TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Bares e Restaurantes

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  1.221 Visualizações

Página 1 de 9
  1. INTRODUÇÃO

Os Bares e Restaurantes são uns dos maiores segmentos empresarial do mundo, inclusive no Brasil. Eles são responsáveis por milhares de emprego em nosso país. Para milhares de pessoas, o principal lazer é ir á um Bar-Restaurante, seja para consumir uma cerveja ou um chopp e degustar alguns aperitivos com os amigos ou até mesmo convidar a namorada ou a esposa para um jantar. Em muitas cidades, é a única opção para se fazer, principalmente em cidades de interiores. Por isso neste trabalho serão abordados os conhecimentos da visão sistêmica da administração de uma empresa do ramo de alimentício, o restaurante Locanda Della Mimoza, apresentando seus objetivos, tecnologia e suas aplicações práticas, relativas aos estudos que temos na teoria.

A Locanda é um templo de gastronomia reconhecido internacionalmente e citado com louvor nos melhores guias. A refeição oferecida no restaurante não é um simples serviço de comida e sim uma viagem por sabores e produtos escolhidos de acordo com a estação e com o que há de melhor no mercado em cada época. Esclareceremos o dia-dia de uma empresa, suas metas e como fazer para unir a teoria junto a pratica tendo como resultado desta junção o sucesso.

Os objetivos específicos são apresentados no sentido de como uma empresa pode sobreviver ao mercado competitivo aplicando as teorias administrativas em seu planejamento.

  1. MARKETING

O Restaurante Locanda Della Mimoza tem capacidade de atender a 280 clientes, pois em seu estabelecimento há quarenta mesas com quatro cadeiras dentro do salão e mais trinta mesas com quatro cadeiras cada ao redor do salão.

No dia 09 de maio de 2013, foi aplicado um questionário com cinco perguntas á 43 clientes (amostra aleatória simples) com questões fechadas aleatoriamente. Em relação ao grau de satisfação dos clientes com o e Restaurante Locanda, 96% dos clientes consideram-se satisfeitos, sendo que 36% deles consideram-se muito satisfeito. Percebe-se que o Locanda está sempre com muitos clientes em vista da grande satisfação das pessoas em frequentá-lo; Apenas 3% dos clientes consideram ruim o atendimento prestado pelos funcionários do restaurante.

A localização do restaurante torna-se estratégica, pois em meio à natureza o cliente sente-se confortável e único, tendo a experiência de ótima gastronomia em um lugar com paisagens lindas tirando-o da realidade de sua rotina, onde se depara com prédios, salas de escritório e etc. A imagem que os clientes têm do restaurante está ligada à atmosfera que este proporciona, e isto fica evidenciado com análises da apresentação externa e interna do mesmo; A apresentação externa trata da visão que o cliente tem do restaurante, pois quando observado de fora, ou seja, a visão da entrada deparasse logo com os totens, as placas de identificações, a arquitetura isso faz com que o cliente já se sinta confortável e deslumbrado; No caso da apresentação interna a forma harmônica e estimulante de envolver o cliente é feita através do ambiente como cores, iluminação, odores, paredes, apelo ao paladar, som, apelo ao tato, comunicação visual, precificação, mercadorias, equipamentos de exposição, tecnologia, funcionários e serviços.

O estabelecimento possui uma área de influência bastante vasta, atingindo uma segmentação primária, nos dias de semana; secundária; e eventualmente terciária; Estas duas últimas, nos finais de semana e feriados, conforme descrição, feita pelos proprietários, do perfil dos clientes que frequentam o restaurante nesses períodos. Esta vasta área de influência se deve principalmente a uma linha de produtos bastante especializada e também ao tamanho do restaurante, que, com isso, proporciona uma maior variedade de carnes e Buffet. A empresa enfrenta forte concorrência já que a maioria das empresas petropolitanas está voltada para o ramo gastronômico. 

  1. Elaboração de um Planejamento Estratégico

A empresa procurou um posicionamento no Setor que foi a elaboração de um Plano de Marketing incorporado ao Planejamento Estratégico. Interessou-se efetivamente sobre a divulgação; Conforme informações, o quantitativo de clientes é satisfatório, mas a mesma também fala que existem épocas de dificuldades financeiras, quando ocorrem reduções na procura, ou seja, a sazonalidade. Foi realizado através de estudos e pesquisas sobre gastronomia, até mesmo no exterior, uma nova forma de antecipação de tendências a comidas afrodisíacas que está efetivamente sendo colocada em pratica e já trouxe um diferencial para a empresa aumentando sua demanda e também seus lucros; Tem também como diferencial a “Pesquisa de satisfação do cliente” onde lhes são feitas perguntas sobre o atendimento, qualidade dos produtos, preços, e criatividade em pratos e também existe um espaço para sugestões de melhoria continua.

A tecnologia faz parte do marketing comercial tendo como base manter o site sempre atualizado com as novas promoções e pratos oferecidos pelo restaurante para informar de forma completa o cliente sobre os produtos, manter sempre o software do sistema integrado da loja atualizado com os tamanhos disponíveis para que não haja confusão na hora do atendimento, estar sempre conectado pela rede com todas a partes do restaurante para troca de informações rápidas, agilizando assim, o processo de entrada e saída de produtos das lojas.

Essas duas ferramentas trabalhadas concomitantemente trouxeram para a empresa diversos benefícios, dentre eles o hábito de divulgação, que a empresa não se utiliza para atrair clientes, e o emprego de uma sistemática de execução de tarefas e processos de produção que obtiveram a redução de tempo, de custos, elevação da qualidade e o alcance da eficiência e eficácia, e principalmente o controle financeiro.

  1. DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Um das ferramentas utilizadas de forma brilhante pela empresa é a disponibilização de treinamento para os funcionários tais como cursos, atividades em grupo, especialização no atendimento ao cliente, pensamento em grupo, informações especificas sobre o funcionamento da loja e suas regras, capacitação tecnológica para com os softwares usados nas lojas e etc. Os cursos são realizados através do SEBRAE com a intenção de ter profissionais capacitados. A missão da empresa é sempre manter o foco no publico trazendo a ele vantagens em comer no restaurante e fidelizá-los a empresa e por isso acredita que o primeiro passo a se dar, para chegar ao seu objetivo, é a partir da qualidade e a satisfação dos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com