TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PUCRS BARES

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 11

PONTÍFICIA UNVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA

GESTÃO DE INOVAÇÃO

PUCRS – APLICATIVO BARES

ARIANE ANDRADE

BRUNO TRINDADE

ESTHER BREITENBACH

GUILHERME FERNANDES

MILENA JOAQUIM

RODRIGO FAY

Porto Alegre, 2015

  1. IDEIA OU OPORTUNIDADE INOVADORA. 

 A PUCRS está entre as mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil, com mais de 80 anos dedicados à educação.
Dentro do campus, conforme dados da PUCRS referente ao período de 2014/2, há mais de 28.000 mil alunos de graduação, 4000 mil alunos de pós, mestrado e doutorados e mais de 5000 mil professores e técnicos administrativos.

         A Universidade conta também com os serviços de 14 restaurantes, como Restaurante Universitário (RU).

Em 2012 a PUCRS lançou um aplicativo gratuito, que está disponível nas lojas virtuais da Apple Store e Google Play., onde é possível verificar as notas das disciplinas e a grade de horários do semestre, realizando o login com o número da matrícula e senha (a mesma da central do aluno).

Em 2013 houve uma nova versão do aplicativo onde a usuário passou a receber notificações quando a nota era postada ou alterada, o saldo do estacionamento, extrato da biblioteca, entre outros serviços.

Figura 1 – Aplicativo PUCRS 1ª versão

[pic 1]

Fonte: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , Autor: PUCRS

PRODUTOS SIMILARES

Entre as Universidades do Rio Grande do Sul, a UNIRITTER e a UFPEL também possuem um aplicativo próprio.

O aplicativo da UniRitter, criado em 2013, dispõe de informações como salas, notas requerimentos, cal acadêmico, eventos e estacionamento.

Figura 2 – Aplicativo UniRitter

[pic 2]

Fonte: Google Play, Autor: UniRitter .

A UFPEL em 2014 foi a primeira Universidade do país a oferecer um aplicativo institucional que é disponibilizado não somente para os estudantes, como também para a comunidade, que oferece informações de utilidade aos ingressantes, como transporte, restaurantes, mapas, agendas, calendário acadêmico, bibliotecas, assistência estudantil, entre outras e a cada dez dias tem novas atualizações.

Figura 2- Aplicativo UFPEL

[pic 3]

Fonte: Universidade Federal de Pelotas, Autor UFPEL.

  1. A IDEIA

Foi então identificada uma oportunidade de inovação incremental, criando um novo item no aplicativo da PUCRS que interligasse os estudantes aos bares da Universidade, onde fossem divulgadas as ofertas e cardápios dos restaurantes do campus. Diferente do aplicativo da UFPEL, as informações sobre restaurantes restringem-se exclusivamente aos restaurantes que estão dentro do campus, não nas proximidades da Universidade.

2.         TIPO DE INOVAÇÃO. 

O projeto consiste em unificar todos os dados dos bares da PUCRS em um único cardápio online com atualizações diárias, dentro do software já existente. Sendo assim os tipos de inovação encontrados são:

  • Inovação de Produto: refere-se ao desenvolvimento de novos produtos e serviços ou aprimoramentos significativos nos mesmos, que a organização oferece.
  • Inovação tecnológica: desenvolvimento ou adoção de novos conhecimentos aplicados com um propósito específico. Faz-se perceber que através de novas técnicas, materiais ou equipamentos, a eficiência do processo produtivo aumenta, tornando-se um novo produto ou uma nova versão aprimorada do mesmo. Assim, quando se fala em inovação tecnológica, se está também falando de inovações de produtos ou serviços.
  • Inovação comercial: inovações que implicam nas práticas de comercialização.
  • Inovação Incremental: alterações ou extensões que não alteram as funções básicas do produto, serviço ou processo.

Estas inovações estão presentes no projeto apresentado, pois será criado uma nova funcionalidade dentro de um software já existente, abrangendo a área comercial e não modificando as funcionalidades básicas do produto.

Como já citado, existem diversos softwares que disponibilizam dados da faculdade, porém alguns bares e restaurantes possuem uma página na internet, como o Restaurante Universitário  e o Panorâmico da PUCRS. Outros tem um aplicativo próprio com poucos dados e novidades, sem qualquer tipo de incentivo ao usuário como descontos. Além destas duas opções, alguns lugares utilizam terceiros para obter promoções, como o bar do prédio 50 que usa o site KEKANTO para que o usuário possa obter desconto.

A proposta consiste em agregar no aplicativo da PUCRS as funcionalidades de cardápio de todos os bares e restaurantes, fazendo com que os usuários sejam divididos em dois. Os proprietários, que teriam acesso de administrador aos seus respectivos bares, podendo atualizar seus cardápios e colocando novas promoções e, etc. Enquanto os alunos teriam acesso padrão, somente para a leitura dos cardápios e novidades postadas pelos administradores. Ao invés dos bares pagarem mensalidade para utilizar o aplicativo, eles teriam que disponibilizar descontos e promoções para os usuários, sendo assim o dinheiro que seria arrecado pelo aplicativo através da mensalidade é repassado para os clientes que utilizam o software.

3.         RELAÇÕES EXTERNAS:

As partes interessadas (stakeholders) são indivíduos ou organizações que, de algum modo, estão envolvidos ativamente nas atividades do projeto, tendo os interesses afetados de acordo com os resultados conquistados pelas atividades desse projeto, podendo, inclusive, influenciar nos objetivos e nos resultados. (CARVALHO JUNIOR, 2012)

Nosso projeto é focado em atender as necessidades do usuário, que busca informações atualizadas no momento que lhe é necessário. Para isso, é imprescindível que as informações apresentadas no aplicativo estejam corretas e atualizadas, assim surge o principal parceiro do projeto, os estabelecimentos da PUCRS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (303 Kb)   docx (431.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com