TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PT Grupo Semestre VI ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA        

3.        ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS        

4.        IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS        

5.        ORIENTAÇÃO        

6.        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        




  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é uma produção textual com embasamento ao texto-base descrito nas orientações descritas pelos professores.

Tem como objetivos desenvolver a habilidade de desenvolver um diagnóstico empresarial da empresa SINCOL S/A Indústria e Comércio com foco na área de finanças.

O diagnóstico está dividido em quatro etapas. A primeira etapa é a identificação da empresa; na segunda etapa está a análise das informações colatadas na entrevista que foi feita com a pessoa responsável pela área financeira da empresa; na terceira etapa apontamos alguns problemas que foram encontrados na empresa; e na quarta etapa apresentamos as soluções para os problemas encontrados na etapa anterior.

As metodologias utilizadas foram, a pesquisa de campo, com a entrevista e a pesquisa bibliográfica enriquecida as tele aulas estudadas no presente semestre.


  1. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Nome: SINCOL S/A Indústria e Comércio

Setor: Indústria e Comércio de Portas

Porte: Empresa de Grande Porte

Cidade: Caçador/SC

Pessoa Entrevistada: Arlene (responsável financeira da empresa)


  1. ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

Nesta etapa analisaremos criticamente as informações, descrevendo como a empresa desenvolve as suas atividades.

A empresa trabalha com orçamento de caixa e previsão de flutuações, utilizando princípios conservadores para garantir uma maior segurança, mas não elabora orçamento periódico, se faz anualmente, sem cronograma. O que acontece é a pesquisa de mercado, até por causa da atual situação da crise no Brasil.

O nível de detalhes do orçamento não é suficiente para orientar as ações gerenciais, em virtude de razões externas. Os orçamentos não são revisados periodicamente, pois são feitos anualmente, com base nos orçamentos do ano anterior. Incluem normalmente uma taxa percentual de ajuste, que está tipicamente entre dois e cinco por cento. Isto leva em consideração as despesas imprevistas e a estimativa de gastos, seja ela superior ou inferior. Os orçamentos são revisados ​​e ajustados ao longo do ano para levar em conta as mudanças nos gastos e renda.

Os custos, as despesas e os resultados verificados em períodos anteriores servem de primeira base para o orçamento da empresa. A DRE é um demonstrativo financeiro que serve para exprimir com clareza o resultado que a empresa obteve no exercício social.

Para que a SINCOL continue no mercado, a mesma realiza investimento em máquinas, matéria-prima, fazendas (para plantação de PINUS), bens imóveis e reflorestamentos, pois é uma empresa sustentável.

A empresa realiza mensalmente uma análise de custo de oportunidade. Os custos de oportunidade estão presentes em praticamente todas as decisões de gestão, pois representam a perda associada à melhor alternativa de uma determinada opção. Isso significa que é analisada a possibilidade de ganho ou perda onde exista mais de uma opção.

A instituição utiliza para financiamento de projetos, as seguintes linhas de crédito: FINAME, BNDES, Crédito para Capital de Giro, Antecipações de Recebíveis (duplicatas), Antecipações de Pedidos, entre outros.

A SINCOL utiliza como método de apuração de custos, o Custeio por Absorção, que significa apropriação dos custos, ou seja, distribuir os custos do período aos produtos fabricados durante este período. O Custeio por Absorção é o método geralmente aceito na Contabilidade (para análise dos resultados, auditoria, Fisco), e consiste na apropriação de todos os custos de produção a todos os produtos fabricados. (somente os custos de produção).

Na empresa pesquisada definimos e classificamos custo, despesa, perda e desembolso custo fixo e variável, conforme abaixo:

Custo: custo é todo gasto incorrido na produção de um bem ou na prestação de um serviço. Sendo assim, tudo que for consumido para gerar um novo bem ou serviço será custo. Como custos da empresa, podemos citar: consumo de matéria-prima (madeira) na produção das portas, salários dos funcionários da fábrica, transporte dos funcionários da fábrica, depreciação do maquinário da fábrica, energia elétrica utilizada na fábrica, consumo de água.

Despesa: bem ou serviço consumido para a obtenção de receitas. As despesas são gastos que a empresa incorre, buscando obter receitas. Como despesas da empresa têm: fretes na entrega do produto; consumo de energia elétrica nos departamentos de vendas e administrativos, depreciação dos móveis e equipamentos de vendas e administrativos, conta de telefone da diretoria, propaganda. Tudo o que foi citado anteriormente são despesas, pois foram gastos que a empresa incorreu visando à obtenção de receitas. Nenhum desses gastos, no entanto, é utilizado na produção de bem ou serviço, por isso não são custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (208.6 Kb)   docx (68.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com