TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA TEORIA ADMINISTRATIVA EM RECURSOS HUMANOS

Por:   •  30/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

A importância da teoria administrativa em recursos humanos

 Administração é fazer coisas por meio de pessoas, objetivando o máximo de rentabilidade/produtividade com o mínimo de custo possível.

 Experiência conduzida por Robert Owen, na Escócia, em 1800.

 Owen deu moradia a seus trabalhadores, educação gratuita para as crianças e proibiu que elas trabalhassem com idade inferior a dez anos. Owen também reduziu a jornada de trabalho de 14 para 12 horas.

Com sua experiência, Robert Owen evidenciou que era possível motivar os trabalhadores dentro de um sistema totalmente humanista.

Experimento de Hawthorne: nesse experimento, ficou evidenciado que o grupo de pessoas tem fundamental importância sobre o desempenho dos indivíduos, o que deu a partida para os estudos sistemáticos sobre a organização informal.  Pretendia-se explicar a influência do ambiente de trabalho sobre a produtividade dos trabalhadores.  O experimento, realizado entre 1927 e 1933, foi orientado pelo professor Elton Mayo, da Universidade de Harvard, e deu origem à chamada escola de relações humanas.

TEORIA CLÁSSICA TEORIA DAS RELAÇÕES

Trata a organização como uma máquina Trata a organização como um grupo de pessoas Enfatiza as tarefas ou a tecnologia Enfatiza as pessoas Inspirada em sistemas de engenharia Inspirada em sistemas de psicologia Autoridade centralizada Delegação plena de autoridade Linhas claras de autoridade Autonomia do empregado Especialização e competência técnica Confiança e abertura Acentuada divisão do trabalho Ênfase nas relações humanas entre as pessoas Confiança nas regras e nos regulamentos Confiança nas pessoas Clara separação entre linha e staff Dinâmica grupal e interpessoal

 Compreender o sistema social, também chamado organização informal da empresa, é um dos dois objetivos principais do enfoque comportamental na administração moderna. O outro objetivo importante é compreender os mecanismos que individualizam e influenciam o comportamento das pessoas. Também se mostra importante perceber como são formados os grupos informais. Eles surgem pela:  convivência e proximidade física das pessoas;  necessidade de relacionamento social;  existência de interesses comuns, compartilhamento de valores ou similaridade de características pessoais.  É possível perceber a formação desses grupos em qualquer departamento da empresa.

Os grupos informais desempenham quatro funções ou papéis principais dentro das organizações

Realização de objetivos comuns

Uma pessoa se junta a outras porque é incapaz de realizar sozinha algum objetivo. Os grupos são instrumentos para a realização de objetivos individuais coincidentes.

Valorização das pessoas

Convivência social, bem-estar psicológico, reconhecimento, estima e identidade social são necessidades que os grupos atendem.

Proteção dos integrantes

Os grupos protegem seus integrantes e multiplicam a força do indivíduo.

Definição de padrões de desempenho

O desempenho dos indivíduos, frequentemente, é determinado pelos colegas de grupo, não por padrões técnicos

Realização de objetivos comuns ocorre quando as pessoas se reúnem e decidem agir coordenadamente para realizá-los. Às vezes, o interesse em realizar o objetivo é tão forte que sobrepuja outros tipos de interesse ou filiação. Nesse ponto, a organização deve tomar muito cuidado, pois o grupo informal pode priorizar interesses particulares em detrimento dos interesses organizacionais. Todavia, se o consenso vier ao encontro dos objetivos da organização, será positivo.

 Valorização das pessoas se dá pela convivência social e faz com que as organizações não sejam sistemas mecânicos e burocráticos. Importante ponderar que, do ponto de vista organizacional, sistemas mecânicos e burocráticos seriam até interessantes, pois possibilitaria dimensionar a capacidade de produção real da organização.

Proteção dos integrantes – mostra-se muito relevante para os indivíduos que se sentem ameaçados e querem se proteger ou, ainda, para aqueles que pretendem preservar ou conquistar posições. Eles percebem uma identidade de interesses entre si e tendem a agregar-se para colocar esses interesses em prática.

 Definição dos padrões de desempenho – um dos papéis mais importantes dos grupos informais do ponto de vista da administração. Isso porque essa função possibilita definir o desempenho e o comportamento dos grupos formais de trabalho.

Para o desenvolvimento efetivo dos recursos humanos, devemos atentar às pessoas e seus comportamentos como indivíduos e membros de grupos nas organizações. Com esse objetivo, devemos estudar:

 a percepção;

 as aptidões;

 as atitudes;

 a personalidade;

 a inteligência;

 as variáveis biográficas.[pic 1]

Maximiano (2000) explica que percepção é o processo de selecionar, organizar e interpretar os estímulos (eventos, informações, objetos, outras pessoas) que o ambiente oferece.

 A interpretação é uma decodificação que empresta significado e valor ao estímulo. O autor expõe ainda que a percepção é também definida como o produto da interação entre o estímulo e o observador e, nessa interação, o estímulo influencia o observador e é por ele influenciado. Logo, a percepção é uma interpretação singular da situação ou estímulo.

Em todas as instâncias da vida, é importante o entendimento da percepção. Nas organizações, ela afeta inúmeros aspectos do comportamento das pessoas. Por esse motivo, trata-se de uma competência gerencial, que contribui para a criação de um clima organizacional saudável.

 O autor Maximiano (2000) explica que dois fenômenos básicos explicam essa diferença entre a realidade observada e a realidade percebida: seleção e adaptação.

Percepção seletiva

  Fato de que, da grande variedade de estímulos que o ambiente oferece, apenas uma pequena parte prende a atenção do observador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com