TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper - Motivação no Trabalho

Por:   •  7/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO:

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma breve revisão sobre a satisfação no trabalho, analisando suas diferentes concepções. Associadas  a essas concepções também é analisado diversas pesquisas feitas na área, onde vários autores conceituados explanam sobre a sua descoberta no assunto.

Antes, porém vamos entender o papel do colaborador na empresa e conceito de qualidade de vida no trabalho.

A pesquisa foi estruturada a partir da revisão bibliográfica sobre o tema, tendo com a palavra chave – satisfação no trabalho

O PAPEL DO COLOBARADOR DENTRO DA INSTITUIÇÃO.

Colaborador não é aquele que somente colabora para o exercício de sua função dentro de uma determinada área da empresa. Colaborador é a pessoa que exerce tal função. Quando pensamos que o colaborador é um ser e não uma máquina, como éramos vistos nos tempos  primórdios, temos uma concepção totalmente diferenciada, ou seja lidamos com pessoas e não com máquinas. As mesmas devem tratar seus colaboradores não mais como empregados, mas sim como capitais intelectuais, fontes de geração de recursos da empresa.

As intempéries que enfrentam os gestores em sua empresa são ainda decorrentes de pouca importância dada aos funcionários e , por isso, as estratégias de valorização das pessoas tem sido implementadas como uma alternativa de que se adequarem as novas ordens impostas pela concorrência e competitividade, já que o diferencial está nas pessoas que criam , planejam e executam os produtos e serviços. (trindade; Santos; Cavalcanti, 2007, P.2) LIVRO MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO, P.19

Para a empresas se tornar mais produtiva, é necessário colaboradores comprometidos, empenhados,responsáveis e capacitados para exercer as suas atividades com mais eficiência.

As pessoas devem ser visualizadas como parceiras das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações: a inteligência que proporciona decisões racionais e que imprime significado e rumo aos objetivos globais.

E é neste ambiente, que os colaboradores compartilham conhecimento e desenvolvem as suas competências. (CHIAVENATTO, 2004, p.8)

>>> CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as Pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Mas com tantas mudanças e modificações, as empresas precisam buscar estratégias para manter os seus colaboradores e valorizar cada potencial. É através do capital intelectual que as organizações conseguem alcançar resultados produtivos e positivos.

A empresa que se preocupa com a valorização dos seus empregados e são mais humanizadas, são também mais produtivas e possuem colaboradores felizes, satisfeitos e comprometidos com o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Começamos com a célebre frase de Confúncio:

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”.

A qualidade de vida no trabalho começa de dentro para fora, mais especificadamente da motivação do mesmo, seja na função que ele exerce, como no ambiente em que empresa busca sanar suas necessidades. Também conhecida como QVT, ela se relaciona com a satisfação de uma pessoa em desenvolver sua carreira e vida pessoal através do ambiente profissional.

A realização pessoal começa pelo aprendizado, passa pela busca contínua do conhecimento e por fim no prazer de se executar uma determinada tarefa, trazendo um resultado, para Max Weber (1904 – 1905) “ O Trabalho dignifica o homem”.

Empresas que investem na qualidade de vida do colaborador otimizam seus resultados de forma mais rápida e eficiente. Mas além da simples melhoria da produtividade , está técnica promove outros benefícios;

>> WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 4°ed. São Paulo: Cengage CTP, 2001.

Visto alguns benefícios da QVT citados por Chiavenato (2010, p33):

  • Melhora na produtividade
  • Menor índice de absenteísmo (faltas)
  • Redução de turnover (rotatividade de pessoal)
  • Baixas taxas de enfermidade
  • Melhora nas relações humanas

>>CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Ainda podemos destacar:

Retenção de talentos.

Conseqüência direta da diminuição do turnover e investimento em qualidade e de vida no trabalho. A valorização dos funcionários que já estão dentro da empresa é extremamente positiva para reduzir custos, garantir que processos sejam realizados por pesssoas experientes e alinhadas aos objetivos organizacionais.

Melhoria do clima Organizacional

O clima organizacional refere-se ao:

[...] ambiente interno existente entre os membros da organização e está intimamente relacionado ao grau de motivação de seus participantes. O termo clima organizacional refere-se especificadamente as propriedades motivacionais do ambiente organizacional, isto é, aos aspectos de motivação nos participantes. (CHIAVENATO, 2009, p. 67).

>>CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

É comum encontrarmos pessoas que passam mais tempo dentro da empresa do que em sua própria casa. Ter um clima agradável para se trabalhar é fundamental. Tal sensação ajuda na melhoria das relações interpessoais, comunicação interna, diminuição dos conflitos e aumento da confiança entre equipes.

Elevação dos resultados

Então todos esses benefícios da qualidade de vida impactam diretamente os resultados da empresa, sendo que o trabalhador melhora sua produtividade e desempenho. Esse investimento é como um círculo virtuoso: funcionários satisfeitos produzirão mais e com mais qualidade, e a organização aumentará sua rentabilidade.

Como exemplo que a qualidade de vida traz resultados incríveis, temos a forma de Gestão do Google que iremos conhecer agora:

Com um conceito inovador de gestão de pessoas, a empresa cria um ambiente de trabalho confortável, que estimula a criatividade e a inovação

É quase intuitivo e lógico de se pensar que stress não combina com criatividade. Empresas de ponta que lidam com constantes inovações já perceberam isso e estão oferecendo um ambiente mais saudável e adequado à liberdade criativa que deve ser estimulada nos seu funcionários. É o caso da gigante Google explica que "isso serve para que as pessoas possam relaxar no meio dia, ou na hora que elas quiserem. Temos também cuidados como creme de mão, espuma de barbear e desodorante dentro do banheiro".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (251.6 Kb)   docx (386 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com