TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper A importância do trabalho em equipe.

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  2.883 Visualizações

Página 1 de 9

O TRABALHO EM EQUIPE E A IMPORTÂNCIA FRENTE AO INDIVIDUALISMO

Introdução

Atualmente, o trabalho em torno das equipes tem sido estimulado em quase todas as áreas da atividade humana, principalmente nas organizações, onde se percebe cada vez mais que a implantação desse conceito de trabalho promove o desempenho organizacional. O trabalho em equipe pode ser entendido como uma ferramenta estratégica por apresentar maior aproveitamento e produtividade que o trabalho realizado individualmente se conduzido e orientado de maneira adequada.

Desta forma, quando adequadamente concebido, o trabalho em equipe tende a propiciar as relações de dependência e compartilhamento de habilidades e conhecimentos entre os indivíduos da organização, que somam seus esforços para alcançar os objetivos, trabalhando com maior envolvimento e comprometimento na realização das tarefas e na capacidade de obter alto resultado e de qualidade.

Percebe-se cada vez mais a implantação, no âmbito organizacional, das equipes de trabalho que têm se destacado por obterem maior aproveitamento e levado vantagem sobre o trabalho realizado individualmente. Apesar desse reconhecimento, constatam-se, na prática, muitas dificuldades em realizar o trabalho em equipe.

O trabalho individualizado não rende muito para a organização porque as pessoas convivem em grupos ou equipes e precisam saber que existe um líder e todos estão empenhados no resultado comum.

Justificativa

O trabalho individual na organização não é muito bem visto, porque as pessoas convivem em grupos e cada grupo tem suas tarefas delimitadas e ninguém convive sozinho.

Nesta sociedade do conhecimento onde tudo é compartilhado, inclusive as atividades laborais e isto não justiça o trabalho individualizado.

Problema:

Qual a importância do trabalho de grupo versus o trabalho individual?

Objetivos:

Geral

  • Analisar como o trabalho em equipe proporciona resultados positivos frente a atividades desempenhadas pelo individualismo pode acarretar problemas/prejuízos para a organização.

Específicos:

  • Definir a diferença entre grupo e equipes;
  • Avaliar a realização de um trabalho individualizado.

Referencial teórico

Trabalho Em Equipe

Numa época de mudanças organizacionais constantes, frente aos cenários futuros com o mercado mais competitivo, se verifica uma intensa busca por rapidez, produtividade, flexibilidade e comprometimento com os resultados onde, faz-se necessária cada vez mais, a potencialização do trabalho em equipe como uma ferramenta estratégica.

Nota-se que as organizações podem tirar grande proveito do trabalho em torno das equipes já que estas podem ter grande potencial e apresentar inúmeras vantagens diante do mercado competitivo trazendo as organizações um desempenho elevado.

Segundo Ferreira (2002),quanto mais complexa a estrutura social, ou seja, quanto maior o número de grupos que nela se encontram organizados, maiores as possibilidades de o indivíduo entrar ou sair destes grupos, conforme eles satisfaçam ou não suas necessidades pessoais, e, conseqüentemente, maior o individualismo. De modo semelhante, quanto mais o indivíduo ascende na hierarquia social, menos ele precisa do grupo, razão pela qual as classes sociais mais altas são mais individualistas, em todas as sociedades.

Robbins (2009), explica o motivo pelo qual as equipes passaram a ser tão adotadas, que de acordo com as evidências elas são aptas a superar o trabalho realizado individualmente quando a tarefa demanda habilidades e experiências complexas, são capazes de potencializar o talento dos membros quando as organizações se reestruturam para competir de forma eficaz e eficiente e descobrem também que as equipes são mais flexíveis frente às mudanças comparadas aos tradicionais departamentos.  

Percebe-se cada vez mais a implantação, no âmbito organizacional, das equipes de trabalho que têm se destacado por obterem maior aproveitamento e levado vantagem sobre o trabalho realizado individualmente. Apesar desse reconhecimento, constatam-se, na prática, muitas dificuldades em realizar o trabalho em equipe.

Para Shermerhorn (2007, p. 358) “trabalho em equipe é o processo de pessoas trabalhando ativamente juntas para atingir metas comuns”. Ou seja, a interação entre os membros é importante, pois os objetivos serão atingidos a partir do esforço conjunto, que, isoladamente, não poderiam ser alcançados, daí percebe-se que nas equipes existe uma relação de interdependência.

De acordo com Zanelli, Andrade e Bastos (2004), o uso de equipes de trabalho nas organizações tem se desenvolvido em resposta à busca de mecanismos que beneficiam a eficácia do desempenho das organizações, ou seja, o trabalho em equipe é visto como uma maneira eficaz para o desempenho das organizações.

Pode-se afirmar que, o desenvolvimento e a complexidade do mundo moderno têm propiciado a formação de equipes dentro das organizações e gerado as relações de dependência e complemento de conhecimentos e habilidades para a obtenção de maiores desempenho e melhores resultados, e como consequência o alcance dos objetivos.

Bowditch e Buono (2002) relacionam outros tipos de grupos: os grupos primários e secundários; grupos homogêneos e heterogêneos; interativos ou nominais; grupos permanentes e temporários. Os grupos primários são voltados para relacionamentos entre pessoas, os secundários são orientados para metas. Pode-se dizer que os grupos formais são secundários e os informais são primários.

Os grupos homogêneos são aqueles em que seus membros têm características em comum, nos grupos heterogêneos os participantes apresentam características em variadas dimensões. Esses tipos de grupos são considerados de acordo com o conjunto específico de dimensões, pontos de vista ou características.         Os grupos também são classificados de acordo com a interação entre os membros. Nos grupos interativos os membros se envolvem diretamente com algum tipo de intercâmbio entre si. Os grupos em que os participantes interagem indiretamente entre si são chamados de grupos nominais.         

Grupo Versus Equipe

A literatura aponta diferença entre grupo e equipe. Os grupos se formam visando atingir um objetivo comum, em torno da realização de determinada tarefa e por apresentarem características em comum. Segundo Robbins (2009) as pessoas se agrupam por algum motivo que trarão benefícios. Os motivos relacionados são: a segurança, em que as pessoas reduzem a insegurança “de sentirem sozinhos”; o status, quando uma pessoa faz parte de um grupo importante gera status e reconhecimento; a auto-estima o qual está associada ao status e reconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com