TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra Sobre Emprego

Por:   •  11/12/2018  •  Resenha  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Fui à palestras Cansei de sofrer no trabalho, cujo  tema era título  do livro da  palestrante Denise Moura.

Durante a palestra foram levantados os principais temas de estresse organizacional, como: insatisfação com o salário, falta de reconhecimento e estagnação no emprego

Uma parte da palestra que me interessou bastante, talvez porque tenha me identificado, foi sobre o relacionamento com chefes tóxicos. Como trabalhar com pessoas arrogantes? Como se relacionar com profissionais espumas e pessimistas?  Ela contou o caso de um funcionário que era sistematicamente diminuído pelo chefe durante a sua avaliação de desempenho. Ela disse que o rapaz tinha um bom desempenho, bom relacionamento com sua equipe e ótimos resultados, mas o chefe cismava em atribuir apenas nota dois para o funcionário.

A saída encontrada por este funcionário foi ser assertivo. Uma vez que ele sabia quando ocorreria a próxima avaliação de desempenho, tratou de se munir com dados e fatos concretos em relação ao seu desempenho para enfrentar a avaliação ruim do chefe e, assim, a cada opinião negativa que o chefe dava para o funcionário, ele o confrontava mostrando dados que revelavam o quão equivocado ou tendencioso estava sendo o chefe. Por exemplo: o chefe alegava que ele era péssimo em atendimento ao cliente e o funcionário o confrontava mostrando a grande quantidade de elogios que havia recebido naquele mês por parte dos clientes em relação ao seu atendimento. Ao final, o funcionário pediu ao chefe que apresentasse um plano de competências para ele seguir, já que de acordo com as últimas avaliações do chefe ele deveria ser um péssimo profissional e tinha muitos aspectos a melhorar. Para não perder a pose, o chefe mesmo à contragosto, elaborou um rascunho qualquer de plano de competências e entregou ao funcionário. Mas apesar do funcionário tê-lo confrontado de forma educada e brilhante, a relação entre os dois havia se tornado tão tóxica que o funcionário acabou pedindo demissão.

A autora deixou um recado muito concreto em sua palestra. Relações tóxicas podem acontecer em qualquer ambiente de trabalho, mas quando elas se dão com o chefe, podem ser ainda piores. E, uma vez que você percebe estar vivenciando uma relação tóxica seu com o chefe, você tem, basicamente, dois caminhos: ou mudar de postura para tentar entrar num consenso ou sair do emprego. Ela não sugere diretamente isso, mas reconhece que, em alguns casos, a relação está tão contaminada que a confiança é diretamente afetada e não há mais o que fazer.

Como reflexões, ela aponta alguns aspectos como:

Não procurar um trabalho pelo salário (coisa que já fiz e muito!)

  • Sempre haverá conflitos no trabalho. Tratá-lo com assertividade é fundamental (mas às vezes, mesmo agindo com assertividade, corremos o risco de perder o emprego)
  • O seu comportamento é que fará o diferencial. Apenas o comportamento pode mudar o cenário vigente, pois ninguém muda ninguém. Mas sempre podemos mudar o nosso comportamento em relação à determinada situação.
  • Afaste-se de pessoas que te  fazem mal.  Estas não estão dispostas a mudar... nunca!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com