TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Metodologia do Trabalho Acadêmico

Por:   •  17/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  1.194 Visualizações

Página 1 de 3

Metodologia do Trabalho Acadêmico.

André Luiz Faria de Barros.

Prof. Raquel Pedroso

Instituto Teológico Quadrangular – Ponta Grossa

Curso Livre em Teologia (ITQ-EAD) – Metodologia do Trabalho Acadêmico.

30/03/2016

Resumo: Estudo da metodologia de trabalho acadêmico apresentando o que abrange, qual sua utilidade, quais ferramentas são aplicadas e quais as formas encontradas. Este trabalho visa apresentar uma pequena parte da apostila de Metodologia do Trabalho Acadêmico.

Dentro de um curso ou uma pesquisa em desenvolvimento é necessário organizar as ideias em questão e deixá-las de forma apresentável para facilitar o entendimento do público-alvo, para isso utiliza-se a Metodologia do Trabalho Acadêmico.

Esta tem o intuito de ajudar o desenvolvedor a aplicar da melhor forma possível seu conhecimento, apresentar suas ideias e descobertas, alcançando assim êxito em seus objetivos.

O indivíduo que desenvolve um trabalho deve buscar cercar-se de todos os métodos que contribuam para a confirmação de suas teses, buscando em primeiro lugar a verdade antes de seus próprios interesses, desenvolvendo uma pesquisa profunda do tema proposto com total imparcialidade e impessoalidade.

A pesquisa tem por objetivo explorar, descrever e/ou explicar o assunto abordado, sendo geralmente dividida em pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa.

A pesquisa exploratória, como o nome determina, busca explorar áreas em que os dados existentes são limitados, seu objetivo não é testar mas sim desenvolver hipóteses. A pesquisa descritiva é a pesquisa que pretende descobrir quem, o que, onde, quando ou quanto, referente ao assunto abordado. E a pesquisa explicativa busca saber o porque dos fenômenos, isto é, como uma variável produz mudança em outra.

Segundo Cooper e Schindler, “Um planejamento de pesquisa é a estratégia para um estudo e o plano através do qual a estratégia deve ser desenvolvida.

Dentro da elaboração de suas pesquisas há várias formas para apresentação das mesmas, existem diferentes técnicas de redação, pode-se destacar aqui três grandes grupos de texto escrito, são eles: literários, oficiais, comerciais e científicas.

Dentro do tema aqui abordado, falaremos das formas de trabalho científico que são:

- Tese: é a condição básica para se obter o grau acadêmico, tanto de doutor quanto de livre docente, pode ser desenvolvida no formato de monografia ou de relatório científico.

- Dissertação: busca-se a reflexão de um determinado tema ou problema sempre expondo as ideias de maneira muito ordenada e fundamentada.

- Monografia, trabalhos de graduação e especialização: é um documento que descreve um estudo minucioso sobre um tema relativamente restrito.

- Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): é uma monografia sobre um assunto específico tendo como objetivo levar o aluno a refletir sobre os assuntos determinados e redigir suas ideias na forma de pesquisa ou relatório.

- Artigo Científico: é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com