TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Grupo Semestre

Por:   •  30/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

O PEDAGOGO E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS

A TECNOLOGIA NO MUNDO ADAPTÁVEL

Simões Filho - Bahia

2019

ALINE ALMEIDA TELES SILVA

ANAIANI SANTOS PINHEIRO

CATIA CILENE DOS SANTOS NOGUEIRA

CINTIA FERNANDA CUNHA DOS SANTOS

HERLÂNDIA PEREIRA DE ALENCAR DA SILVA

TATIANA JESUS DE SANTANA SÃO PEDRO

TATIANE DE AMORIM FERREIRA LACERDA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

EIXO TEMÁTICO: O Pedagogo e as Práticas Inclusivas

Trabalho de pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS Educação Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-Raciais Pedagogia em Espaços Escolares e não Escolares Educação e Tecnologias Seminário Interdisciplinar III. Profs. Mayra Campos Frâncica dos Santos Tirza Cosmos dos Santos Hirata Marcia Bastos de Almeida Vilze Vidotte Costa Amanda Larissa Zilli Mari Clair Moro Nascimento Renata de Souza França Bastos de Almeida.

Tutora eletrônica: Vilze Vidotte Costa.

Tutor(a) de sala: Vânia Santos da Silva

Simões Filho-BA

2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................05

2.1 O PEDAGOGO E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS.........................................05

2.2 PROJETO PROPOSTO...........................................................................08

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................10

4. REFERÊNCIAS.....................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

A educação inclusiva refere-se a pessoas com deficiência, sendo um assunto muito debatido atualmente, mas tem ampliado para grupos minoritários, tendo como exemplo os indígenas, os refugiados, os ciganos e entre outros grupos que integram os espaços escolares e não escolares. Busca-se frequentemente atingir a qualidade para todos os envolvidos e seus familiares, docentes e gestão escolar e a comunidade de modo geral. Entretanto, uma modificação na prática, se faz necessária. Integrar alunos com deficiência e dos grupos minoritário na rede regular de ensino tende a ser desafiador para todos os pedagogos, mas dar a eles a oportunidades de desenvolvimento, de acordo com as suas deficiências e individualidade, sendo um grande desafio pedagógico na inclusão das tecnologias.

O presente trabalho tem por objetivo investigar os conhecimentos sobre os enfrentamentos atuais vivenciados pelo pedagogo escolar, e assim compreender em que medida o uso das tecnologias colaboram para sua formação profissional.

Deste modo, a produção textual distingue-se por um momento de profunda reflexão, sobre o pedagogo e as tecnologias nas práticas educativas inclusivas, além dos desafios enfrentados pelo pedagogo no âmbito escolar na construção de uma escola inclusiva, de forma que a educação inclusiva é uma ação que percebe o sujeito em sua particularidade, tendo como objetivo o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção no ambiente social.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O PEDAGOGO E AS PRÁTICAS INCLUSIVAS

A inclusão atualmente vem sendo uma realidade nas salas de aula. Compreendendo a importância das instituições educativa inclusiva para a sociedade, sendo que esse trabalho tem o intuito, de falar sobre diversos conhecimentos que cooperam de forma significativa com intuito de preparar o pedagogo para enfrentar os desafios na construção de uma escola inclusiva, a iniciar pelo auxílio da disciplina Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares, que aponta a inclusão para além das deficiências e a educação para além dos muros da escola, e a partir de todas as diferenças e peculiaridades socioculturais existentes no contexto escolar.

O ensino de Tecnologias em Educação inclui um apoio teórico em relação às tecnologias aplicadas no processo ensino-aprendizagem, por meio de investigações, bem como da escolha de recursos que facilitam a aproximação e aprendizagem dos discentes por meio dos recursos tecnológicos, então o estudo sobre Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais oportuniza uma reflexão e também propicia conhecimentos sobre a educação especial e práticas inclusivas. A vista disso a disciplina cidadania e diversidade: relações étnicas raciais justificam a inclusão numa concepção cultural de inclusão socioeducacional, considerando a diversidade e a pluralidade humanas e a educação intercultural.

O pedagogo tem como relevância desenvolver práticas inclusivas no contexto escolar e não escolar, por esse motivo ter um conhecimento vasto, organizado e teórico do ponto de vista observados numa visão inclusiva nas escolas, a fim de construir e trabalhar também as informações contidas no projeto político pedagógico e de colocar em prática o que orientam as adaptações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com