TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra: Sistema de Informação e Relacionamento Pessoal

Por:   •  11/5/2020  •  Resenha  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Palestra: Sistema de Informação e Relacionamento Pessoal

Como atividade complementar ao curso de administração, apresento um resumo da palestra “Sistema de Informação e Relacionamento Pessoal” ministrada pela professora Sandra Silva Mitherhofer. Sandra Silva Mitherhofe baseou sua fala como exemplo de liderança de um conto de um livro, apresentado num slide de power point, durante a semana institucional.

A palestra teve início com um conto do livro “Nove Amanhãs” de Isaac Asimov, e esse conto se chama “Profissão”, e nesse conto existem três momentos importantes para esses terráqueos do futuro; o primeiro deles é “O dia a Leitura”, em que as crianças são alfabetizadas por meio de fitas de instruções. No segundo momento, “O dia da Profissão”, os jovens de dezoito anos recebem ema capacitação para que possam trabalhar com a profissão que mais se encaixa com suas habilidades. No terceiro e último, “O dia das Olimpíadas”, esses jovens vão disputar vagas de trabalho em suas áreas profissionais.

Em seguida ela explica que neste conto, as formas de escolha profissional foram padronizadas e as dúvidas e dificuldades que os jovens encontram para estudar e decidir suas profissões, não existe, pois, a forma de aprendizado foi instituída de tal maneira que os jovens fazem parte de um sistema. Porem no meio desta forma padrão aparece um jovem chamado George que se encontra em uma posição diferente da normalidade, pois ele não se vê dentro dessa padronização, uma vez que acredita que as formas de estudo feitas através de livros, é muito mais eficaz que a forma padrão de fitas.

As pessoas com um nível intelectual alto, são encaminhadas para outros planetas, enquanto as menos capacitadas intelectualmente ficam na terra. O personagem George acredita de uma pessoa inútil, pois não teve uma boa instrução e capacitação profissional. George então vai a busca de algo que o instrua a ser um bom profissional, e depois de viver aventuras, descobre ser uma pessoa muito capacitada intelectualmente, assim, precisa estudar através de livros para desenvolver suas habilidades e assim ele acaba descobrindo que ele é um dos raros elementos que pela sua inconformidade de não querer e aceitar o que era proposto mais aquilo que ele desejava, e a capacidade de ele aprender a aprender sozinho levou ele a ser uma das pessoas que programava os programas que os outros eram formatados.

A palestrante quis mostrar com esse exemplo que a sociedade em que vivemos hoje é muito exigente, que no mercado de trabalho estão procurando algo além da competência técnica, como habilidades pessoais para enfrentar toda pressão que vai exigir de uma maneira criativa.

A finalidade é mostrar para os alunos que um bom emprego, muda a trajetória pessoal trazendo realização pessoal e financeira. Aumentando a autoestima e o status fica elevado.

Para sabermos se os colaboradores estão empenhados existe o estudo do clima organizacional que tem como missão a compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores de determinada empresa. A base do Clima Organizacional é a comunicação, pois se você não souber falar com seu colega de trabalho, ou seu chefe não consegue falar com você e se nós não tivermos as informações de um departamento para equipar nosso departamento, para poder realizar nosso trabalhar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com