observa e através dessa observação são realizados os feedbacks.

Como a organização mantem uma força de trabalho comprometida e satisfeita?

A remuneração da empresa é em cima do piso salarial, os benéficos são: Cesta básica, vale transporte e bonificação quando os funcionários superam as metas estabelecidas. Hoje ele ocupa um cargo melhor. Quando o funcionário não se encaixa no perfil da empresa ou não atende as metas estabelecidas é feito o desligamento.

Na entrevista realizada com a empresa, o processo de recrutamento foi muito de encontro do que apreendemos na teoria a organização faz seleção interna para perfil de vagas aberta e quando não encontra opta pelo recrutamento externo conforme apreendemos esse é o procedimento correto mas como a empresa se trata de uma organização familiar os cargos maiores são ocupados pelos membros da família. O que podemos perceber é que o recrutamento e seleção é informal não tem uma regra a não ser a experiência em carteira.

A promoção da empresa funciona com os funcionários que já esta conosco, investimos, por exemplo: Um dos meus funcionários começou na empresa reciclando sucata, hoje é nosso motorista com sua CNH categoria E, onde todo o custo é investimento foi da empresa e ainda.

Conforme observamos, a organização acaba fazendo o desligamento dos funcionários muito rápido, logo após realizar o teste com a supervisão, em que se o colaborador não é aprovado não há segunda chance. Quando na realidade o desligamento também é responsabilidade do empregador por não oferecer o suporte adequado para aprendizado dos funcionários em fase de experiência.

Chegamos à conclusão de que os processos da organização acontecem de forma muito simplificada, sem muitos esforços para desenvolver o novo colaborador na função em que ele irá exercer.

• Melhorar as competências e habilidades dos funcionários:

O primeiro passo e também mais importante nesse processo de desenvolvimento é o planejamento, pois só assim a empresa alcançara resultados positivos. A organização precisa identificar quais são os principais pontos que devem ser trabalhados nos funcionários para que consigam executar o trabalho com competência, reforçando também o valor de cada membro da equipe para chegarem ao sucesso.

O planejamento é criado para ser seguido, e cada colaborador contribui para os bons resultados de maneiras diferentes, em suas funções e responsabilidades estabelecidas.

A gestão de competências precisa ser realizada com frequência, conforme a empresa cria novos objetivos. Devem ser traçadas de acordo com as metas da organização, pois só assim terão um bom resultado.

• Aumentar a motivação dos funcionários:

Conforme verificamos na entrevista, a empresa possui benefícios, mas não oferece opções como convenio médio, vale alimentação ou alimentação no local, que poderiam ajudar a tornar os funcionários mais motivados. Poderia ser interessante fornecer o café da manhã, assim os colaboradores se atrasariam menos, por não terem essa preocupação.

Levando em consideração também que nenhuma conquista deve ser ignorada, como a empresa é voltada para atendimento ao público, um elogio do cliente, ou uma produção entregue antes do prazo são motivos para reconhecimento, e nada deve passar em branco.

• A tecnologia de como desenvolve o processo na empresa:

Pudemos observar que os funcionários fazem muitos trabalhos manuais. Fizemos uma pesquisa e constatamos que seria interesse investir em equipamentos que facilitem a produção, onde os funcionários poderiam produzir mais e com mais qualidade.

Prática

Programa de recrutamento e seleção – Adotado pela empresa escolhida.

Ao ligarmos na empresa num primeiro contato para verificar a possibilidade de nos conceder uma entrevista sobre o tema Administração de Recursos Humanos , formos informadas que havia sim a possibilidade de nos conceder a entrevista porem ela iria ser concedida pelo dono da empresa e não por uma profissional de RH .Quando chegamos a Deposito de materiais de construções Benevides, estabelecimento de mais de 20 anos no mercado localizado em São Bernardo do Campo, em conhecido no ramo e por toda a região do ABC paulista.

Ao chegarmos na empresa já se percebe que se trata de uma empresa totalmente familiar onde os cargos Administrativos, financeiros e de confiança cargos esses mais altos que exijam maior escolaridade, responsabilidade nas quais ofereça maiores remunerações são ocupados por pessoas da família, identificamos ali uma gestão totalmente familiar.

Nos foi apresentado um processo de recrutamento e seleção existente hoje na empresa, para a seleção de cargos operacionais.

O recrutamento utilizado hoje pela empresa para captação de candidatos, e via boca a boca, buscando sugestões ou indicações junto aos funcionários mais antigos, amigos e clientes de uma forma totalmente informal. A única exigência na qual e feita pelo contratante e que o profissional com interesse em ingressar na empresa tenha experiência comprovada em carteira no cargo ao qual deseja ocupar, uma vez que surge um candidato interessado ou indicado para a vaga.

O processo de seleção e muito simples feito de maneira totalmente informal sem um padrão a ser seguido, há alguns formulários porem desatualizados para uso do departamento pessoal, em relação benefícios.

É feita uma entrevista pessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com