TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Teoria da Administração Evolução do pensamento Administrativo

Por:   •  19/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 9

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Evolução do pensamento administrativo

Vanessa Gisele Kabitschke

Profª Fernanda Cristina Borgato

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Processos Gerenciais (Flx0587) – Trabalho de Graduação

12/06/2018

RESUMO

Estudar a Teria da Administração é de suma importância para quem a almeja ser um bom administrador através do estudo dela é que podemos conhecer os elementos do processo administrativo e dominar os conceitos fundamentais. São contemplados nestes estudos os principais pensamentos Administrativos; Administração Cientifica, teoria da Burocracia, Teoria Clássica da Administração, Teoria das relações Humanas, Teoria dos Sistemas Toeira Comportamental, Teoria da Contingencia e Novas Abordagens. As Teorias Administrativas e sua Evolução nos mostram como a pratica da Administração e as Organizações são antigas. O pensamento Administrativo surge como consequência do capitalismo e a Revolução Industrial, chegando até od dias de hoje com as Novas Abordagens que estão em pleno Evolução e aprimoramento até os dias de hoje.

Palavras-chave: Administração; Teoria.; Organização.

1 INTRODUÇÃO

A Administração possui várias matérias e uma grande amplitude, fazendo com que receba diferente contribuições em decorrer de sua história. As Teorias da Administração e sua Evolução cada autor valoriza uma ou mais variáveis. O fato é que elas só iniciaram devido problemas industriais e cooperativos da época e todas em seu tempo e decorrer muito bem-sucedidas. As Teorias são aplicáveis nas empresas do mundo moderno, por isto a importância do conhecimento da mesma, proporcionando alternativas mais adequadas para solução de problemas. Na Teoria da Administração é sistêmico, ou seja, cada uma influência e existência de uma outra, ajudando o entendimento da Administração de empresas.

2 O QUE É TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO?

É o campo do conhecimento humano que trata do estudo da Administração dentro das organizações. Com ela teremos condições de entender a evolução do conceito a sua pratica. As Teorias Administrativas são aplicáveis as organizações modernas do mundo todo. Suas variáveis são: a tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade.

2.1 ORGANIZAÇÃO

Uma organização é um sistema de trabalho que transforma recursos em produtos e ou serviços. Um hospital, uma escola, uma igreja, um restaurante, uma academia, uma padaria, um órgão público ou uma funerária são exemplos de organizações que estão presentes no nosso cotidiano. Mas, para uma organização sobreviver e cumprir o seu papel, é fundamental sua estreitar relação com a Administração.

Chiavenato (2004, p.17) explica que a Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não lucrativa. A Administração é uma ciência que une teoria e prática para criar princípios racionais que ajudam as empresas a serem mais eficientes. Administrar é a maneira de governar uma organização ou parte dela. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos que a organização possui para que ela alcance seus objetivos de maneira eficiente e eficaz.

3 ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA ( 1903)

O berço da Administração Científica foi a Sociedade Americana dos Engenheiros Mecânicos, fundada em 1880, da qual Taylor era sócio e chegou a presidente. O movimento desenvolveu-se em três momentos:

Primeira fase = Ataque ao “problema dos salários”, estudo sistemático do Tempo, definição de tempos padrão, sistema de administração de tarefas.

Segunda fase=Ampliação de escopo, da tarefa para a administração, definição de princípios de administração do trabalho.

Terceira fase=consolidação dos princípios. Proposição cd divisão de autoridade e

Responsabilidades dentro da empresa, distinção entre técnicas e princípios.

Para Taylor, o operário não tinha capacidade nem formação para analisar cientificamente se trabalho e estabelecer, racionalmente, o método mais eficiente de trabalho. Dessa forma, a gerência ficaria com o planejamento e a supervisão, enquanto o trabalhador ficaria coma execução apenas.

3.1 TEORIA DA BUROCRACIA (1909)

Criada por Max Weber, jurista alemão, também conhecido como um dos fundadores da Sociologia. A Teoria da burocracia vem da necessidade de organizar de fora estável e duradoura dentro das empresas. Com o conceito de autoridade racional-legal como a melhor forma para atingir os objetivos da empresa, definindo critérios técnicos, legais e de méritos para regular suas relações internas. Visa a análise de formal e impessoal como o exemplo da eficiência e eficácia.

Tipos de autoridade segundo Weber: tradicional onde os subordinados aceitam as ordens porque essa sempre foi a maneira que foi feita. Ex: pai e mãe; Autoridade carismática: os subordinados aceitam as ordens devido a influência de personalidade e da liderança dos superiores; Ex: Lula. Autoridade legal ou burocrática: os subordinados aceitam as ordens porque concordam com certos preceitos e normas que consideram legitimas. Ex: Papa.

3.2 TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO (1916)

Em 1860, Fayol foi contratado para trabalhar na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault. Fayol passou toda sua vida nessa empresa, aposentando-se como diretor-geral em 1918. Nos últimos anos de sua vida, Fayol dedicou-se a divulgar princípios de administração, que se baseavam em sua experiência. Ele fundou o Centro de Estudos Administrativos e passou a coordenar reuniões semanais, das quais participavam importantes industriais, funcionários do governo, escritores, filósofos e militares. Segundo Fayol, a administração é função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição. A administração compreende cinco funções: planejamento, organização, comando coordenação e controle.

 Planejamento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com